Conecte-se agora

Estudante com braço quebrado passa cinco noites no corredor do PS

Publicado

em

A estudante V.B.S. que pediu que não tivesse o nome completo divulgado é um exemplo do retrato atual do setor de ortopedia no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco.

Convivendo com a falta de profissionais especializados, falta de materiais para cirurgia, e falta de espaço, é complicada a situação dos pacientes que precisam desse tipo de atendimento.

V.B.S. conta que sofreu um acidente de moto na última segunda-feira, 08. Levada ao Huerb, ficou todos esses dias em uma maca no corredor do Hospital. “Tô aqui desde segunda-feira, não tem leito suficiente pra todo mundo. Então, os que estão chegando vão ficando nos corredores”, diz.

A paciente relata que falta material para cirurgia ortopédica nas pernas. “Isso que estou dizendo é a explicação que recebemos dos próprios servidores. Como falta material para fazer cirurgia de perna, tem paciente esperando há dois meses. Como esses estão aqui há muito tempo, estão em leitos. Como a cirurgia de braço demora menos, somos acomodados nos corredores”, explica V.

Fotos enviadas ao ac24horas mostram dezenas de pacientes em macas espalhados pelos corredores do Huerb. A denunciante conta como é passar a noite em uma maca no corredor da maior unidade de emergência do Acre. “O paciente acomodado no corredor tem uma maca com colchão, um lençol e uma cadeira de plástico para o acompanhante. O problema é que essas macas são extremamente estreitas, então você nem respira, se não cai. A luz é na cara toda hora, por volta das 23 horas desligam as luzes do corredor e fica acesa só a do posto de enfermagem. Só que quando é mais ou menos 3 da madrugada é hora da medicação de alguns pacientes então acendem as luzes do corredor e todo mundo acorda”, diz.

Por fim, a estudante cobra que algo seja feito. “Material é algo que se pode comprar, então tem que ver onde está a falha, se a verba tá sendo repassada, se o erro é da administração ou do governo. Onde tá o erro e como pode consertar? Isso precisa ser respondido, porque enquanto o responsável por essa falha tá em casa, a população que paga impostos pra usar esse serviço tá aqui num corredor sem ninguém que lute por ela”, destaca V.B.S.

Depois de 5 dias no corredor do Huerb, a paciente foi informada que receberá alta neste sábado, 13, e vai esperar em casa por uma cirurgia marcada para o próximo dia 23 de julho.

A direção do Huerb não foi encontrada para comentar o caso.

Propaganda

Acre

Em Xapuri, homem é esfaqueado e morre com punhal na mão

Publicado

em

O crime ocorreu no bairro Sibéria por volta das 20h30 desta sexta-feira, 20. A Polícia Militar está no local e uma guarnição faz buscas pelo suspeito do homicídio em uma área rural nas imediações da comunidade.

A vítima, segundo informações de moradores, é conhecida pela alcunha de Zé da Orlene. A Polícia Civil foi acionada para fazer os procedimentos de costume, mas ainda não há informações sobre detalhes ou possíveis motivações do crime.

Mais informações em instantes.

Continuar lendo

Acre

Sesacre abre processo para apurar atraso de medicamentos

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) publicou na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 20, um documento que notifica uma distribuidora de medicamentos e produtos hospitalares com a abertura de um Processo Administrativo. O processo, segundo documento, pretende apurar a conduta praticada pela empresa, que é apontada de não ter entregado no prazo contratual estabelecido, os medicamentos ao Estado que possuíam uma ordem de entrega.

A entrega não foi cumprida. Os insumos hospitalares, conforme publica a secretária da pasta, Mônica Feres, seriam para atender as necessidades das unidades de saúde pertencentes à rede hospitalar do Estado do Acre, na capital e demais municípios.

A empresa terá o prazo de cinco dias úteis para apresentar defesa prévia, a contar da data do recebimento da notificação, podendo estar sujeita a aplicação de sanções administrativas prevista em cláusulas, caso não apresente um posicionamento.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.