Menu

O Gladson não tem outra opção 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na eleição municipal do próximo ano, o governador Gladson Cameli está no seu campo político entre dois fogos nada amigos. E por isso não lhe restará outro caminho que não seja o de trabalhar um nome que tenha a sua confiança para apoiar a prefeito de Rio Branco, e na eventualidade de vitória, contar com ele na disputa estadual de 2022. De um lado terá um dos seus mais duros algozes, o deputado Roberto Duarte (MDB), que o fustiga no fígado em todas as sessões, com o aval da presidência do seu partido. Do outro, o ex-presidente do PT, Minoru Kinpara, que tem a simpatia da ex-senadora Marina Silva, e deverá ser o nome do PSDB à PMRB. Fica naquela do se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Neste contexto, o Gladson terá como alternativa política lúcida a de moldar uma candidatura do seu nicho. Só! 


A VOLTA DA FILHA PRÓDIGA


Quer dizer que a deputada federal Mara Rocha (PSDB) está voltando à base do governo, depois daquele tiroteio contra o governador? A demissão de membros do seu grupo foi cirúrgica. Não se entra numa briga quando o exército do adversário tem a caneta na mão.


PARA O BOLSO DELAS


As ONGS da Amazônia não estão tão furiosas com o presidente Jair Bolsonao, como querem fazer parecer, mas com a perda de recursos que receberiam da Noruega e da Alemanha.


NÃO SEI O QUE ACONTECEU


 Existem várias versões para o secretário da Infraestrutura, Thiago Caetano, ter sido colocado no purgatório do governo. Não sei de fato o que aconteceu. Mas sei ser um dos secretários mais operativos deste governo. E que jamais faria algo para sujar o seu CPF. Somente isso.


 UM DIREITO DO DEFICIENTE


O diretor do DETRAN, Isaías Brito, sobre nota do BLOG, explicou que, o acatamento de laudos sobre deficiência física está suspenso no órgão até que a SESACRE e a Fazenda deliberem pela contratação de médicos credenciados no SUS para o serviço. As concessionárias só aceitam laudos de profissionais registrados no SUS. E espera solução para breve. Tomara!


ENTREVISTA DO JV


Será hoje às 13 horas na Rádio Aldeia FM, a entrevista do senador ex-Jorge Viana (PT).


SEM CORDA NO PESCOÇO


O deputado Tchê (PDT) anuncia a “CPI DOS CONSIGNADOS”, como nova pauta na ALEAC, sob o argumento de juros extorsivos dos bancos. Deixando isso para a CPI, o certo é que os bancos não colocaram corda no pescoço de ninguém para fazer um empréstimo consignado.


GESTÃO MODERNA


O atendimento na UPA de Cruzeiro do Sul – governo passado começou e não terminou – que será inaugurada em breve, deverá ser gerenciada pelo grupo de religiosas que administra o Hospital do Juruá. Na gestão moderna este é o caminho para diminuir o tamanho do Estado.


NADA MAIS COMPLICADO


Nada mais complicado no governo do presidente Jair Bolsonaro que os seus filhos, a maioria das pautas negativas do governo vem sempre dos seus rebentos. Uma confusão atrás da outra.


PROBLEMA PRINCIPAL


Para pensar em ter uma campanha de sucesso a prefeito de Tarauacá, o professor Carlos Coelho (PSD), tem que primeiro tirar a prefeita Marilete Vitorino (PSD) do seu palanque.


A IDEIA É BOA


A criação de um Pelotão de Fronteira para combater o narcotráfico e o contrabando é um ponto positivo do governo Gladson, na área da segurança pública. Assume uma atribuição que é do governo federal. A idéia é boa, desde que a fiscalização seja permanente e não eventual.


CONTINUA ÍDOLO


O ex-presidente do PT, professor Minoru Kinpara, continua ídolo da esquerda, mesmo com a sua guinada para a direita com um pé para entrar no PSDB. Se dependesse de algumas lideranças do campo da esquerda, Minoru seria o candidato deste segmento à PMRB.


CANDIDATO DO MDB


O ex-prefeito Francisco Tavares será mesmo o candidato do MDB a prefeito de Plácido de Castro. Lideranças do partido deverão ir neste fim de semana ao município lhe prestigiar. Tavares, quando prefeito, saiu mal avaliado pela população, mas faz tempo, o povo esquece.


CUIDADO COM AS BONDADES


O MPF está de olho. É bom os dirigentes de órgãos ambientais estaduais não andarem prometendo facilidades para o produtor desmatar, porque podem enfrentar problemas.


CRAVARIA QUE DISPUTA


Ninguém consegue arrancar da prefeita Socorro Neri uma palavra se será candidata à reeleição. Não está errada. Falar agora seria atrapalhar a gestão, em franca recuperação popular. Se tivesse que cravar uma aposta, eu cravaria que a Socorro disputará novo mandato.


FIM DOS VELHOS VÍCIOS


Um velho amigo médico fez ontem a seguinte observação sobre toda esta confusão no sistema de Saúde estadual. Mesmo dizendo que nem a conhece, defendeu as medidas da secretária Mônica Feres na FUNDHACRE e atribuiu as reações ao fim de vícios e privilégios neste setor.


INVERTENDO OS PAPÉIS


O Defensor Público Celso Araújo deveria seguir o lema chinês de que se deve ficar calado ou falar algo que valha mais que o silêncio. Quer dizer que a imprensa mostrar a cara de bandido “fere a dignidade da pessoa humana”? Dignidade ferida, Celso, é quem tem a casa invadida, é amordaçado e roubado; dignidade ferida é quem tem o carro e a moto roubados, celulares furtados, estes sim; agora, querer dar ao bandido o mesmo tratamento da pessoa de bem? 


UM MINUTO DE BOBEIRA


Todo mundo tem na vida um minuto de bobeira e este foi o caso do deputado Roberto Duarte (MDB) ao aceitar ter dois PMs na sua segurança pessoal, sem um fato concreto de ameaça, sendo um crítico da Segurança, porque abriu uma brecha para os ataques dos adversários.


DOS MALES O MENOR


Dos males o menor. Fez bem em ter devolvido os policiais militares, que por certo estarão prestando um melhor serviço à população estando nas ruas. O que pegou mal e virou alvo das críticas foi não ter um caso concreto de ameaça. Mas, foi coerente ao abrir mão dos PMS.


MURRO NA MESA


Contam que na última reunião com os secretários o governador Gladson Cameli chegou a dar um murro na mesa para dizer que, eles devem explicações a ele e não aos políticos que os indicaram. Se verdade for, faz bem, tem secretário e diretor mais fiel ao seu grupo político.


NOTÍCIAS POSITIVAS


A secretaria de Segurança Pública divulgou dados de que os roubos registrados em 2019 tiveram queda. Em 2018, no período, foram 4.053 e este ano 3.792. Diminuição de 6,44%. Outra boa notícia para o governo: o Acre está entre os 10 Estados onde caiu o desemprego.


DOIS BICUDOS NÃO SE BEIJAM


Ao contrário do companheiro de bancada, deputado Jenilson Lopes (PSB), um crítico feroz do Gladson, o deputado Manoel Moraes (PSB), quando vai à tribuna é para elogiar o governador.


TRAVA EM CAUSA PRÓPRIA


O projeto de Abuso de Poder, aprovado ontem na Câmara Federal, é uma trava em causa própria dos deputados, grande parte enrolada na justiça, limitando as ações judiciais, policiais,  do MP e da Lava Jato. 


UM MARCO NA EDUCAÇÃO


A prefeita Socorro Neri crava um marco na Educação ao focar em um concurso que tornará o quadro do magistério municipal, composto em sua totalidade por professores efetivos, acabando com a prática de ter professores provisórios. Isso torna o quadro da Educação sem gambiarras. Ter um quadro efetivo sempre foi uma luta dos sindicatos ao longo de governos.


“O POVO PEDIU”


Encontrei o ex-vereador Cabide e foi logo me pedindo espaço no BLOG para registrar que será candidato a vereador de Rio Branco, no próximo ano. E com a justificativa: “O povo quer a minha volta, aonde ando dizem volta, Cabide! Os vereadores de agora não fazem nada”.


OPERAÇÃO SALVEM O DUDU


A meta principal do PCdoB para a eleição municipal do próximo ano é montar uma chapa que consiga reeleger o vereador Eduardo Farias (PCdoB). Dudu é uma das figuras de proa do PCdoB. O partido, na capital, hoje encolheu,  está restrito um deputado e um vereador.


INDICAÇÕES QUE AJUDAM


O deputado Daniel Zen (PT) tem feito Indicações na ALEAC que ajudam o governo. Deveriam ser analisadas pelo governador Gladson Cameli, porque todas são pelo bem coletivo.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.