Conecte-se agora

Relatório do MPAC aponta redução de mortes violentas na área do 4º Batalhão da PM

Publicado

em

Segundo relatório elaborado pelo observatório de análise criminal do Ministério Público do Estado do Acre – MPAC, o número de mortes violentas ocorridas na 4ª Regional, no primeiro semestre de 2019, reduziu 47,5% em relação ao mesmo período do ano passado. De um total de 40 óbitos ocorridos até julho de 2018, as 21 mortes registradas neste ano evidenciam o desempenho positivo do policiamento preventivo realizado pelo 4º Batalhão da Polícia Militar do Estado Acre, somado às demais forças da Segurança Pública.

O relatório contabilizou o total de óbitos de cada natureza que compõe o grupo de mortes violentas intencionais (MVI), entre eles homicídio doloso consumado, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Em todo o estado houve uma redução de 33,9% dos números, e de todas as regionais da capital, a redução de MVI da 4ª Regional foi a mais expressiva, seguida de perto pela redução de 33,3% na 3ª Regional.

O mesmo relatório apontou que 74% dos crimes foram cometidos com arma de fogo, 20% com o uso de armas branca, e 6% com outros instrumentos. A principal motivação, quase 60% dos números de MVI, seria o acerto de contas movido pela tráfico de drogas, conflitos em geral relacionados às organizações criminosas.

Segundo o Major PM Felipe Russo, comandante do 4º Batalhão da PM, mesmo com a dificuldade de efetivo que atinge toda a corporação, os militares estão conseguindo mostrar bons resultados, evidenciados no relatório do MP. “Quero reconhecer e agradecer o empenho dos militares do 4° Batalhão, que não têm medido esforços no sentido de dar o melhor de si durante o serviço. Mas também é imperioso agradecer o apoio fundamental do Comando Geral, através do CPO-1, que vem direcionando grande parte das operações saturação, bem como o DIROP, com o envio do BOPE, BPA, BPTran e Escolar, para auxiliar no patrulhamento. Tenho certeza que nossos índices irão melhorar ainda mais”, pontuou.

Responsável pelo policiamento de 71 bairros da capital e também do município do Bujari, o 4° Batalhão possui talvez a extensão territorial do CPO-1, com um área que corresponde a aproximadamente 35% da cidade. Apesar disso, apresentou também uma redução de 16,9% do número de roubos em relação ao ano anterior. Em todo o estado, a redução chegou a 10% dos números totais.

Assessoria de Comunicação do 4°BPM

Anúncios

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Mais lidas