Conecte-se agora

Pagamento de bolsistas do antigo Instituto Dom Moacyr já está sendo efetivado

Publicado

em

Sem receber seus salários há alguns meses, os bolsistas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que trabalham no Instituto de Educação e Pesquisa Tecnológica (IEPETC), antigo Instituto Dom Moacyr (IDM), já estão com a situação financeira sendo regularizada desde o mês passado.

O anúncio foi feito pelo presidente do IEPETC, o engenheiro florestal Francineudo Costa, que mesmo tendo assumido a pasta recentemente, disse que regularizar o pagamento dos trabalhadores era uma de suas prioridades do governo Gladson Cameli, além do compromisso do próprio Instituto que é de oferecer uma educação técnica de qualidade para o Acre.

“Primeiros estamos fechando um ciclo dos meses mais atrasados até regularizarmos 100% dos pagamentos de todos os bolsistas do estado. Fizemos uma força tarefa para organizar a parte burocrática para regularizar a situação dos processos que estavam paralisados. Como o IDM tinha sido extinto não podia operar nada, até que fosse possível alterar nome e transferir o CNPJ. Depois que passamos por toda essa fase de organização, após a nova reforma realizadas pelo governo, focamos na regularização dos bolsistas e dos contratos. Desde então nossa equipe tem se debruçado nesta questão para realizar esses pagamentos de imediato”, destaca.

O salário dos bolsistas havia sido suspenso após a reforma administrativa, que acabou extinguindo o IDM, e as remunerações só poderiam ser realizadas por meio do CNPJ do antigo Dom Moacyr, tendo em vista que o pagamento dos bolsistas é feito por meio de um convênio entre os governos estadual e federal.

Francineudo destaca ainda que com a alteração na Reforma Administrativa, chamada “reforma da reforma”, aprovada no mês de maio na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), um esforço conjunto do governador Gladson Cameli para manter o equilíbrio fiscal do estado, foi possível reverter alguns impasses burocráticos e sanar o débito. Com salários entre R$ 1.720,00 a R$ 2.500,00, cerca de 300 bolsistas já receberam os salários atrasados de março e abril.

“Estamos colocando em dia todos os pagamentos atrasados dos bolsistas, que estavam há alguns meses sem receber. Um esforço conjunto para destravar os recursos e custear nossas despesas fixas”, pontua o presidente.

A estrutura do IEPTEC conta hoje com sete centros de ensino, sendo cinco em Rio Branco, um em Cruzeiro do Sul e um em Plácido de Castro, além de um núcleo em Tarauacá. Na capital estão localizados o Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Serviços Campos Pereira, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, e a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, Usina de Artes João Donato e Escola Florestal Roberval Cardoso.

Propaganda

Acre 01

Ator acreano surpreende Fernanda Montenegro no Rio de Janeiro

Publicado

em

Os amigos acreanos Júnior Rodriguez e Wesley Sussuarana saíram de Rio Branco para assistir a shows do Rock In Rio na semana passada. Mas Júnior já havia reservado o compromisso de prestigiar o lançamento do livro ‘Memórias’, da atriz global Fernanda Montenegro, de quem é um verdadeiro fã. O jovem é formado em Direito e atua como assessor jurídico no Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), mas também é um entusiasta das artes cênicas e trabalha como ator na Companhia de Teatro Expressão.

O lançamento do livro ocorreu na última quarta-feira, 9, em um shopping do bairro Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro. Os amigos chegaram antes mesmo do estabelecimento abrir, às 9h30 – a atriz chegaria ao local por volta das 19 horas, uma espera de quase 10 horas na fila. “Assim que abriu [o shopping] a gente correu para a Livraria Travessa, que também estava abrindo, para garantir o primeiro lugar. As senhas só começariam a ser distribuídas às 17h e a Fernanda chegaria às 19h. Mas a gente não abria mão de sermos os primeiros” contou Rodriguez ao ac24horas.

De 10 da manhã até às 19 da noite era muito tempo na fila. “Foi aí que fizemos amizade com uma garota daqui [Rio de Janeiro], que chegou um tempo depois e ficamos revezando com ela para ir ao banheiro, beber água e almoçar”, explica o ator acreano. Ele completa que foi para o Rock in Rio, mas antes de ir já sabia que ia ter o lançamento do livro. “Eu tinha falado: “Wesley, nós vamos e vamos ser os primeiros”. Os amigos cumpriram a promessa.

Enquanto eles esperavam na fila, Júnior Rodriguez decidiu fazer um desenho para entregar a atriz. O momento mais emocionante para ele foi o interesse de Fernanda Montenegro ao saber que ele também é ator. “Ela se interessou e quis saber meu nome. Falei que era “Júnior Rodriguez, com Z”, ela olhou pra mim e disse quase como quem faz uma profecia, quase como uma benção: “Rodriguez? Ah, que legal! Que tal só Rodriguez?”. Esse momento ele diz que foi arrepiante e o marcou profundamente. “Porque de nomes artísticos ela entende perfeitamente”, explica.

Segundo os amigos, a reação da atriz ao saber que ambos eram do Acre e que Júnior havia feito um desenho para ela foi inesquecível. “Ela foi muito fofa. Muito especial”, comemoram os acreanos.

Continuar lendo

Cidades

Acreano é Campeão Pan-Americano de Jiu-Jitsu no Uruguai

Publicado

em

O paratleta acrecano, Wendell Barbosa, prova a cada luta que se tornou uma fábrica de ganhar títulos no jiu-jitsu.

A mais nova conquista foi nesta sexta-feira, 11, em Punta Del Leste, no Uruguai, quando Wendell se tornou Campeão Panamericano.

Em uma rede social o atleta que já contou sua história no Boa Conversa falou da emoção em conquistar o título que é inédito em sua carreira.

“Muita Emoção dentro do meu coração nesse momento! Campeão Pan-Americano, uma medalha inédita para meu país e pro meu Estado #Acre muito feliz em representa o Brasil nesse evento tão grande! Obrigado Deus por me levar em lugares aonde nunca imaginei estar! Te amo Deus! Toda honra e glória pra ti Deus! Obrigado minha família, amigos companheiros de treino! Obrigado por todas as mensagens de incentivos de vocês todos! Não tenho palavras pra descrever oq estou sentindo”.

Aos 29 anos, Wendell tem expressivas conquistas na carreira, como o título mundial conquistado em Abu Dhabi no ano passado e faz parte da seleção brasileira de Jiu-jitsu.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.