Conecte-se agora

Em primeira agenda oficial, Tião Bocalom fala em junção de ideias

Publicado

em

Quem torcia pela inserção de Tião Bocalom na linha de frente do atual governo do Acre ficou contente com sua primeira participação em agenda oficial pública, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 15, durante a abertura da programação da Feira de Negócios do Estado, a Expoacre 2019.

Esta foi a primeira aparição de Bocalom ao público numa agenda do governo. Antes disso, ele havia participado apenas de uma reunião entre representantes da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa). Como presidente da Empresa de Assistência Técnica Extrativista do Acre (Emater), Tião Bocalom falou em entrevista à rádio Aldeia FM que a gestão de Gladson Cameli defende o que ele sempre defendeu: “O Acre é um Estado rico e que tem condições de se abastecer, pois possui terras grandes”, afirmou.

Para ele, o que faltava para o Acre produzir era apenas políticas públicas e a extinção do modelo de florestania que foi implantado em governos anteriores. “Temos o compromisso de resgatar o Estado do Acre para que nossas ideias se juntem às ideias das equipes do setor produtivo”, destaca Bocalom.

A proposta agora é fazer valer a máxima de que a população também precisa de trabalho e dinheiro para sobreviver. “Pretendemos estabelecer políticas públicas que geram trabalho e renda e sabemos que a matéria-prima para isso acontecer sairá de nossas terras”.

Bocalom acredita que o Acre dará um grande salto ao longo dos próximos quatro anos.

Propaganda

Acre

Emerson Jarude, Gabriel Santos e Jackson Viana debatem “Cidades Inteligentes” no Acre 2050

Publicado

em

Fotos: Douglas Barros

Na noite desta quinta-feira (05), no Cine Teatro Recreio, por volta das 18h, iniciou o evento Acre 2050, com o tema “Rio Branco do futuro – como pensar uma Rio Branco inteligente e economicamente viável?”.

O encontro foi dividido em três painéis com tempo médio de 20 minutos de duração/cada.

No primeiro Painel do Acre 2050, o tema foi “Cidades Inteligentes” com a mediação do advogado Marcelo Zamora, e os convidados: Gabriel Santos, Jackson Viana e Emerson Jarude.

O vereador Emerson Jarude (sem partido) disse que Rio Branco não é uma cidade inteligente e que a sociedade precisa traçar um planejamento para o futuro.

Fotos: Douglas Barros

“Precisamos investir nas pessoas e principalmente na educação infantil para a gente ter uma sociedade melhor no futuro, segundo precisamos criar soluções tecnológicas, nós temos um potencial enorme em energia solar e não temos ninguém fomentando isso e, precisamos ajudar a iniciativa privada e buscar as indústrias para trazer emprego e renda”, ponderou Jarude.

Para Gabriel Santos, do Movimento Acredito e Renova BR, só é possível discutir uma Rio Branco inteligente e economicamente viável se chamar todo a população para essa construção.

“Precisamos discutir um novo pacto federativo com a maior descentralização de recursos da União e depois saber qual é a prioridade da prefeitura de Rio Branco e hoje a gente não sabe. A gente precisa repensar isso e se perguntar porque a gente precisa de uma cidade inteligente. A gente precisa resolver os problemas básicos, como saúde e saneamento básico, e precisamos falar de sustentabilidade porque isso é um problema conjunto, é um caminho longo, mas tem muita gente pra resolver”.

Já para Jackson Viana, Presidente da AAJAL e Embaixador do Brasil em Harvard, disse que a cidade tem que pensar nas suas particularidades e pensar em investir em educação pública e destacou que é necessário investir e procurar a parceria público-privada.

Fotos: Douglas Barros

Continuar lendo

Acre

Nicolau Júnior acompanha Davi Alcolumbre em agenda no Juruá

Publicado

em

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM) iniciou nesta quinta-feira (5) sua agenda em Cruzeiro do Sul. O presidente do Congresso Nacional começou sua visita no Juruá pela travessia entre os municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, local onde deve ser construída uma ponte ligando os dois municípios.

A ponte é uma reivindicação antiga dos moradores daquela região. Atualmente, a travessia de veículos e passageiros é feita por uma balsa custeada pelo governo do Estado e outras menores e particulares que cobram até R$ 10 pelo serviço.

Durante a visita, o senador David Alcolumbre anunciou que já foram garantidos R$ 7 milhões para a elaboração do projeto de viabilidade para interligação entre Brasil e Peru, através do Juruá. Já está no orçamento para 2020. A construção da ponte está inserida neste projeto.

O anúncio foi bastante comemorado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior (PP). “Sabemos o quanto essa ponte é importante para os moradores dessa região. Trata-se de um sonho antigo da população do Juruá. Agradeço o empenho do governador Gladson Cameli, do vice Major Rocha e dos nossos senadores Sérgio Petecão, Mailza Gomes e Márcio Bittar, a atuação deles foi fundamental para garantir esse importante recurso. Destaco ainda o apoio dos prefeitos de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro; Rodrigues Alves, Sebastião Correia; e Mâncio Lima, Isaac Lima”, enfatizou.

 

Ainda em Cruzeiro do Sul, Nicolau Júnior acompanhou o presidente do Senado no Encontro Bilateral Brasil – Peru, que foi realizado no Sesc do município e que contou com a presença de empresários e políticos dos dois países. O evento aconteceu com o objetivo de avançar na integração comercial entre o Brasil e Peru, acelerar ações como a efetivação de linhas aéreas entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa e na construção da BR-364, de Mâncio Lima até a fronteira com o Peru.

“Estou muito feliz com esse momento, quando recebemos o apoio fundamental do Presidente do Congresso Federal para conseguir a tão sonhada integração entre os dois países, fortalecendo assim o comércio, o turismo, a economia de modo geral, e todos os setores que promovem o desenvolvimento. Não é de hoje que estamos trabalhando no sentido de estreitar os laços com o país vizinho, o intercâmbio comercial é importante para os dois países bem como para o Estado do Acre. Nós só temos a ganhar com essa parceria”, frisou Nicolau Júnior.

Agência Aleac

Continuar lendo
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.