Conecte-se agora

Caravana do Desenvolvimento qualifica quase mil pessoas em Feijó

Publicado

em

Durante quase um mês, a cidade de Feijó, localizada no Vale do Juruá, respirou a Caravana do Desenvolvimento. O projeto do Sistema Federação das Indústrias do Acre, que nesta edição contou com as parcerias da Prefeitura Municipal, Sebrae e Senac, ofertou 30 cursos profissionalizantes gratuitos à população. E o sucesso da iniciativa pode ser comprovado com um número expressivo: quase mil pessoas foram qualificadas.

Para celebrar esses resultados, uma grande festa marcou a entrega dos certificados aos alunos concludentes. A solenidade foi realizada na noite desta sexta-feira, 12, na Escola Estadual José Gurgel Rabelo. Durante a abertura da solenidade, o presidente da FIEAC, José Adriano, ressaltou a satisfação de poder contribuir para que Feijó tenha, a partir de agora, além mão-de-obra qualificada, uma população com esperança de dias melhores.

“Agradeço a todos os parceiros, colaboradores e instituições que contribuíram para o sucesso desse mutirão de qualificação em Feijó. Tivemos mais de 1,2 mil alunos inscritos. Por isso, fiz questão de vir na primeira semana dos cursos, ainda no mês de junho, para incentivar que os estudantes aproveitassem essa grande oportunidade. E, pela quantidade de pessoas que vemos aqui para receber seus certificados, nota-se que fizeram o que nós realmente esperávamos”, frisou José Adriano.

O presidente também falou sobre o esforço com que o Sistema S trabalha para se manter de pé e enalteceu a importância de suas instituições, sobretudo no que diz respeito à oferta de qualificação profissional para ajudar a desenvolver o Acre e o Brasil. “Não medimos esforços para mantermos a excelência de nossos serviços. Vocês estão recebendo certificados de instituições como SESI, SENAI, Senac e Sebrae, reconhecidos no Brasil e internacionalmente, portanto, estão em um patamar elevado de conhecimento. Sigam firmes em seus propósitos e contem com o Sistema FIEAC”, ressaltou o empresário.

Augusto Nepomucena, coordenador da Caravana do Desenvolvimento e presidente do Sindicato da Indústria de Móveis do Acre (Sindmóveis), lembrou que é a segunda vez que a iniciativa de qualificação profissional beneficiou a população feijoense. “São dezenas de cursos de total qualidade e que realmente preparam para o mercado de trabalho. É um passo importante para que vocês tenham sucesso em suas profissões”, assinalou.

O anfitrião Kiefer Cavalcante, prefeito de Feijó, enalteceu o legado que a Caravana do Desenvolvimento deixa para o município. “É gratificante ver esse grande número de pessoas qualificadas em nosso município, em uma grande parceria com a FIEAC, Sebrae e Senac. Nossa população tem muito talento e necessitava dessa grande oportunidade de qualificação, que renova as esperanças e traz otimismo para nossos jovens e para toda a população. Feijó diz muito obrigado ao presidente José Adriano e ao Sistema FIEAC”, discursou o prefeito.

Também presente ao evento, o deputado estadual Cadmiel Bonfim, que é de Feijó, fez questão de demonstrar toda sua alegria pela passagem da Caravana do Desenvolvimento pela cidade. “Fico muito contente de ver esses resultados excepcionais. Isso dá um novo ânimo para todo o município. Quase mil alunos formados nos mais diversos cursos. Não tenho dúvidas de que essa qualificação abrirá um leque de oportunidades, com mão-de-obra capacitada e os novos empreendedores que surgirão. Sempre digo que o sucesso é a junção de oportunidade e qualificação. O Sistema FIEAC qualificou e agora vamos esperar que surjam as oportunidades”, acrescentou o parlamentar.

Também estiveram presentes na solenidade Socorro Lima, representante da direção do SENAC, vereadores e secretários municipais.

Caravana para todas as tribos – Além de alunos de todas as idades, chamou atenção a grande presença de indígenas nos cursos da Caravana do Desenvolvimento. Eles saíam de diferentes aldeias, usando como transporte canoas, bicicletas ou outros veículos – sem se importar com o tempo de deslocamento – mas marcaram presença nas aulas e, obviamente, não deixaram de comparecer na solenidade de certificação.

O casal Sandreia da Silva Situba Kaxinawá e Francisco Nadson de Araújo Ferreira, o Ixã, índios Huni Kuî que moram na aldeia Belo Monte, no Baixo Rio Envira, é um exemplo de determinação. Eles têm uma filha de seis meses e muitas vezes levar a bebê aos cursos para não perder as aulas.

“Fiz o curso de auto liderança, que me ajudará a organizar melhor meu trabalho junto ao meu povo na escola indígena onde trabalho. Já a minha esposa fez redação para o Enem e o curso de alimentação e saúde, que também irá ajudá-la. Além do conhecimento, gostamos muito da Caravana do Desenvolvimento por oportunizar o compartilhamento de experiências com os não-indígenas”, contou Ixã.

Professores reconhecidos – Os professores dos cursos da Caravana do Desenvolvimento marcaram presença na solenidade de certificação e foram exaltados pelos alunos. Rosiney Cretaro, que ministra os cursos de pizzaiolo, pães massas especiais, além bolos e tortas, foi uma dos docentes mais festejada.

Ela conta que atua no SENAI há cinco anos e tem mais de 30 anos de experiência no segmento de alimentação. “É muito gratificante ver o empenho, a participação e o entusiasmo dos alunos em buscar aprender. Nós criamos um vínculo durante essa passagem de quase um mês pela cidade e retornarmos para Rio Branco de coração partido”, comentou a professora.

Além da festa por receber seus certificados, os alunos também participaram de sorteios de brindes ofertados pelo Sistema FIEAC a todos os participantes dos cursos da Caravana do Desenvolvimento em Feijó.

 

 

Propaganda

Acre

Em Xapuri, homem é esfaqueado e morre com punhal na mão

Publicado

em

O crime ocorreu no bairro Sibéria por volta das 20h30 desta sexta-feira, 20. A Polícia Militar está no local e uma guarnição faz buscas pelo suspeito do homicídio em uma área rural nas imediações da comunidade.

A vítima, segundo informações de moradores, é conhecida pela alcunha de Zé da Orlene. A Polícia Civil foi acionada para fazer os procedimentos de costume, mas ainda não há informações sobre detalhes ou possíveis motivações do crime.

Mais informações em instantes.

Continuar lendo

Acre

Sesacre abre processo para apurar atraso de medicamentos

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) publicou na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 20, um documento que notifica uma distribuidora de medicamentos e produtos hospitalares com a abertura de um Processo Administrativo. O processo, segundo documento, pretende apurar a conduta praticada pela empresa, que é apontada de não ter entregado no prazo contratual estabelecido, os medicamentos ao Estado que possuíam uma ordem de entrega.

A entrega não foi cumprida. Os insumos hospitalares, conforme publica a secretária da pasta, Mônica Feres, seriam para atender as necessidades das unidades de saúde pertencentes à rede hospitalar do Estado do Acre, na capital e demais municípios.

A empresa terá o prazo de cinco dias úteis para apresentar defesa prévia, a contar da data do recebimento da notificação, podendo estar sujeita a aplicação de sanções administrativas prevista em cláusulas, caso não apresente um posicionamento.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.