Menu

Amigos e políticos do Acre lamentam morte de Dom Moacyr Grechi aos 83 anos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Logo após divulgação da morte do ex-bispo de Rio Branco, Dom Moacyr Grechi, inúmeros amigos, conhecidos e várias personalidades políticas do Acre manifestaram lamento através das redes sociais. No início da noite desta segunda-feira, 17, os ex-governadores Jorge e Sebastião Viana, o deputado Daniel Zen, o vereador Rodrigo Forneck e o advogado Sanderson Moura foram alguns dos que publicaram homenagem ao, então, arcebispo emérito em Porto Velho (RO).


Jorge Viana relatou que o Acre perdeu o querido Dom Moacyr. “A tristeza e a angústia me acompanhavam no dia de hoje. Certamente era a carga de tristeza que estava por vir”, escreveu.

Publicidade

Zen também comentou a perda do bispo católico brasileiro. Para ele, “enquanto Bispo da Diocese de RBR, foi um grande aliado dos movimentos sociais e populares. Conduziu a Igreja dos Pobres, no Acre, segundo os mandamentos de Cristo”.


O advogado criminalista Sanderson Moura descreveu um momento que ficara marcado em sua memória. Foi no julgamento de Hildebrando Pascoal, em 2009, quando Dom Moacir foi testemunha de acusação. Ele conta que quando quiseram negar benefícios legais a Hildebrando, Dom Moacir falou: “Se ele tem direito, que seja dado o direito a quem tem, quem somos nós para julgar?”. Ninguém podia imaginar que alguém pudesse amar do jeito que ele amava”.


Moacyr Grechi é natural de Turvo, Santa Catarina e destacou-se pela defesa dos indígenas, dos seringueiros e dos trabalhadores rurais. Lutou pela punição dos assassinos de Chico Mendes, que conheceu pela atuação nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido