Conecte-se agora

Em sábado de frio, acreanos vão ao centro de Rio Branco com “capa”, agasalhos e cachecóis

Publicado

em

Com a possibilidade deste sábado, 6, ser o dia mais frio de 2019 no Estado do Acre, a movimentação no centro de Rio Branco não deixou de ser intensa e revela, por meio de fotografias registradas pelo talentoso Sérgio Vale, que o acreano tirou a capa, o agasalho ou qualquer outro tipo de vestimenta para enfrentar as baixas temperaturas anunciadas pelo pesquisador meteorológico Davi Friale no inicio da semana. A expectativa é que durante a noite e a madrugada de sábado para domingo, a temperatura chegue aos 12 graus. Ás 10h da manhã de hoje os termômetros marcavam R$ 21 graus.

Propaganda

Acre 01

Ato de fé: empresário caminha de Rio Branco a Xapuri para pagar promessa a São Sebastião

Publicado

em

Um empresário radicado em Rio Branco, Natanael Lima da Silva, de 25 anos, é mais um entre tantos personagens que entram para a história de uma manifestação de fé e devoção que na próxima segunda-feira, 20 de janeiro, vai completar 118 anos de realização ininterrupta: A Festa de São Sebastião, em Xapuri.

Por uma graça alcançada após recorrer a São Sebastião, de quem é devoto desde criança, Natanael percorreu a pé os 188 quilômetros que separam as duas cidades em mais de 40 horas de caminhada pela BR-317. Ele andou cerca de 8 horas por dia, fazendo, em média, 38 quilômetros por cada período.

O empresário saiu de Rio Branco na manhã da última segunda-feira, 13, e chegou ao pés da imagem do santo padroeiro de Xapuri no meio da tarde deste sábado, 18. Ao chegar, se ajoelhou em prantos e agradeceu. Ele foi recebido pelo padre Francisco das Chagas que o cumprimentou e deu as boas-vindas.

O romeiro afirmou que não sentiu cansaço em demasia nem desestímulo durante a caminhada, apenas dores causados pelos calos que afetaram seus pés. Ele usou três pares de tênis durante o percurso e contou com o suporte apenas da esposa Dioneide, que o acompanhou de carro por todo o trajeto.

“Cheguei bem, não cansei excessivamente, e vinha com uma força muito grande dentro de mim que me impulsionava a atingir o meu objetivo. Sou devoto de São Sebastião e de São Francisco e estou muito emocionado de chegar aqui e cumprir com a promessa feita. É até difícil explicar essa sensação e essa emoção de estar aqui”.

Histórias e testemunhos como os de Natanael devem se repetir no próximos dias na grande aglomeração de pessoas que toma conta de Xapuri até a próxima segunda-feira, quando ocorrerá a grande procissão. A estimativa é de que cerca de 20 mil pessoas participem do cortejo pelas ruas da cidade.

Continuar lendo

Acre 01

Dengue explode no Acre com 8.000 casos, 4 mortes e 2.000 exames investigados

Publicado

em

Quatro mortes e 8 mil casos de dengue foram confirmados no Acre, em 2019, número que é 50% superior às ocorrências em 2018. . O número pode ser ainda maior, porque outros 2 mil registros do ano passado ainda são investigados.

Nas duas primeiras semanas deste ano, 158 casos de dengue foram confirmados no Acre. O Departamento de Vigilância Epidemiológica do Estado ainda investiga se a morte de um adolescente de 16 anos, este ano, foi em decorrência da doença.

Segundo Márcia Andrea de Abreu, coordenadora do Núcleo de Doenças Transmitidas por Vetores do Acre, por causa do inverno amazônico, desde novembro, o estado apresenta alto risco de infestação pelo mosquito Aedes aegypti.

A atenção é a região do Vale do Juruá, relata Marcia Andrea.

O governo do estado orienta que moradores redobrem os cuidados com medidas como tampar as caixas d’águas e não deixar água acumulada no quintal, como em pneus velhos e tampas de garrafas, por exemplo.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas