Menu

Câmara Técnica busca apoio da Suframa para melhorar armazenamento de grãos no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O agronegócio é a principal aposta da nova gestão do governo do Estado e de inúmeros produtores locais para que o Acre consolide avanços significativos no setor produtivo. No entanto, para que essa proposta alcance, de fato, resultados satisfatórios, é necessário toda uma infraestrutura e condições favoráveis para o segmento.


Atenta a todas essas questões, a Câmara Técnica do Agronegócio, ligada ao Fórum Permanente de Desenvolvimento do Estado, tem feito a identificação de dificuldades e oportunidades visando o fortalecimento da produção integrada de agricultura e pecuária. E um dos estudos feitos aponta que a infraestrutura de processamento e armazenagem de grãos existente no Estado é insuficiente para dar suporte ao crescimento projetado da agricultura intensiva dessa matéria-prima.

Publicidade

E o detalhamento desse levantamento foi repassado, na tarde da última terça-feira, 23, ao superintendente adjunto de Operações da Suframa, Luciano Tavares, em reunião na sede da Federação das Indústrias do Acre. O ofício foi entregue pelo coordenador da Câmara Técnica do Agronegócio, Assuero Veronez, que é presidente da Federação de Agricultura e Pecuária (Faeac).


De acordo com Assuero, o Estado precisa trabalhar algumas políticas que deem sustentação a essa transformação que se pretende por meio do agronegócio. “A pecuária avança em tecnologia também com suplementação a pasto, ou seja, precisa de ração para avicultura, suinocultura, piscicultura. Precisamos de grande quantidade de grãos para viabilizar esse negócio”, salientou.


Entretanto, segundo Veronez, um dos maiores gargalos é a questão da armazenagem dos grãos. “Os silos graneleiros que temos são poucos e isso impede a expansão dessa atividade. Precisamos de uma estrutura principal que seja grandiosa. Sem isso, não iremos evoluir. E o ofício que estamos direcionando à Suframa é para fazer um levantamento dessa necessidade, dimensionar o tamanho do silo, produzir um trabalho de viabilidade técnica para que possamos continuar a incentivar a expansão da produção de grãos. Queremos que a Suframa nos ajude destinando recursos para esse estudo de viabilidade para, posteriormente, buscarmos verbas para construção dessa infraestrutura”, explicou.



Ao receber o documento da Câmara Técnica, o superintendente adjunto de Operações da Suframa, Luciano Tavares, garantiu que a instituição pretende ajudar no que for possível. “A Suframa tem a missão de contribuir para o desenvolvimento regional, com geração de emprego e renda. E tudo que as entidades de classe como FIEAC tiverem de projetos e boas ideias para somar, estaremos juntos. Estamos de portas abertas. Iremos analisar essas propostas para colocá-las em prática no que depende da Suframa, e, o que não estiver ao nosso alcance, buscaremos levar adiante também para aprovação e implementação”, assegurou Tavares.


O vice-presidente da FIEAC, João Paulo de Assis Pereira, elogiou a disponibilidade da Suframa em atender às necessidades do setor produtivo acreano. “Agradeço a todos os presentes nesta importante reunião. Temos visto boa vontade, por parte da Suframa, para que nossas demandas sejam solucionadas. Essas ações, pautadas tecnicamente e por pessoas comprometidas, certamente terão os resultados que desejamos”, frisou o empresário.



Também participaram da reunião o coordenador do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre, Jorge Tomás, a secretária Empreendedorismo e Turismo do Acre, Eliane Sinhasique, além de outras autoridades e empresários de diferentes setores.


Assessoria FIEAC


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido