Menu

Projeto transfere recurso do COSIP da prefeitura de Cruzeiro do Sul para empresa privada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais um polêmico projeto do prefeito Ilderlei Cordeiro, foi enviado para a Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul em regime de urgência.


O objetivo é transferir os recursos do Custeio do Serviço de Iluminação Pública – COSIP, do Município para uma empresa particular, que vai reciclar os resíduos sólidos da cidade e garantir com esse produto, energia elétrica para espaços públicos municipais, como escolas e praças.

Publicidade

O projeto tramita nas Comissões da Câmara Municipal e ainda não há data certa para votação. O vereador Sinhô do MDB, questiona “o fato do nome da empresa não constar no projeto”.


A licitação para a contratação da empresa que vai executar o serviço e receber os recursos do COSIP, está em curso. Segundo o prefeito Ilderlei Cordeiro, por isso, não consta o nome da empresa no projeto enviado à Câmara há duas semanas. “Cruzeiro do Sul vai sair na frente com o uso dessa tecnologia que vai solucionar o problema ambiental do lixão da cidade e ao mesmo tempo gerar economia para o município”. O prefeito cita que uma Comissão formada por membros da UFAC, IFAC, Câmara e prefeitura, foi formada para acompanhar todo o processo de transformação do lixo em energia, “por isso não há motivo para a preocupação entre os vereadores, que terão todo o esclarecimento possível”, relata Ilderlei.


O COSIP é cobrado nas contas mensais de energia elétrica

A exploração dos serviços de iluminação pública, que compreende a manutenção e ampliação do sistema, é de competência das prefeituras municipais, sendo que os recursos necessários são provenientes da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública – COSIP, paga pelos consumidores na conta mensal da energia elétrica.


O presidente da Câmara, vereador Clodoaldo Rodrigues, afirmou que todos os vereadores terão tempo para apreciar o projeto e decidir sobre o voto. “Vamos verificar os benefícios para a cidade e a população e o nosso papel é o de fiscalizar”, concluiu .


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido