Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cruzeiro do Sul é a cidade mais feliz do Acre, aponta pesquisa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma pesquisa realizada pela Revista Bula para descobrir as cidades mais felizes entres os 26 estados brasileiros revelou nessa terça-feira, 16, que a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, é a mais feliz do estado. A ‘Princesinha do Juruá’ é a única acreana a aparecer na última lista das mais felizes do Brasil. O ranking considera uma cidade por estado e avalia alguns indicadores. No de qualidade de vida, por exemplo, Cruzeiro do Sul obteve boa colocação nas áreas de saúde e educação.


Com aproximadamente 80 mil habitantes, Cruzeiro do Sul é o segundo município mais populosos do Acre e a principal referência econômica e turística do Vale do Juruá, carregando o posto de polo mais importante do interior. Com atividades econômicas voltadas para a agricultura e a exploração madeireira, a cidade- mesmo não estando entre os municípios mais pontuados na média nacional, encanta qualquer um que se atreva a pisar na terra da boa farinha.

Anúncios


O autônomo José Nailton Moura, de 49 anos, saiu da Capital do Juruá ainda jovem para morar na capital, Rio Branco, mas nunca esqueceu as boas lembranças de sua terra. Foi lá que teve o primeiro contato com o comércio, com a clientela, onde aprendeu a dirigir nas famosas e temerosas ladeiras de Cruzeiro do Sul. “Lá realmente é o melhor lugar para se viver. Podemos trabalhar, nos atualizar com os avanços da modernidade, mas sem deixar de viver a calmaria de uma boa vida no interior. É a cidade moderna que ainda oferece a tranquilidade de uma vida tranquila”, relata.


Fundado oficialmente no dia 28 de Setembro de 1904, quando a sede do Departamento do Alto Juruá foi transferida para o município, a cidade teve o nome foi inspirado na Constelação “Cruzeiro do Sul”.


A Revista Bula, de literatura e jornalismo cultural, é conhecida por publicar listas dos mais variados assuntos. Para chegar ao resultado foram analisadas as médias entre as pontuações que cada cidade obteve em quatro indicadores, com base na renda, longevidade, educação, emprego, saúde, saneamento básico e trabalho.


Para elencar a cidade mais feliz do Acre, foram verificados os indicadores: Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, publicado pelo PNUD, que classifica as cidades brasileiras de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), baseado em estatísticas públicas oficiais; Atlas da Vulnerabilidade Social e o Atlas da Violência, divulgados pelo IPEA.


No Acre, a cidade considerada a mais feliz, foi Cruzeiro do Sul, que recebe turistas o ano inteiro para os famosos festivais em terras indígenas. Os cruzeirenzes, principalmente os mais velhos, destacam a cidade como um ótimo lugar para viver a aposentadoria.


Veja a lista das 26 cidades mais felizes do Brasil:

Cruzeiro do Sul – Acre


Penedo – Alagoas


Macapá – Amapá


Presidente Figueiredo – Amazonas


Santo Antônio de Jesus – Bahia


Barbalha – Ceará


Vitória -Espírito Santo


Itumbiara – Goiás

Anúncios


Carolina – Maranhão


Lucas do Rio Verde – Mato Grosso


Três Lagoas -Mato Grosso do Sul


Poços de Caldas – Minas Gerais


Santarém -Pará


Cabedelo – Paraíba


Maringá -Paraná


Fernando de Noronha – Pernambuco


Floriano – Piauí


Petrópolis -Rio de Janeiro


Caicó – Rio Grande do Norte


Carlos Barbosa – Rio Grande do Sul


Ji-Paraná – Rondônia


Boa Vista – Roraima


Balneário Camboriú – Santa Catarina


São Caetano do Sul – São Paulo


Barra dos Coqueiros – Sergipe


Paraíso do Tocantins – Tocantins


Fonte: Revista Bula


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido