Conecte-se agora

Friale prevê o frio mais intenso dos últimos 25 anos no Acre

Publicado

em

O pesquisador meteorológico Davi Friale informou na tarde desta quinta-feira, 18, sobre a chegada ao Acre de uma poderosa onda de frio polar que poderá causar transtornos à população mais sensível.

De acordo com Friale, será na próxima semana, a partir de quarta-feira (24), quando a temperatura cairá brusca e acentuadamente no Acre, com a chegada de uma fortíssima frente fria e, na sequência, a incursão de uma onda polar de proporções gigantescas.

“Serão atingidos também, porém, com intensidade menor, Rondônia e Amazonas, onde, até a cidade de Manaus poderá sentir os ventos dessa friagem. A capital de Mato Grosso e a região do Pantanal, assim, como as planícies da Bolívia e a região de selva do Peru serão, da mesma forma, atingidos pela forte onda de frio”, explica.

Segundo análises meteorológicas, Friale projeta temperaturas mínimas para Rio Branco e Brasileia, abaixo de 12ºC, com possibilidade concreta de chegar a 8ºC, e máximas inferiores a 16ºC, nas horas mais quentes do dia, com ventos intensos e ininterruptos da direção sudeste, causando sensação térmica muito inferior.

“Esta nova onda de frio polar a atingir a Amazônia Ocidental e parte do Centro-Oeste do Brasil poderá ser a mais intensa dos últimos seis anos, ou, até, dos últimos 25 anos, se for superada a marca daquela friagem ocorrida nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2013, quando a capital do Acre registrou temperaturas inferiores a 9ºC”, pontuou Friale.

Propaganda

Acre

Emerson Jarude, Gabriel Santos e Jackson Viana debatem “Cidades Inteligentes” no Acre 2050

Publicado

em

Fotos: Douglas Barros

Na noite desta quinta-feira (05), no Cine Teatro Recreio, por volta das 18h, iniciou o evento Acre 2050, com o tema “Rio Branco do futuro – como pensar uma Rio Branco inteligente e economicamente viável?”.

O encontro foi dividido em três painéis com tempo médio de 20 minutos de duração/cada.

No primeiro Painel do Acre 2050, o tema foi “Cidades Inteligentes” com a mediação do advogado Marcelo Zamora, e os convidados: Gabriel Santos, Jackson Viana e Emerson Jarude.

O vereador Emerson Jarude (sem partido) disse que Rio Branco não é uma cidade inteligente e que a sociedade precisa traçar um planejamento para o futuro.

Fotos: Douglas Barros

“Precisamos investir nas pessoas e principalmente na educação infantil para a gente ter uma sociedade melhor no futuro, segundo precisamos criar soluções tecnológicas, nós temos um potencial enorme em energia solar e não temos ninguém fomentando isso e, precisamos ajudar a iniciativa privada e buscar as indústrias para trazer emprego e renda”, ponderou Jarude.

Para Gabriel Santos, do Movimento Acredito e Renova BR, só é possível discutir uma Rio Branco inteligente e economicamente viável se chamar todo a população para essa construção.

“Precisamos discutir um novo pacto federativo com a maior descentralização de recursos da União e depois saber qual é a prioridade da prefeitura de Rio Branco e hoje a gente não sabe. A gente precisa repensar isso e se perguntar porque a gente precisa de uma cidade inteligente. A gente precisa resolver os problemas básicos, como saúde e saneamento básico, e precisamos falar de sustentabilidade porque isso é um problema conjunto, é um caminho longo, mas tem muita gente pra resolver”.

Já para Jackson Viana, Presidente da AAJAL e Embaixador do Brasil em Harvard, disse que a cidade tem que pensar nas suas particularidades e pensar em investir em educação pública e destacou que é necessário investir e procurar a parceria público-privada.

Fotos: Douglas Barros

Continuar lendo

Acre

Nicolau Júnior acompanha Davi Alcolumbre em agenda no Juruá

Publicado

em

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM) iniciou nesta quinta-feira (5) sua agenda em Cruzeiro do Sul. O presidente do Congresso Nacional começou sua visita no Juruá pela travessia entre os municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, local onde deve ser construída uma ponte ligando os dois municípios.

A ponte é uma reivindicação antiga dos moradores daquela região. Atualmente, a travessia de veículos e passageiros é feita por uma balsa custeada pelo governo do Estado e outras menores e particulares que cobram até R$ 10 pelo serviço.

Durante a visita, o senador David Alcolumbre anunciou que já foram garantidos R$ 7 milhões para a elaboração do projeto de viabilidade para interligação entre Brasil e Peru, através do Juruá. Já está no orçamento para 2020. A construção da ponte está inserida neste projeto.

O anúncio foi bastante comemorado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior (PP). “Sabemos o quanto essa ponte é importante para os moradores dessa região. Trata-se de um sonho antigo da população do Juruá. Agradeço o empenho do governador Gladson Cameli, do vice Major Rocha e dos nossos senadores Sérgio Petecão, Mailza Gomes e Márcio Bittar, a atuação deles foi fundamental para garantir esse importante recurso. Destaco ainda o apoio dos prefeitos de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro; Rodrigues Alves, Sebastião Correia; e Mâncio Lima, Isaac Lima”, enfatizou.

 

Ainda em Cruzeiro do Sul, Nicolau Júnior acompanhou o presidente do Senado no Encontro Bilateral Brasil – Peru, que foi realizado no Sesc do município e que contou com a presença de empresários e políticos dos dois países. O evento aconteceu com o objetivo de avançar na integração comercial entre o Brasil e Peru, acelerar ações como a efetivação de linhas aéreas entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa e na construção da BR-364, de Mâncio Lima até a fronteira com o Peru.

“Estou muito feliz com esse momento, quando recebemos o apoio fundamental do Presidente do Congresso Federal para conseguir a tão sonhada integração entre os dois países, fortalecendo assim o comércio, o turismo, a economia de modo geral, e todos os setores que promovem o desenvolvimento. Não é de hoje que estamos trabalhando no sentido de estreitar os laços com o país vizinho, o intercâmbio comercial é importante para os dois países bem como para o Estado do Acre. Nós só temos a ganhar com essa parceria”, frisou Nicolau Júnior.

Agência Aleac

Continuar lendo
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.