Menu

Saldo do fim do empreguismo barato 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Não se pode falar da inauguração da nova ala do Pronto Socorro de Rio Branco – obra que ficou abandonada e inconclusa nos últimos dez anos dos governos petistas – da contratação de concursados da PM e Polícia Civil do governo passado, da abertura de novo concurso para a SESACRE e da retomada de outras obras paradas de gestões passadas, como o INTO e UPA de Cruzeiro do Sul, pagamento de cerca de 200 milhões de reais de dívidas herdadas, não tivesse o governador Gladson Cameli  reduzido o gigantismo do Estado, aparelhado ao longo dos últimos 20 anos com cargos de confiança sem necessidade, apenas para abrigar os afilhados políticos da FPA. A decisão do fim do empreguismo em larga escala tomada pelo atual governo chegou a ser contestada por dirigentes do MDB, que defendiam a manutenção do tamanho da máquina estatal recebida da gestão passada. O resultado da Reforma Administrativa feita pelo governo Gladson, somente agora passou a ser entendida como uma mudança de rumo que permitiu novos investimentos no Acre. Ficou patente neste contexto que, para um governo ser eficaz não precisa de um Estado gigante e politiqueiro. É a lição a ser tirada.


CHEGOU A HORA DA VERDADE


A festa foi grande, teve bolos ironizando os 10 anos em que a obra do Pronto Socorro esteve abandonada, discursos, comemorações, mas chegou a hora da verdade: saber se a nova unidade de Saúde vai funcionar bem com médicos, enfermeiros suficientes, e medicamentos.


UM DESAFIO QUE ESTÁ POSTO


Não me lembro de um governo – e nisso não se inclui só as administrações petistas – que tenha conseguido fazer do Pronto Socorro da capital um modelo de atendimento ao público. Sempre foi o calcanhar de Aquiles. Este é o desafio que está posto aos novos gestores da Saúde.


FIM DAS BOCAS GULOSAS


Em recente conversa com uma figura do governo, esta ressaltou que, a principal mudança na condução da Saúde não é o reinício de obras paradas, mas a quebra do monopólio da venda de medicamentos, que fez fortunas no Acre. Citou as compras fora deste círculo fechado de empresas, como “quebra do privilégio”. “Se mantida a decisão, o Estado vai economizar milhões de reais”, previu. Este é um monopólio que vem desde o governo Nabor Júnior.


PROFISSÃO DE RISCO


Ainda não foi solucionado o sequestro e execução do motorista de UBER, na semana passada. Ser motorista deste aplicativo virou profissão de risco na capital. Recente publicação nacional revelou que, apenas 27% os crimes cometidos no Acre são solucionados, o que preocupa.


MAIS PRESENTE É IMPORTANTE


Com a anunciada vinda de cem novas viaturas para a secretária de Segurança Pública espera-se que a polícia se faça mais presente de forma efetiva, não somente nos bairros da periferia, mas principalmente nos bairros considerados nobres, que é onde os bandidos vêm assaltar.


O ESTADO É LAICO


Algo que não combina com a gestão pública é a mistura com o fanatismo religioso. Um gestor, não pode tomar decisões a favor ou contra, em cima de uma crença religiosa. O prefeito Ilderlei Cordeiro, evangélico, dá um bom exemplo ao ajudar através da prefeitura, a realização do Novenário de Nossa Senhora da Glória, padroeira de Cruzeiro do Sul. O Estado é laico.


DISPUTA DE PESO-PESADO


Uma das disputas mais duras por uma prefeitura deve acontecer em Cruzeiro do Sul. O grupo do ex-prefeito Vagner Sales (MDB) é forte. Mas desta feita vai enfrentar um prefeito que vem mostrando trabalho, que terá no palanque o governador, além de ter a máquina municipal.


BOI DE PIRANHA NOVAMENTE


Ao não ser que tenha gostado de ser boi de piranha, como na última eleição ao governo, o ex-prefeito Marcus Alexandre, que considero como um político sério, ele comece a pensar em ser candidato a deputado estadual ou a deputado federal na eleição de 2022, esqueça o governo.


FORTE CANDIDATO


Caso o governador Gladson Cameli faça as pontes de Brasiléia, Xapuri, Sena Madureira, as orlas do Bairro 15 e da cidade de Cruzeiro do Sul, com os recursos que virão para os ramais faça um trabalho de recuperação de vergonha, se tornará nada fácil de ser batido nas urnas.


LEVA VANTAGEM


Quando se disputa um governo estando no poder e tendo uma boa aceitação popular, dificilmente, um candidato de oposição tem alguma chance de sucesso. E ainda mais que, quem está no poder estará na disputa com a chave do cofre da máquina estatal na mão.


ACERTOU NO MILHAR


A vereadora Janaína Furtado (REDE) acertou ao procurar um partido grande para disputar a prefeitura de Tarauacá, ao anunciar a sua filiação em breve no PROGRESISTA. É um nome palatável, mas sem estrutura de campanha, num partido nanico, iria somente competir.


NOME A SER TRABALHADO


Caso for para valer a decisão de ter um candidato a prefeito de Rio Branco do seu partido a prefeito de Rio Branco, na eleição do próximo ano, o governador Gladson Cameli tem que começar a dar visibilidade a este nome a partir de agora, para não agir de afogadilho.


JV SÓ DE BUTUCA


O ex-senador Jorge Viana está só de butuca nas movimentações para a disputa do Senado, em 2022, no campo dos partidos do governo. Se sair Mara Rocha, Ilderlei Cordeiro, Jéssica Sales e Mailza Gomes, com os votos do poder divididos, o JV vai só correr para o abraço de senador.


CARNE DE PESCOÇO


Mas, caso o Gladson Cameli resolva sair para o Senado como candidato único do seu campo de aliados, neste caso a disputa fica complicada para o Jorge Viana voltar a ser senador, porque disputará fora do poder e enfrentará um adversário no comando da máquina do governo.


SEMPRE NA LUTA


Ninguém pode se arvorar de ser mais defensor da causa dos médicos formados na Bolívia do que o deputado federal Alan Rick (DEM) Não perde de foco a luta para que possam trabalhar no país. É o caso do seu projeto incluindo esses médicos nos programa Médicos pelo Brasil.


SEM ARGUMENTO


A inauguração da nova ala do Pronto Socorro, obra que se arrastou por 10 anos, deixou os petistas sem discurso. Foi preciso chegar um governo adversário para a sua conclusão. Conseguiu inaugurar o novo PS em sete meses, algo que o PT não conseguiu numa década.


LAMENTO PETISTA


Sobre o novo PS, ouvi ontem de ex-deputado do PT um comentário que transcrevo, e que acho pertinente: “Luis Carlos, se o Jorge Viana estivesse no poder nos últimos oito anos, ele teria concluído a obra e o Gladson Cameli não teria feito a festa que fez e que lhe rendeu louros”.


ATÉ QUE ENFIM


Até que enfim uma cabeça lúcida no governo para saber que, quando uma obra porca feita por um órgão governamental não é refeita, o desgaste cairá no próprio governo. O secretário Thiago Caetano entendeu e começou a recuperar a rua principal do Tropical, destruída pelo DEPASA.


DISCURSO DO ATRASO


O PT teve 20 anos para provar que o caminho do desenvolvimento do Acre passava pela exploração sustentável da floresta e sua biodiversidade. Fracassou. A economia não melhorou. Continuamos tão atrasados como nas duas décadas passadas. Que venha o agronegócio.


NEM UM PALMO


E não precisará ser desmatado nem um palmo de floresta, basta explorar as áreas degradadas.


RESTOU O LAMENTO


O que vários governos tentaram e não conseguiram, o governo do presidente Jair Bolsonaro conseguiu agora com a aprovação da PEC da Previdência, e tendo votos de sobra. Foi uma vitória política importante. E aos que foram contra por ideologia, restaram os lamentos.


PRINCIPAL EMPECILHO


Para o professor Carlos Coelho ter uma campanha sem embaraços para a prefeitura de Tarauacá tem de primeiro resolver um problema interno do seu partido: afastar a prefeita Marilete Vitorino (PSD) do seu palanque ou começará a disputa perdendo. Não há saída.


EMPURRA PARA BAIXO


Um candidato ser mostrado no palanque como apoiado pela prefeita Marilete Vitorino é pedir para perder a eleição. Com uma gestão que fracassou, não é uma boa cabo-eleitoral.


CONDENAÇÃO CERTA


Com as provas colhidas e ter virado manchete do Fantástico, dificilmente, os matadores de onças no Acre, deixarão de sofrer condenações na Justiça Federal, até como exemplo ao Brasil. 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.