Conecte-se agora

Reserva Extrativista recebe escola rural, centro tecnológico e núcleo de artesanato

Publicado

em

Um dia para ficar marcado na vida dos moradores da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, localizada na zona rural do município de Sena Madureira. Nesta sexta-feira, 12, o local recebeu inúmeras boas visitas para a inauguração de três importantes instituições, entre elas a escola rural José Siqueira dos Santos, o Centro Tecnológico e o Centro de Artesanato Cazumbarte.

O prefeito Mazinho Serafim não conteve a emoção de contribuir com a nova vida dos residentes da Reserva Cazumbá. Ao lado do governador do Estado do Acre, Gladson Cameli e demais parceiros do município, Serafim afirmou que o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos moradores de Sena Madureira está sendo inteiramente cumprindo.

“A inauguração destes espaços é a prova de que estamos trabalhando para honrar a comunidade do Cazumbá-Iracema da maneira que foi prometida: dando melhores condições de vida, de trabalho e de aprendizagem. Tudo isso é para a comunidade. Estou satisfeito com a parceria firmada com o governo do Acre, pois somente a união dos poderes é capaz de fazer as coisas acontecerem e beneficiar nossa população”, ressaltou Mazinho.

A deputada estadual Meire Serafim também prestigiou a inauguração dos espaços. Para a parlamentar o momento foi de extrema felicidade. “É de grande importância a entrega desses estabelecimentos, principalmente a escola rural, que vai oferecer um ensino de qualidade para os jovens. Me sinto lisonjeada por poder contribuir e apoiar mais esta ação da prefeitura”.

O governador Gladson Cameli também já acenou recursos para dar continuidade aos serviços de pavimentação das ruas de Sena Madureira e na via principal que dá acesso à Reserva do Cazumbá-Iracema. Além disso, a prefeitura do município também irá receber equipamentos que vão abastecer a Usina de Beneficiamento de Castanha. “A usina vai funcionar em parceria com a Reserva do Cazumbá-Iracema e beneficiar a própria comunidade, gerando mais emprego e renda. Dessa forma melhoramos a vida das pessoas que moram na zona urbana e rural”, proferiu Mazinho Serafim.

Hoje, mais de 40 famílias moram próximas umas às outras, em forma de vila e compartilhando espaços coletivos na comunidade do Núcleo Cazumbá. Sala de informática, salas climatizadas, internet, novas instalações escolares, tudo isso agora à disposição dos moradores da comunidade rural.

O Núcleo Produtivo de Artesanato Cazumbarte foi inaugurado com investimento social da Fundação Banco do Brasil, com recursos do Fundo da Amazônia e Ecoforte. Participaram da solenidade de inauguração equipes de governo do Acre, o vice-prefeito de Sena, Gilberto Lira, vereadores do município, parlamentares estaduais, secretários municipais e estaduais, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), moradores da comunidade, estudantes e artesão de Sena Madureira.

Homenagem

A Escola Rural José Siqueira dos Santos recebeu esse nome em homenagem a um líder que se doou a comunidade do Cazumbá-Iracema desde que chegou ao local, em meados de 1979, até 2013, quando faleceu.

Ele se tornou presidente da Associação de Seringueiros do Seringal Cazumbá e, apesar de não ter tido oportunidade de estudar, fez questão de oferecer estudo aos filos.

Trabalhou na construção da primeira escola da comunidade e construiu mais de 50 residências dentro da Reserva.

Propaganda

Cidades

Brasileia sedia fase regional de futsal dos Jogos Escolares 2019

Publicado

em

Depois de sediar a fase municipal, Brasileia realizou na quinta-feira, 18, a abertura dos Jogos Escolares 2019, fase regional de futsal do Alto Acre, no Ginásio de Esportes Eduardo Lopes Pessoa. A cerimônia contou com a presença da Prefeita Fernanda Hassem, Gerente de Esportes Clebson Venâncio, professor Vladimilson Coordenador Geral dos Jogos Escolares, Coordenadoras dos Núcleos de Estado de Educação dos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, Silvia Pacheco e Rosimari Ferreira e equipe.

A parceria entre governo do estado e prefeitura vem resgatando a autoestima dos estudantes-atletas e também de toda a comunidade local, realizando os jogos escolares desde a fase municipal à regional, onde os campeões irão representar a sua região em Rio Branco, durante a fase estadual.

A prefeita, Fernanda Hassem, destaca a importância dos jogos para o esporte do município.

“Quero parabenizar o Governo do Estado e equipe de Esporte, além das escolas estaduais. Brasileia está sediando e a prefeitura sempre será parceira das boas ações e iniciativas. Que o estado possa continuar investindo nas atividades esportivas escolares e que possamos estar incentivando ainda mais o esporte em nosso município, ” destaca a Fernanda.

O Coordenador Geral dos Jogos Escolares, professor Vladimir, também falou a respeito. “Os campeões da fase regional irão participar da fase estadual de futsal, que acontecerá em Cruzeiro do Sul e de handebol em Rio Branco. Estamos alegres com essa realização” destacou o coordenador.

A fase regional dos jogos acontecem simultaneamente em Brasileia com o futsal e em Epitaciolândia, handebol, durante três dias e conta com a participação de equipes dos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil, nas modalidades de 12 a 14, e 15 a 17 anos, masculino e feminino, com participação de mais de 190 atletas.

Continuar lendo

Cidades

Quase 5 mil eleitores do Vale do Juruá têm títulos cancelados, informa justiça eleitoral

Publicado

em

A Justiça Eleitoral do Acre cancelou 4.700 títulos eleitorais em quatro municípios da região do Vale do Juruá. Isso porque o referido número de cidadãos não regularizaram a situação pendente junto ao órgão durante o recadastramento biométrico ocorrido este ano em Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Portanto, todos estes que não fizeram regularizaram o documento, terão o título cancelado na região da 4ª Zona Eleitoral do estado. Apesar de ter alcançado mais de 80% do eleitorado nas quatro cidade durante o processo de atualização cadastral, quase 5 mil eleitores deixaram de comparecer ao órgão.

Como consequência do cancelamento do título, os mais de 4 mil eleitores não poderão votar nas eleições municipais do ano que vem, na escolha de prefeito e vereador. Além disso, ficam suspensos do recebimento de benefício social previdenciário, não poderão assumir cargo público, nem fazer empréstimo bancário.

No entanto, os eleitores com pendências podem procurar o cartório até maio do próximo ano para regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.