Conecte-se agora

Ação de cidadania do TJ/AC une gerações em casamento coletivo no município de Xapuri

Publicado

em

Desde que foi criado, em 1995, o Projeto Cidadão, iniciativa do Tribunal de Justiça do Acre, que conta hoje com a parceria de cerca de 60 instituições governamentais e não governamentais, permitiu que mais de 50 mil casais acreanos formalizassem a união conjugal por meio do Casamento Coletivo, uma das ações integradas do projeto. Na última terça-feira, 6, dentro da programação da 13ª Semana Evangélica, que se realiza em Xapuri até o próximo sábado, 10, foi a vez de mais 35 casais sacramentarem o matrimônio em um grande evento que contou com a parceria da prefeitura do município e da Associação de Ministérios Evangélicos de Xapuri.

A desembargadora Waldirene Cordeiro participou representando o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco Djalma. Também participaram o prefeito Ubiracy Vasconcelos, o diretor do Foro da Comarca de Xapuri, juiz de Direito Luiz Pinto, a primeira-dama do município Daiana Vasconcelos, a vice-prefeita Maria Auxiliadora, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre, Mathaus Novaes, o delegatário Manoel Gomes, o comandante da Polícia Militar no município, subtenente João Ribeiro, o presidente da Amex, pastor Edmar Felício, os diretores do TJAC, Euclides Bastos e Sérgio Quintanilha, e o pastor Josemar Ramalho, que fez uma saudação aos casais.

Realizado a céu aberto, na Praça São Gabriel, o ato civil foi o momento mágico de casais como o formado por Aldenira Pessoa da Silva, de 69 anos, e Sebastião da Costa Ferreira, de 62, residentes na zona rural de Xapuri, os mais idosos da cerimônia coletiva. “Nós tínhamos decidido casar e fomos ao cartório, mas teve um problema no processo e esperamos dois dias, mas aí soubemos do Casamento Coletivo e decidimos fazer tudo por aqui. Estou muito feliz e emocionada”, comentou a noiva. O sim de Sebastião foi tão vibrante que empolgou os presentes com a alegria e a disposição de quem, a essa altura da vida, ensina que o acesso à cidadania é um direito de enorme importância para todos, independentemente de idade ou condição social. “Eu não imaginava mais viver um amor na minha vida. Mas encontrei a Aldenira e estou muito feliz junto dela. A gente soube do casamento na igreja, então decidimos que seria aqui”, contou o noivo.

O momento foi igualmente especial para o casal mais jovem da cerimônia, Daniel Nascimento de Souza e Aglaíne da Conceição Pires, ambos com 18 anos de idade, e que apenas estão começando a longa caminhada da vida a dois. “Nós já estávamos planejando casar, já vendo papelada e tudo, mas minha sogra avisou do Casamento Coletivo e isso foi melhor ainda, porque ficou mais fácil e sem custo”, comentou o noivo. “Eu fico emocionada com esse momento. Está tudo arrumado e bonito para a gente. É um momento muito importante na minha vida”, disse a noiva.

A desembargadora Waldirene falou da emoção que é cada momento como o vivido em Xapuri. “O Casamento Coletivo é uma das ações mais emocionantes do Tribunal de Justiça do Acre. Desejamos aos casais que o compromisso se estenda por toda a história de vocês, que se tornem companheiros de vida”, enfatizou.

O prefeito de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos (PT), destacou a importância da realização de ações de promoção de cidadania dessa natureza e agradeceu ao Tribunal de Justiça do Acre por levar o projeto mais uma vez ao município. “O Projeto Cidadão cumpre um importante papel quando não conseguimos alcançar todos. A Prefeitura fica muito feliz com essa parceria que é fundamental para a população. Só tenho gratidão”, ressaltou o prefeito.

Com o objetivo de democratizar os serviços públicos e fortalecer o exercício da cidadania, o Projeto Cidadão já realizou mais de um milhão de atendimentos no Acre, segundo o Tribunal de Justiça. Sua finalidade primordial é assegurar à população de menor poder aquisitivo o direito à documentação básica, bem como o acesso rápido e gratuito aos serviços públicos da área social: saúde, educação, meio ambiente, segurança e trabalho.

Propaganda

Cidades

Prefeitura de Epitaciolândia leva exames de ultrassonografia a comunidade do interior

Publicado

em

No último fim de semana, a comunidade do Rubicon, no interior do município de Epitaciolândia, recebeu um atendimento médico incomum até mesmo para a grande maioria das cidades acreanas, a partir do setor público de saúde: exames de ultrassonografia.

A ação foi resultado de um atendimento itinerante deslocado até a localidade rural situada nos limites do município com os vizinhos Xapuri e Brasiléia. Foram realizadas 109 consultas médicas, com o fornecimento dos medicamentos receitados, e 60 exames de ultrassonografias, além de exames de glicemia, preventivos para o câncer de colo de útero, aferição de pressão arterial e vacinações.

A secretária de Saúde do município, Terezinha Ribeiro Flores, enfatizou a qualidade e a inovação dos serviços oferecidos. 

“Estamos inovando. Somos o único município do Acre que está trazendo para comunidade rural exames de ultrassonografia, e isso é um avanço para nossa saúde.” 

Moradores como a dona Raimunda Soares, e o professor José Fernandes, que atua na comunidade, destacaram a importância da ação municipal. 

“É muito bom poder contar com os serviços oferecidos pela prefeitura, pois assim pude consultar minha neta e recebi todas as medicações gratuitamente, sem precisar me deslocar até a cidade”, disse a moradora.

“Para nós é muito difícil ir até a cidade em busca de atendimento médico. A prefeitura trazendo esse benefício até nós, ajuda muito. Por isso quero parabenizar o prefeito Tião Flores e toda sua equipe pelo brilhante trabalho”, agradeceu o professor.”

De acordo com a prefeitura, o programa de atendimento itinerante é realizado desde o ano de 2017. A Secretaria Municipal de Saúde tem garantido o funcionamento de uma farmácia básica com 190 itens disponíveis mais os medicamentos de uso controlado.

Em 2019, o município de Epitaciolândia já bateu a meta de investimentos em saúde estipulada pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 15% da arrecadação, segundo a secretária Terezinha Flores. 

“Estamos trabalhando arduamente para garantir o melhor para nossa população. Tivemos muitos avanços por entender que a saúde é meta principal para melhorar a qualidade de vida de nossa gente.” 

Parte dos recursos investidos pelo município de Epitaciolândia em saúde são destinados também ao TFD – Tratamento Fora do Domicílio, especialmente para ao pacientes da área de nefrologia que necessitam fazer sessões de hemodiálise na capital.

Continuar lendo

Cidades

Frank Aguiar será atração principal do Festival do Abacaxi, em Tarauacá

Publicado

em

Chegando a pesar até 15 quilos, Tarauacá se consagra nacionalmente como “A Terra do Abacaxi Grande e da Mulher Bonita”. Tanto que a prefeitura de Tarauacá irá realizar mais um grande Festival do Abacaxi.

O evento que está em sua 7ª Edição, e terá como grande atração musical o cantor Frank Aguiar, que irá se apresentar no domingo, dia 29 de setembro. O Festival do Abacaxi já entrou pro calendário oficial do município e anualmente reúne milhares de pessoas vindas de todo o Acre numa das festas mais populares do Estado.

Neste ano, o Festival do Abacaxi contará com atrações musicais da região, além de pratos típicos e outras guloseimas feitas a partir do fruto.

O Festival do Abacaxi nasceu com o intuito de promover e fortalecer a cultura do abacaxi no município, e também de festejar junto aos produtores e toda a população os recordes de safra.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.