Conecte-se agora

FMT desenvolve projeto-piloto de combate a malária em Mâncio Lima

Publicado

em

Uma equipe da Fundação de Medicina Tropical – FMT, sediada em Manaus, vai iniciar nesta terça, 6, a capacitação dos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde de Mâncio Lima, para a realização de um teste rápido, que vai salvar vidas. O treinamento será realizado no Teatro Márcia Alencar a partir das 8 horas.

A primaquina é um dos medicamentos utilizados no tratamento da malária Vivax, a mais comum no Brasil. Quem está com malária, mas tem no organismo, a deficiência de um enzima chamado G6PD, ao tomar a primaquina, tem os glóbulos vermelhos destruídos, o que pode causar anemia e até a morte.

Os técnicos da FMT vão ensinar os Agentes de Mâncio Lima, a aplicar o teste rápido de detecção da deficiência na enzima, o que poderá ser feito nas localidades rurais, ribeirinha ou em unidades de saúde, sem a necessidade de estrutura de laboratório.

A secretária de Saúde de Mâncio Lima, Joice Gonçalves, cita que se o teste rápido confirmar a deficiência da G6PD, o doente de malária será tratado com a cloroquina e a primaquina de forma fracionário, sendo uma dose a cada sete dias. “Nossa equipe estará capacitada para todo esse processo”, explica ela, ressaltando que a cidade é uma das duas da Amazônia a contar com o projeto-piloto da Fundação de Medicina Tropical.

Na região do Juruá, onde já foram registados em 2006, 93 mil casos em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, a situação da malária é considerada controlada atualmente. Em julho deste ano , em Mâncio Lima, foram registrados 371 casos de malária, sendo que no mesmo período de 2018, foram 579 casos.

Novo medicamento para malária será em dose única

Com os medicamentos atuais o tratamento contra a malária pode levar até duas semanas. Muitos pacientes deixam de tomar os remédios , ao sentirem melhora no quadro de saúde.

Para evitar o abandono do tratamento, e em consequência, as recaídas, é desenvolvido no Brasil, um novo medicamento, a Tafenoquina, que será ministrado em dose única, sob a supervisão dos Agentes de Saúde.

A diferença entre a Primaquina, o remédio atual e Tafenoquina é o tempo de permanência no organismo. A Primaquina é eliminada mais rapidamente pelo organismo, por isso, precisa ser ingerida por um período longo. Já a Tafenoquina permanece agindo por vários dias, mesmo o indivíduo tomando apenas uma dose.

A ideia é que o paciente seja medicado logo após a confirmação da doença, em unidade de saúde, ou em sua própria residência, pelo Agente de Endemias ou Agente Comunitário de Saúde.

Propaganda

Na rede

Prefeito Sebastião Correia busca recursos para Rodrigues Alves

Publicado

em

Em visita à bancada federal acreana, em Brasília, o prefeito de Rodrigues Alves, Sebastião Correia (MDB) e o secretário de Planejamento e Finanças, Jadson Moura, buscaram apoio para a liberação de recursos ainda pendentes de emendas parlamentares e apresentaram novas demandas da população.

Na reta final de alocação de emendas para o próximo ano, as visitas que começaram nos gabinetes dos senadores Márcio Bittar, Mailza Gomes e deputados Manoel Marcus e Jéssica Sales, vão seguir para outros parlamentares.

O prefeito agradeceu o empenho dos parlamentares, o que resultou em investimentos que melhoram a qualidade de vida da população e a cidade, como o Mercado Municipal e a Praça, que estão em execução, bem como seis Unidades Básicas de Saúde – UBS s que estão sendo construídas em localidades rurais, como Foz do Paraná . Uma embarcação, no valor de R$ 1,8 milhão, com dois andares, está sendo feita em Manaus e será entregue no próximo mês.

O objetivo do prefeito Sebastião Correia é garantir o máximo de recursos junto aos parlamentares por meio de suas emendas e, assim, seguir executando as obras. “É fundamental o apoio dos nossos deputados e senadores para executar obras e serviços em todas áreas possíveis, por isso estamos nessas visitas, que sempre rendem bons frutos”, relatou o prefeito.

 

Continuar lendo

Na rede

Ilderlei Cordeiro traça estratégias de atuação conjunta com a ministra de Meio Ambiente do Peru

Publicado

em

Além de dialogar com o presidente do Peru, Martín Vizcarra, o prefeito Ilderlei Cordeiro também conversou com a ministra de Meio Ambiente, Fabiola Muñoz Dodero, durante o 3° Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e Caribe.

Durante o encontro, o prefeito de Cruzeiro do Sul e a ministra peruana traçaram estratégias de atuação conjunta, com foco na área ambiental. Entre as principais pautas, destacam-se a construção de uma estrada que respeite as reservas ambientais e soluções para o descarte de resíduos sólidos.

“Podemos construir uma rodovia ecológica, se preciso, em alguns trechos, implantaremos trens ecológicos, respeitando toda a biodiversidade da região.”, frisou a ministra Fabiola Muñoz Dodero.

Além disso, a ministra ficou muito interessada no projeto apresentado pelo prefeito Ilderlei Cordeiro, que visa a gaseificação do lixo, querendo assim, também reproduzir no Peru.

No próximo dia 23, o presidente do Peru, Martín Vizcarra, vai está no Acre, numa agenda que inclui o vice-presidente do Brasil, general Hamilton Mourão, onde tratarão sobre a integração entre o Vale do Juruá e a região de Ucayali.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.