Conecte-se agora

Em Xapuri, Câmara quer que prefeitura retire depósitos de material de construção da cidade

Publicado

em

Uma polêmica envolvendo as empresas do ramo de material de construção está opondo a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Xapuri. Ocorre que o Legislativo Municipal está exigindo do Executivo o cumprimento de uma lei aprovada no ano de 2015, que proíbe o armazenamento de materiais como areia, brita, barro e derivados dentro do perímetro urbano do município. A lei foi criada com o objetivo de evitar o trânsito de caminhões-caçamba transportando esses produtos nas ruas da cidade sob a justificativa de que esse tráfego aumentava o risco de acidentes e danificava a pavimentação das vias urbanas.

De acordo com o vereador Gessi Nascimento (MDB), vários pedidos de providência já foram encaminhados ao prefeito Ubiracy Vasconcelos para que o município tome as medidas necessárias para que lei seja cumprida. De acordo com ele, depois de quatro anos da aprovação do texto, nada foi feito pela municipalidade para que as empresas removessem os seus depósitos para locais fora da cidade. Ele também diz que já solicitou que o Ministério Público averigue o caso de descumprimento de lei municipal.

“Já encaminhamos diversos pedidos de providência para que o prefeito faça valer a lei que foi aprovada por essa Casa, mas até hoje não obtivemos resposta. Se é lei tem que ser cumprida. Já comunicamos o caso ao Ministério Público e vamos continuar cobrando”, afirmou o vereador.

A resposta do prefeito

Procurado, o prefeito Ubiracy Vasconcelos respondeu que as alegações do vereador “procedem em parte”. De acordo com ele, realmente a lei ainda não está sendo cumprida, mas afirmou que já conversou com os empresários e que medidas já foram tomadas, como a notificação das empresas do ramo, cuja publicação no diário oficial do estado ocorreu no mês de julho passado. Essa notificação dá um prazo de 60 dias para que as lojas regularizem a situação dos depósitos sob pena de cassação do alvará de funcionamento.

No entanto, o prefeito afirmou ainda que essa lei promove uma injustiça contra apenas quatro empresas, uma vez que outros estabelecimentos e atividades, como o transporte de gado e de madeira, também fazem a circulação de veículos pesados na cidade. Ubiracy Vasconcelos acrescentou que já encaminhou à câmara uma nova proposta de lei que “ataque esse problema de maneira mais abrangente” e sugeriu que os vereadores convoquem uma audiência pública para que a população possa opinar sobre o assunto.

“Essa nova proposta de lei não prevê a retirada dos depósitos de materiais do perímetro urbano, mas sim a proibição da circulação na cidade de caminhões com peso superior a 16 toneladas. Dessa maneira, não somente os empresários do ramo do material de construção seriam afetados, mas todos aqueles que recebem cargas superiores ao peso previsto na lei, caso aprovada”, concluiu.

Propaganda

Cidades

Prefeitura de Epitaciolândia leva exames de ultrassonografia a comunidade do interior

Publicado

em

No último fim de semana, a comunidade do Rubicon, no interior do município de Epitaciolândia, recebeu um atendimento médico incomum até mesmo para a grande maioria das cidades acreanas, a partir do setor público de saúde: exames de ultrassonografia.

A ação foi resultado de um atendimento itinerante deslocado até a localidade rural situada nos limites do município com os vizinhos Xapuri e Brasiléia. Foram realizadas 109 consultas médicas, com o fornecimento dos medicamentos receitados, e 60 exames de ultrassonografias, além de exames de glicemia, preventivos para o câncer de colo de útero, aferição de pressão arterial e vacinações.

A secretária de Saúde do município, Terezinha Ribeiro Flores, enfatizou a qualidade e a inovação dos serviços oferecidos. 

“Estamos inovando. Somos o único município do Acre que está trazendo para comunidade rural exames de ultrassonografia, e isso é um avanço para nossa saúde.” 

Moradores como a dona Raimunda Soares, e o professor José Fernandes, que atua na comunidade, destacaram a importância da ação municipal. 

“É muito bom poder contar com os serviços oferecidos pela prefeitura, pois assim pude consultar minha neta e recebi todas as medicações gratuitamente, sem precisar me deslocar até a cidade”, disse a moradora.

“Para nós é muito difícil ir até a cidade em busca de atendimento médico. A prefeitura trazendo esse benefício até nós, ajuda muito. Por isso quero parabenizar o prefeito Tião Flores e toda sua equipe pelo brilhante trabalho”, agradeceu o professor.”

De acordo com a prefeitura, o programa de atendimento itinerante é realizado desde o ano de 2017. A Secretaria Municipal de Saúde tem garantido o funcionamento de uma farmácia básica com 190 itens disponíveis mais os medicamentos de uso controlado.

Em 2019, o município de Epitaciolândia já bateu a meta de investimentos em saúde estipulada pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 15% da arrecadação, segundo a secretária Terezinha Flores. 

“Estamos trabalhando arduamente para garantir o melhor para nossa população. Tivemos muitos avanços por entender que a saúde é meta principal para melhorar a qualidade de vida de nossa gente.” 

Parte dos recursos investidos pelo município de Epitaciolândia em saúde são destinados também ao TFD – Tratamento Fora do Domicílio, especialmente para ao pacientes da área de nefrologia que necessitam fazer sessões de hemodiálise na capital.

Continuar lendo

Cidades

Frank Aguiar será atração principal do Festival do Abacaxi, em Tarauacá

Publicado

em

Chegando a pesar até 15 quilos, Tarauacá se consagra nacionalmente como “A Terra do Abacaxi Grande e da Mulher Bonita”. Tanto que a prefeitura de Tarauacá irá realizar mais um grande Festival do Abacaxi.

O evento que está em sua 7ª Edição, e terá como grande atração musical o cantor Frank Aguiar, que irá se apresentar no domingo, dia 29 de setembro. O Festival do Abacaxi já entrou pro calendário oficial do município e anualmente reúne milhares de pessoas vindas de todo o Acre numa das festas mais populares do Estado.

Neste ano, o Festival do Abacaxi contará com atrações musicais da região, além de pratos típicos e outras guloseimas feitas a partir do fruto.

O Festival do Abacaxi nasceu com o intuito de promover e fortalecer a cultura do abacaxi no município, e também de festejar junto aos produtores e toda a população os recordes de safra.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.