Conecte-se agora

Socorro Neri prestigia abertura do RB Graffiti, o encontro internacional de Grafiteiros

Publicado

em

Rio Branco sediou a abertura do Encontro Internacional dos Grafiteiros, o RB Graffiti, ocorrido nesta sexta-feira (12). O evento ocorreu no Memorial dos Autonomistas e esta é a terceira edição do RB Graffiti, promovido pelo grupo Aquiry Crew. O encontro de grafiteiros irá realizar atividades até o dia 21 de julho.

O evento promete uma verdadeira intervenção cultural em Rio Branco. São mais de cem artistas, entre grafiteiros e rappers locais, nacionais e internacionais, participando diretamente das atividades, que também irão ocorrer no município de Cruzeiro do Sul, levando grafite, música, dança, poesia, cultura de paz e consciência ambiental.

“Este é um festival de trocas humanas, de criação artística e de conscientização social. É um evento que reúne diversos movimentos e permite que a sociedade conheça melhor o universo do grafite e outras linguagens das culturas urbanas. O RB acaba funcionando como um grande catalizador dessas iniciativas”, afirma Matias Souza, um dos organizadores do evento.

A prefeitura de Rio Branco prestigiou a abertura do RB Graffite. Para Socorro Neri, o evento se preocupa com as artes urbanas, mas também com movimentos de resistência. “Temos aqui visitantes de vários estados brasileiros e de outros países. Gente de boa qualidade que vai contribuir com essa cultura, fazendo intercâmbio com os grafiteiros locais, de modo que deixarão nossa cidade mais bonita e colorida. Um movimento que prega a paz e a equidade de gênero”, destacou Neri.

O evento também terá uma programação no morro do Preventório. Lá, além das intervenções de grafite, terá plantio de mudas, oficinas e apresentações culturais, entre outros. As artes serão feitas pelos artistas no reservatório de água do bairro, casas dos moradores e no muro da escola Heloísa Mourão Marques.

Para Esther Silva, uma das organizadoras, a inovação vai permitir a revelação de muitas grafiteiras, e o reconhecimento de outras que já desenvolvem um trabalho consistente.

RB Fest 2019

No próximo domingo, dia 14, vai ocorrer o ponto alto da programação do RB Graffiti, a RB Fest. Realizada no espaço cultural Massemba (Avenida Norte, 860 – Tucumã), serão realizados vários shows de artistas locais, e uma atração nacional: o MC Marechal.

O rapper carioca vem pela primeira vez a Rio Branco e traz um show de resistência e crítica social, encerrando a etapa Rio Branco do evento. De 16 a 21 de julho, o festival segue para Cruzeiro do Sul.

Propaganda

Cotidiano

Mais de 500 caçambas de lixo já foram retiradas do Parque de Exposição Wildy Viana

Publicado

em

Durante os serviços de limpeza e recuperação do Parque de Exposição Wildy Viana, os trabalhadores de diversas secretarias já retiraram mais de 500 caçambas de lixo no local. Quem afirmou foi a própria secretária de Turismo e Empreendedorismo do Acre, Eliane Sinhasique, que está comandando os serviços para a realização da Expoacre 2019.

Detentos de presídios do estado também estão auxiliando os serviços no local, por meio de uma parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). Ao todo, o governo já fez a recuperação de ruas no parque, com asfaltamento, das arquibancadas da arena de rodeio e supriu a questão da falta d’água no parque. Alguns serviços ainda serão realizados até o primeiro dia de Expoacre. Trabalham juntas as secretarias: Imac, Seinfra, Depasa, Deracre, Sema e outras.

Continuar lendo

Cotidiano

Governo quer continuar usando Parque de Exposição após Expoacre 2019

Publicado

em

O Governo do Estado pretende continuar usando os espaços do Parque de Exposição Wildy Viana, em Rio Branco, após a realização da Expoacre 2019. A ideia é fazer com que o local, que ficava fechado durante o ano inteiro e aberto somente para a Feira Agropecuária, agora sirva de atrativo para a comunidade com diversos serviços.

Segundo o governador Gladson Cameli, a proposta visa valorizar o Parque de Exposição. “Quando acabar não vou deixar que o parque fique fechado”, garantiu em entrevista nesta segunda-feira, 22, na Radio Aldeia FM. Cameli ressaltou que todos os anos se gasta muito dinheiro para recuperar o espaço, portanto, quer utilizar o espaço em outras ocasiões.

“Estamos conversando com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e todo o Sistema “S”, para encontramos um meio de deixar o parque funcionando”, disse Cameli.

Há propostas de construir um núcleo de segurança no local. “Podemos montar um feirão de automóveis, de móveis, incentivar os empresários locais a manteres seus restaurantes lá dentro”, falou a secretária de Turismo e Empreendedorismo, Eliane Sinhasique.

No Local, já é possível avistar moradores da região fazendo caminhadas depois que o parque foi limpo. “Vamos fazer uma sinalização como se fosse uma minicidade para que possa funcionar também após a feira”, completou Sinhasique.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.