Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ricardo França assume coordenação do gabinete do governador

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a nova estrutura de gabinete divulgada no Diário Oficial do Acre, como a reportagem adiantou, Ricardo França assumiu de vez a coordenação de gabinete do governador Gladson Cameli. O organograma distancia o chefe do executivo da Casa Civil.


A ação de mudança comandada por Cameli e a troca dos principais assessores começou ainda em junho, quando ele passou a despachar do gabinete instalado no Palácio Rio Branco. O governador confessou para pessoas próximas seu descontentamento com os fuxicos e as intrigas dentro da cozinha governamental.

Anúncios


Assessores antigos de extrema confiança do governador não passaram por seu crivo no Palácio Rio Branco. Um deles, Flavio Silva, foi remanejado para a diretoria financeira do Deracre. Flavio era uma espécie de ajudante de ordem de Cameli. O pedido para afastá-lo do convívio pessoal veio de Manaus.


Rosangela Gama também perdeu terreno na relação mais próxima com o staff governamental. Pesou contra ela, segundo informações do Palácio Rio Branco, o tratamento dado a aliados. Essas ações passaram a ser comandadas por Ricardo França, um velho conhecido do gabinete do governador em Brasília, quando o mesmo era Senador.


Ricardo vem ao Acre em ocasiões especiais, como a inauguração do novo Pronto Socorro. Ele também responde pelas principais mudanças que vêm sendo executadas na área da saúde. É o criador de Mônica Feres e o projeto de militarização do setor.


Migraram juntos para o Palácio Rio Branco, o gabinete militar, a chefia de gabinete e uma assessoria técnica. O secretário de articulação política Alysson Bestene também circula na nova composição de assessores próximos de Cameli, assim como a secretaria de comunicação, Silvania Pinheiro.


A casa civil, comandada por Ribamar Trindade e uma equipe de petistas de carteirinha, continua funcionando na antiga Casa Rosada, na avenida Brasil, ligada à Procuradoria e Controladoria Geral, coincidentemente, o trio nomeado com aval do Conselheiro que formavam o antigo Grupo de Planejamento Permanente e Estratégico (GPPE). Extinto pelo governador essa nomenclatura passou a ser coordenada pela Secretaria de Planejamento, nas mãos do MDB.


Além de intrigas e fuxicos, Cameli tem dito que as mudanças estruturais na equipe que o acompanha diariamente, ocorre para acabar com burocracias exageradas e o controle do ego de alguns secretários que ainda não se adequaram ao estilo do governador, o principal deles, o imediatismo.


Cameli disse na manhã de segunda-feira durante programa semanal na Rádio Aldeia que não suporta a palavra “não dá, não tem condições, vamos ver”. A última pesquisa revelou que 62% dos acreanos confiam na forma de Gladson Cameli fazer gestão.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido