Menu

Uma tarefa difícil para a oposição 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Bater o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, na eleição do próximo ano, é o grande sonho da oposição, que busca uma candidatura única para a missão complicada. Ainda que a oposição venha com um único nome, ganhar de um prefeito que sempre aparece nas pesquisas como bem avaliado e, acima de tudo, sabe fazer política como poucos, não é algo simples. Há problemas em Sena a serem resolvidos, mas o Mazinho tem mais de um ano para buscar soluções. É bom situar que, num município pequeno, disputar a reeleição no mandato por si já é uma vantagem. As estatísticas mostram que, os prefeitos que disputam uma eleição no cargo na sua maioria saem vencedores. Num município do interior, quase tudo gira em torno da prefeitura e, exatamente, por isso, a máquina municipal se torna poderosa. Eleição se ganha na urna. Mas é errado dizer que política não tem lógica. Quem monta uma estrutura de campanha bem organizada, consegue ter um grupo forte de candidatos a vereadores, e entra numa reeleição no cargo, ele já vai para a disputa seguro. O Mazinho não é invencível, nenhum político é, mas que entrará para a reeleição do próximo ano com ares de favorito, é um fato inegável. A própria oposição sabe que enfrentará uma barra.                         


O QUE NÃO DÁ PARA EXPLICAR, NÃO SE EXPLICA


A licitação foi feita, mas o Governo não é obrigado a usar o jatinho. Foi neste sentido a explicação da Porta-Voz Mirla Miranda, sobre o polêmico episódio. Se não é para usar o jatinho, então, por qual razão foi feita a licitação? O que não dá para explicar, não se explica.


CANDIDATURA PRÓPRIA


Em recente entrevista no programa “Tribuna Livre,” a dupla Cosme e Damião do MDB – Aldemir Lopes e João Correia – deixou claro que, o compromisso político com o Gladson  acabou na campanha e que, o MDB trabalha para ter nome próprio ao governo em 2022.


QUESTÃO DE HONRA


O MDB deu carta branca para Aldemir Lopes e João Correia oxigenarem o MDB com novas adesões. E a candidatura própria para a prefeitura da capital passou ser questão de honra. O deputado Roberto Duarte (MDB) é o nome que o partido sonha para disputar a PMRB.


DISCUSSÃO IDIOTA


Já vi muita discussão idiota. Mas igual a essa levantada por alguns nas redes sociais, contrários ao governador Gladson Cameli antecipar 50% do 13º salário, nunca vi. Quem não quiser gastar é muito simples, ou deixa na conta corrente ou na caderneta de poupança. É preciso desenhar?


MESMA TURMA


Deve ser a mesma turma que pregava na campanha de que a partir do terceiro mês como o Gladson no governo, os salários seriam atrasados, e que agora devem estar decepcionados.


SUA MAJESTADE ROXINHO


Nada se resolve na EXPOACRE sem que sua majestade Roxinho dê o seu aval. Roxinho é o cara.


CIDADE DO MEDO


O vereador Joelson Pontes (PROGRESSISTA) denuncia em postagem que, Brasiléia se transformou numa cidade do medo, com execuções, assaltos, roubos e latrocínios, tendo se tornado algo corriqueiro. Amedrontada, a população já não sabe mais a quem recorrer.


DESNECESSÁRIA, MAS LEGAL


Esta contratação de um jatinho para o governador chamar de meu pode ser vista como desnecessária, quando se clama por melhorias na Saúde e Segurança, mas não comporta a discussão dela ser ilegal, como sustenta em ação o vereador Emerson Jarude. Não fere a lei.


VICE DOS SONHOS


O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) trabalha para convencer a vereadora Janaína Furtado (REDE) a ser a vice numa chapa encabeçada por um nome do PCdoB, para a disputa da prefeitura de Tarauacá no próximo ano. Janaína é a vice do sonho dos comunistas.


QUE NÃO SE REPITA A FARSA


Nas gestões anteriores da EXPOACRE, no balanço geral eram divulgados números superfaturados sobre a realização de negócios no evento. Qualquer consulta de crédito era contabilizada como negócio fechado. Espera-se que nesta EXPOACRE não se repita a farsa. 


 HERANÇA DA VIÚVA


O governo Cameli  poderia estar bem melhor nas suas finanças, caso tivesse pegado uma administração enxuta, mas ao contrário, teve que dispor de recursos do tesouro para pagar um volume de dívidas muito grande, que recebeu de herança do governo que o antecedeu.


MESMO QUE QUEIRA, NÃO CONSEGUIRÁ


Mesmo que tentasse, ainda assim, o governo do Gladson não conseguiria ser pior que o antecessor. O primeiro ano de um governo é sempre de arrumação, a sua avaliação para valer, a que vai pesar politicamente em 2020, é como ele estará em popularidade neste período 


SETE VIDAS


O secretário de Agricultura, Paulo Wadt, em que pese a campanha movida para lhe derrubar do cargo, mostrou ter sete vidas.  E pesou para isso ter sido descoberto não passar de balela estar agindo como corretor de terras para empresários de Rondônia. Por isso, se manteve.


JV SUMIU


O ex-senador Jorge Viana (PT), após vir à superfície algumas vezes para reuniões políticas com um grupo fechado do PT, formado por ele, Raimundo Angelim e Marcus Alexandre, voltou  a submergir. Mesmo sem mandato, o JV continua sendo a maior liderança da oposição, no Acre.


VIDA LONGA


Não passou de falha da equipe de comunicação da prefeitura de Brasiléia, para se mostrar agradável, a Nota de Pesar pela morte de um fazendeiro, com a foto da prefeita Fernanda Hassem, o que gerou dúbia interpretação. Falha, todos cometem, vida longa à prefeita.


TIRO NO PÉ


Na política, os passos devem ser medidos antes de serem tomados. É o caso da ação judicial movida pelo vereador Emerson Jarude, pedindo a anulação da contratação de um jatinho pelo governo. Se não anexar provas de que houve uma ilegalidade, pela ânsia, dará um tiro no pé.


SERVIÇO DE QUALIDADE


Estava observando ontem a ação de equipes da PMRB na recuperação de ruas do Jardim Tropical e pude constatar ser um serviço de qualidade, e não aquele serviço porco feito no programa “Ruas do Povo.” A Socorro pode chegar na eleição de 2020, muito bem no filme.


NÃO MEDE ELOGIOS


Mesmo sendo prefeita do PT, Fernanda Hassem, não mede elogios quando se refere à forma cordial como é tratada pelo Gladson. Ainda ontem, esteve reunida com o governador, tratando de pautas de Brasiléia, como violência, ações urbanas e melhor atendimento na área da Saúde.


CONVITE NA MESA


Gladson Cameli já a convidou, oficialmente, para ser candidata à reeleição pelo seu partido, o PROGRESSISTA. Vir ou não somar ao grupo do governador depende apenas de sua manifestação. Ficando no PT, ela terá que carregar o carma negativo do partido nos ombros.


BOFETADA NA OPOSIÇÃO


A proximidade da prefeita Fernanda Hassem com o governador Gladson Cameli é vista pela turma da oposição, em Brasiléia, com Aldemir Lopes e companhia limitada, como uma bofetada política. Desarticula qualquer ação para ter um nome apoiado pelo governo na eleição do próximo ano.


MENU DO DIA


Quer dize r que estavam vendendo nas dependências da UFAC, brigadeiro de maconha? A turma é criativa; venhamos e convenhamos, mas compra quem quer. E ponto final.


ULTIMATO DADO


O ultimato está dado pelo sindicato dos servidores da Saúde.  Se até o dia 31 de Julho as pautas da categoria não forem atendidas o caminho será partir para uma greve, que seria  a primeira a ser enfrentada pelo atua l governo. Acham que até aqui foi apenas no lero-lero. 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.