Menu

Gladson decreta Alerta Ambiental no Acre por causa de queimadas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Segundo o Corpo de Bombeiros do Acre, o número de chamadas de atendimento contra queimadas cresceu 138% apenas em Rio Branco neste mês de agosto. Nas últimas semanas, a fumaça passou a fazer parte da paisagem diária na capital acreana.


A situação de extrema preocupação levou o governador Gladson Cameli a decretar nesta sexta-feira, 16, estado de Alerta Ambiental.

Publicidade

A publicação no Diário Oficial justifica a medida por conta da escassez de chuvas que se estende desde o primeiro semestre e tende a permanecer por mais três meses, com severa diminuição do nível dos rios e da umidade relativa do ar, fato que aumenta o risco de incêndios e potencializa danos à saúde e ao meio ambiente.


Outra preocupação que consta na publicação é o risco de desabastecimento de água com o nível do Rio Acre cada vez mais baixo.


A partir do decreto de Alerta Ambiental está criada a Sala de Situação de Alerta Ambiental, sob coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA, e coordenação operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre – CBMAC, a qual funcionará junto ao Gabinete do Governador.


O decreto do estado de Alerta Ambiental é válido pelos próximos 90 dias.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido