Menu

Polícias em Xapuri superam falta de contingente e mantêm cidade como uma das mais pacatas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No começo deste fim de semana, as polícias civil e militar de Xapuri realizaram, em trabalho conjunto, mais uma apreensão de entorpecentes na cidade com a prisão em flagrante de 7 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas na região e que poderão ser indiciadas pelo crime de tráfico, associação ao tráfico e corrupção de menor de idade.


O ponto de vendas vinha funcionando a todo vapor, segundo a polícia, no bairro Raimundo Hermínio de Melo. No local, foram presos Sandro Bento da Silva, Felipe Rodrigues de Albuquerque, Fábio Maia da Silva, Raimundo Nonato Pereira, Alan José Sena Maia, Uerlem Pereira de Oliveira e apreendido um menor de idade que fazia parte do grupo. Com eles foram encontrados 69 tabletes de maconha.

Publicidade

A apreensão é apenas mais uma na rotina das polícias de Xapuri que, mesmo com contingentes reduzidos e falta de estrutura adequada, têm combatido o crime e mantido a cidade entre as mais tranquilas do Acre, segundo afirmação da promotora de justiça Bianca Bernardes de Moraes em evento recente.


Em 2019, a ação dos policiais xapurienses chamou a atenção em alguns episódios marcantes.


No dia 21 de janeiro, o inspetor de polícia Eurico Feitosa evitou um assalto ao empresário Cícero Alencar, proprietário do Supermercado 4S e das lojas Cícero Movelar. Na ocasião, o comerciante foi alvejado pelo assaltante que, por sua vez, foi baleado pelo policial, indo à óbito posteriormente. O bandido era o mesmo do assalto a uma lotérica no centro de Rio Branco, em outubro de 2013, que ganhou repercussão na internet pela intervenção do policial civil Albion Gomes, falecido em 2017.


No dia 29 de julho, a Polícia Militar conseguiu impedir o roubo do cofre da Agência do Banco do Brasil na cidade.


Na última sexta-feira, 16, um grupo de 10 pessoas foi condenado pelo Tribunal do Júri de Xapuri pelo linchamento do pedreiro Almir de Moura Silva e outros crimes associados, como tentativa de homicídio, formação de organização criminosa e corrupção de menores. As penas atingiram 267 anos de reclusão.


O Ministério Público do Acre afirmou, por meio da promotora Bianca Bernardes que o sucesso do julgamento do processo e a condenação dos acusados se deveu ao competente inquérito promovido pela Polícia Civil de Xapuri. Antes de fazer a leitura da sentença, o juiz Luiz Gustavo Alcalde Pinto também enalteceu o trabalho que as polícias civil e militar vêm desenvolvendo em Xapuri, apesar das dificuldades e limitações conhecidas.


Recorrendo-se aos registros jornalísticos dos últimos anos, nota-se como as forças policiais se empenharam no combate à criminalidade nas zonas urbana e rural de Xapuri, desvendando crimes, cumprindo mandados e obstruindo grande parte das tentativas de introdução de drogas na cidade. Uma verdadeira militância contra o crime.


Eurico Feitosa

Quando se fala em segurança pública em Xapuri, impossível não lembrar de Eurico Marques Feitosa, policial civil que há 26 anos tem sido um dos agentes mais atuantes e controversos do combate ao crime no município.


Costuma-se dizer que Eurico se diferencia na sua atuação pelo grande amor que demonstra à profissão. “Gosta de aparecer”, dizem alguns. E é verdade. O policial é o mais visto em imagens na internet prendendo e conduzindo meliantes. A postura militante e combativa, sem medo de mostrar a cara, fez dele uma pessoa admirada e, ao mesmo tempo, odiada na pequena cidade.


Em 2013, Eurico foi homenageado pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Honorário de Xapuri. O ex-vereador Eliomar Soares, o Galêgo, que propôs a homenagem, destacou a importância do trabalho do policial para o município.

Publicidade

“Eurico tem prestado relevantes serviços à comunidade xapuriense na área de segurança, respondendo vários casos de homicídio e contribuindo sobremaneira com o combate ao tráfico de drogas, que hoje é um dos maiores problemas sociais do município”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido