Conecte-se agora

Sancionada lei que obriga Estado a publicar lista de pacientes que aguardam consultas

Publicado

em

Uma lei que entra em vigor a partir desta quarta-feira, 07, promete melhorar a comunicação com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam por cirurgias, consultas especializadas e exames.

É que agora é lei e o governo do Acre vai ser obrigado a colocar na internet a lista de espera atualizada dos pacientes que aguardam consultas (discriminadas por especialidade), exames, intervenções cirúrgicas e quaisquer outros procedimentos na sua área de gestão, que deverá seguir a ordem de inscrição para a chamada dos pacientes.

De acordo com a publicação no Diário Oficial desta quarta-feira, 7, As listagens disponibilizadas devem ser especificas para cada modalidade de consulta (discriminada por especialidade), exame, intervenção cirúrgica ou procedimentos e abranger todos os pacientes inscritos em quaisquer das unidades do SUS do Estado do Acre, incluindo as unidades conveniadas e outros prestadores que recebam recursos públicos. Ou seja, hospitais como Santa Juliana, que atendem pacientes SUS também estão obrigados a divulgarem a lista.

Os pacientes, por conta do direito à privacidade, serão identificados na lista por meio do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou pelo CPF.

Com a lei, o paciente vai ter uma noção de quando vai ser chamado para realizar seu procedimento. A falta de informação é hoje uma umas das principais queixas de quem aguarda uma cirurgia, por exemplo.

Propaganda

Cotidiano

Revalida a estudantes de Medicina no exterior pode acontecer duas vezes ao ano

Publicado

em

Acreanos que estudam Medicina na Bolívia e outros países poderão fazer o Revalida no 1º e 2º semestres de cada ano caso a Câmara dos Deputados aprove o relatório do deputado Confúcio Moura, do MDB de Rondônia.

O relatório determina a aplicação semestral do Revalida e recebeu nesta terça-feira (17) pedido de vista, ou seja, a votação acontecerá em uma outra data.

“A realização do exame duas vezes por ano é uma pauta proposta por mim e pelos deputados Alan Rick, Alexandre Padilha, Jaqueline Cassol e outros. No entanto, acredito que é necessário um ajuste na forma como o Revalida foi acrescentado no relatório. Do jeito que o relator fez está garantido o Revalida, porém fica muito caro para o estudante recém-formado. Precisamos mudar esse formato”, disse a deputada Perpétua Almeida.

Para ela, os médicos formados no exterior podem ser aproveitados imediatamente. “Por que não descomplicamos esse retorno dos profissionais já formados e aproveitamos para atender a população? Ninguém vai trabalhar sem ser avaliado. Pelo contrário, poderemos avaliar muitos outros candidatos. O Brasil precisa desses médicos”, declarou a parlamentar.

Continuar lendo

Cotidiano

Polícia apreende menores com simulacros e facas que planejavam fazer arrastão

Publicado

em

Uma ação rápida dos Policiais Militares do 3°Batalhão resultou na apreensão de quatro adolescentes, entre 16 e 15 anos, moradores do bairro Defesa Civil, pelos crimes de roubo na forma tentada e organização criminosa. A apreensão dos menores aconteceu  em frente a Igreja São Peregrino, no bairro Floresta, em Rio Branco.

A Polícia Militar foi acionada via CIOSP para atender uma chamada de ocorrência, na qual quatro homens estaria em uma parada de ônibus em fundada suspeita possivelmente para efetuar roubos no local. A guarnição se deslocou até a região e realizou uma abordagem pessoal nos três elementos e um deles portava um revólver de brinquedo. De acordo com um popular que preferiu não se identificar, o quarto elemento, ao perceber a presença da polícia, tirou a camisa e correu para uma quadra poliesportiva, mas foi detido.

Na ação da polícia foi apreendido um simulacro de uma pistola, duas máscaras de cor branca, uma faca, um pedaço de ferro, três anéis de cor prata, duas argolas de cor prata, uma quantia de R$ 6 reais, bonés e camisetas.

Segundo a polícia, os menores estavam se preparando para efetuar um arrastão no transporte coletivo.

Diante dos fatos os adolescentes foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca) para os procedimentos cabíveis.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.