Conecte-se agora

Celso Amorim: Bolsonaro coloca o filho, Lula não nomeou nenhum político como embaixador

Publicado

em

Em sua coluna semanal no site Nocaute, do jornalista Fernando Morais, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim comentou a possibilidade de indicação do deputado federal e filho do presidente da República Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

“Há muitos aspectos tristes nesse processo. Primeiro, o nepotismo”, diz Amorim. “Nem sequer, digamos, ditaduras que tenham verniz se permitem a esse tipo de nomeação. Segundo, há também uma impropriedade diplomática. Você não anuncia a indicação de um embaixador sem antes pedir um agrément (consulta ao Estado receptor se este está de acordo com a indicação), se dá a chance a um governo junto ao qual o país será creditado de dizer se quer ou não quer receber, isso é prática universal. É claro que dada a natureza da relação entre os presidentes Bolsonaro e Trump se pode presumir que Trump vai aceitar de bom grado, mas de qualquer maneira é uma praxe diplomática que está sendo quebrada, e não é bom.”

Amorim destaca, como terceiro aspecto, o fato de Eduardo Bolsonaro ter demonstrado um comprometimento político explícito com o atual mandatário norte-americano. “Também uma coisa que surpreende é que (Eduardo Bolsonaro) é uma pessoa que usou o boné (de Trump). Verdade que é o presidente atual, mas daqui a um ano tem eleição nos Estados Unidos. Como será?”, pergunta.

Ele também comparou a possível indicação com a praxe diplomática adotada durante os governos do PT. “É muito comum se ouvir que o presidente Lula e o PT iam aparelhar o Itamaraty. A tradição sempre foi que a grande maioria dos postos de embaixador era preenchida por funcionários de carreira, mas sempre houve exceções, até o primeiro mandato do Lula houve três, acho. Mas no segundo mandato de Lula, pela primeira vez na história, todos os embaixadores brasileiros tinham feito concurso do Instituto Rio Branco, eram todos diplomatas de carreira. Veja bem o que é ‘aparelhamento’: esse (Bolsonaro) coloca o filho, o Lula não nomeou nenhum político como embaixador.”

O ex-chanceler demonstrou preocupação em relação à forma como a política externa brasileira tem sido conduzida no atual governo. “As tradições do Estado brasileiro sempre foram respeitadas, e se tem uma instituição que representa o Estado brasileiro é o Itamaraty, que sobreviveu a várias situações difíceis e constrangedoras, como o golpe de 1964, mas nada parecido com o que ocorre hoje.”

“Há um outro aspecto: quem foi a primeira pessoa, pelo menos que eu vi, que festejou a nomeação de Eduardo Bolsonaro? Steve Bannon, que diz que ele (Eduardo) é o ideal para um ‘movimento’, como ele chama, que é uma conjugação das forças de direita no mundo mas especialmente nesse caso, no continente americano”, destaca Amorim. “Então há um perigo adicional de se estar criando uma espécie de ‘eixo’ – vou até falar essa palavra com um pouco de pudor e temor por causa da História – mas parece ser um eixo com uma certa direção que não é boa.”

Fonte: Brasil 247

Propaganda

Destaque 4

Após meses de intensa reforma, nova Escola SENAI será apresentada nesta quinta-feira (14)

Publicado

em

Após nove meses de intensa reforma, na tarde desta quinta-feira, 14 de novembro, a Nova Escola SENAI será apresentada à sociedade. A solenidade de reinauguração está prevista para as 17h, seguida de visitação pelas novas instalações da unidade, orientada por alunos dos cursos oferecidos na instituição.

Ao todo, foram investidos R$ 6 milhões no projeto, que visa à melhoria dos ambientes de aprendizagem, novos laboratórios, acesso amplo à internet, novos espaços, novos mobiliários, área de lazer e muito mais. De acordo com o diretor regional do SENAI, João César Dotto, a Nova Escola SENAI está adequada à nova Revolução Industrial.

“Estamos na era da Indústria 4.0, com novas tecnologias e novas formas de aprender. Logo, a Escola SENAI, que é a melhor instituição do estado para formação profissional para a indústria, não poderia parar no tempo. Fizemos adequações de olho no futuro”, sintetizou ele.

Serviço

O quê: Apresentação da Nova Escola SENAI.
Quando: Quinta-feira, 14 de novembro, às 17h.
Local: Av. Epaminondas Jácome, 1260, Cadeia Velha.

Continuar lendo

Destaque 4

Você sabia que um cantor português tem sido um dos destaques das noites de Rio Branco?

Publicado

em

Quem sai nas noites de Rio Branco para um barzinho ou um restaurante já deve te se deparado com a voz de Mário Portuga. Além da afinação, o português oferece algo carente na atualidade da noite acreana, dominada pelo sertanejo universitário. Suas canções são sucessos internacionais das décadas de 70, 80 e 90. Clássicos de Dire Straits, Prince, Elton John, Bee Gees e Scorpions fazem parte do repertório do Portuga.

Você sabia que a melhor opção musical atual no Acre vem de Portugal? Se não sabia, se delicie com o repertório de clássicos internacionais de Mário Portuga, que faz sucesso na noite acreana e é o convidado de Leônidas Badaró para uma Boa Conversa. Assista!

video

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.