Conecte-se agora

Em Xapuri, prefeitura investe na qualidade da merenda para alunos da rede municipal

Publicado

em

Os 1.307 alunos matriculados na rede municipal de ensino de Xapuri – zonas urbana e rural – estão tendo acesso a uma alimentação nutritiva e de qualidade, com cardápio balanceado e índices nutricionais adequados às diferentes faixas etárias atendidas.

Só em 2018, mais de R$ 300 mil, frutos de recursos próprios e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foram investidos na merenda escolar do município. Grande parte veio da contenção de gastos com pessoal, segundo a Secretaria Municipal de Educação.

A secretária da pasta, Fernanda Pinheiro de Abreu, explica que o valor aplicado resultou numa distribuição de mais de 477 mil pratos, em 32 escolas e espaços alternativos, sendo 27 na zona rural e 5 na zona urbana.

“As refeições são preparadas nas próprias escolas, por profissionais capacitados, e servidas frescas, seguindo cardápios balanceados e desenvolvidos pela nutricionista contratada pela Secretaria Municipal de Educação”.

A secretária diz ainda que o procedimento de preparo dos alimentos cumpre todas as normas e exigências legais, atendendo às necessidades nutricionais dos estudantes.

A fiscalização e o controle de qualidade do processo são realizados pelo Setor de Alimentação Escolar da Secretaria, com o apoio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Agricultura familiar

Boa parte das frutas, legumes e verduras servidos pela merenda escolar em Xapuri são adquiridas diretamente da agricultura familiar. Iniciativa quebcontribui tanto para a alimentação saudável dos alunos quanto para a dinamização da economia local, por meio do incentivo à organização e associação das famílias agricultoras.

Propaganda

Cidades

Entrada de Xapuri recebe nova camada asfáltica

Publicado

em

A rua Cel. Brandão, principal via urbana de Xapuri, está recebendo uma nova camada asfáltica em vários pontos, principalmente no trecho de entrada da cidade, que há bastante tempo se encontrava em condições muito ruins para o tráfego.

A recuperação da rua faz parte de um pacote de obras similares que visam, segundo o secretário municipal de Infraestrutura, José Cecílio Evangelista, melhorar a aparência da cidade e as condições de trafegabilidade das principais vias de Xapuri.

“É muito gratificante podermos realizar um serviço desse para a população depois de muito trabalho para levantar os recursos e executar a obra. O resultado é a satisfação da maioria das pessoas que estão vendo na nossa administração o objetivo de fazer o máximo para ver Xapuri crescer”, afirmou.

As obras de asfaltamento de ruas que estão sendo realizadas em Xapuri são oriundas de convênios federais e aplicação de recursos próprios do município (RP). Em seu segundo mandato, o prefeito Ubiracy Vasconcelos (PT) diz que os investimentos que estão sendo feitos no município são resultado de um plano de austeridade estabelecido em sua gestão.

“Em tempos de crise como o que passamos, temos que ter muito planejamento e objetividade para aplicarmos bem as verbas municipais. No caso das ruas de Xapuri, estamos recuperando pontos estratégicos para que o trânsito da cidade tenha um bom fluxo para quem entra e sai e também para os pedestres por meio dos muitos quilômetros de calçadas já construídas”, falou.

Nas redes sociais, houve um misto de elogios e críticas à administração municipal de Bira Vasconcelos. Enquanto alguns internautas enaltecem o trabalho da prefeitura, outros reclamam da falta de extensão das obras aos bairros periféricos e da ausência de máquinas em alguns ramais do município.

Continuar lendo

Cidades

Campanha de prevenção ao suicídio realiza corrida neste sábado

Publicado

em

Uma campanha embasada no ‘Setembro amarelo’, que visa ações de prevenção ao suicídio, organizada por equipes de saúde do Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, irá realizar a Corrida Pela Vida, que vai reunir corredores a partir das 16h deste sábado, 21, nas proximidades do Ipê, situado na região do bairro Tucumã.

A ideia é reunir o maior número de pessoas para tratar do assunto e conscientizar sobre a importância dos cuidados médicos e atenção para com o suicídio.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.