Conecte-se agora

Madeira apreendida é usada em revitalização do Parque de Exposições para a Expoacre

Publicado

em

Cerca de 300 metros cúbicos de madeira apreendida pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) está sendo reutilizada pelo governo do Acre na revitalização do Parque de Exposições para a realização da Expoacre 2019. Os insumos foram doados pelo próprio Imac à Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo.

A madeira foi apreendida durante fiscalização ambiental, pois estava irregular. Por lei, madeiras apreendidas são redirecionadas a obras sociais. Com isso, o governo economiza aproximadamente R$400 mil reais, que seriam destinados para a compra do material necessário.

Foi necessário que duas equipes do Imac trabalhassem por dez dias para garantir a utilização do produto e a reforma do parque de exposição. “Isso vai beneficiar não só o espaço, mas a população em geral que vai estar no evento. O parque vai poder recebê-los de forma adequada, com espaço revitalizado”, destacou o presidente do Imac, André Hassem.

Passarão por reforma o palco, a arena de rodeio e as arquibancadas, além de novos espaços que estão sendo construídos como o Agroflorestal.

 

Propaganda

Destaque 4

Chuvas do fim do mês de agosto diminuem as queimadas em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Por causa das chuvas dos últimos dias, é visível a diminuição da fumaça causada pelas queimadas em Cruzeiro do Sul.

Nas duas primeiras semanas de agosto, o cenário ficou desolador e o Corpo de Bombeiros, recebeu cerca de 40 chamadas para apagar queimadas urbanas e rurais no município.

O comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Oliveira, acredita que a atuação da  equipe multidisciplinar composta por membros dos  Bombeiros,  Ministério Público, SEMA e Defesa Civil, que orienta  e também notifica e  autua  os infratores, é  importante para o controle da situação.

Segundo o chefe do  IMAC no Vale do Juruá,  Levy Bezerra, no momento, Mâncio Lima, é a cidade com maior número de focos de queimadas na região.

O  quadro segue   preocupante em todo o Juruá  porque é em setembro, quando as chuvas são ainda mais raras,  que os agricultores intensificam as queimadas no  preparo da terra para os novos plantios e os criadores   expandem  os  pastos.  É hábito local fazer queimadas no dia 7 de setembro.

Fiscalização só depois da Expojuruá

Como o escritório do Imac de Cruzeiro do Sul só conta com quatro técnicos,  equipes do Imac  de Rio Branco chegarão  a Cruzeiro depois da Expojuruá,  com objetivo de ampliar a fiscalização ambiental. “Com o reforço vamos expandir nossa atuação em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves”, cita Levy.

A Expojuruà será realizada de 29 de agosto a 1° de setembro.

Números – Segundo dados da secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA, em todo o Acre,   o número de queimadas cresceu quase 200 % com relação ao ano passado. Se a análise for feita só de agosto,  o aumento é de mais de 400%.

De janeiro a 22 de agosto do ano passado, foram registradas 852 queimadas no Acre.  Número que saltou para 2.498 entre janeiro até 20 de agosto deste ano.  Aumento de mais de 190%.

Em Cruzeiro do Sul até o dia 12 de agosto, o Corpo de Bombeiros havia registrado 36 chamadas para apagar focos de queimadas urbanas e rurais. No mesmo período do ano passado, foram  apenas 4.

 

 

 

 

Continuar lendo

Destaque 4

Após 10 anos, reservatório de água no bairro Comara passa por limpeza

Publicado

em

Começou na última quinta-feira, 22, as operações de limpeza dos reservatórios de água de Rio Branco. O Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) é quem realiza o serviço. A primeira operação de limpeza ocorreu no reservatório do bairro Comara, no Segundo Distrito da capital. Com capacidade para armazenagem de 1.000 m³ de água, o reservatório é utilizado para garantir o abastecimento dos bairros Cidade Nova, Quinze, Taquari, Seis de Agosto, Comara e Via Chico Mendes.

Para a realização do trabalho, as equipes utilizaram motor bomba, iluminação adequada à operação, cordas, escadas, vassouras, rodos, além de pá e enxadas para retirada da areia acumulada no reservatório.

A limpeza periódica das estações e reservatórios garante a qualidade da água que chega à casa do usuário do Depasa. No caso do reservatório do Comara, a operação não era realizada há mais de 10 anos.

O sistema de abastecimento de água de Rio Branco conta atualmente com 11 reservatórios apoiados. A programação para 2019 inclui a limpeza periódica de todas as unidades.

Veja a programação de limpeza dos reservatórios:

02 Calafate e Tucumã 28/08/2019

01 Horto Florestal 30/08/2019

02 Placas e Bem Te Vi 03/09/2019

01 São Francisco 05/09/2019

01 Portal da Amazônia 10/09/2019

01 Santo Afonso 12/09/2019

01 Central Palheiral 17/09/2019

01 Booster ETA I 19/09/2019

01 ETA II 25/09/2019

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.