Conecte-se agora

Programação pelos 57 anos do Estado do Acre será realizada amanhã, na Gameleira

Publicado

em

Uma grande programação será realizada em Rio Branco para celebrar os 57 anos de elevação do Acre Estado. A festa começa neste sábado, 15, às 16h30, na Gameleira, às margens do Rio Acre. Lá, o governador Gladson Cameli passará em revista às tropas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Em seguida, será feita a troca da bandeira do Mastro da Gameleira, um dos maiores símbolos do estado.

A programação também conta com exibição de documentários no Cine Recreio. Serão quatro sessões, e começam a ser exibidas a partir das 10 horas. E a partir das 18 horas, a Gameleira se torna palco de apresentações das quadrilhas Matutos da Roça e Amor Junino, além da presença de um DJ com músicas juninas.

Ainda haverá praça de alimentação com comidas típicas e exposição de artesanato acreano até o dia 16.

O Acre Estado

O Acre só se tornou Estado em 1962, quando a lei federal 4.070 foi sancionada, assinada por João Goulart. Situado na parte mais ocidental da Região Norte, o estado hoje tem seus habitantes distribuídos em cinco microrregiões – Brasileia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá –, onde estão localizados os 22 municípios do estado.

Composta por vários imigrantes, entre eles nordestinos e sulistas, o aumento populacional do Acre tem sido significativo – em menos de 70 anos a população passou de 79.768 para 733.559 habitantes (crescimento aproximado de 820%). E sua população indígena totaliza hoje quase 15 mil pessoas.

A área foi considerada território boliviano e teve sua independência proclamada pelo diplomata Luiz Galvez, que governou como imperador, representando os brasileiros migrantes e seringueiros. A Revolução Acreana, próximo episódio, recupera o território para o Brasil pelo Tratado de Petrópolis, sendo finalmente elevado a Estado em 1962.

Agência de Notícias do Acre

Propaganda

Cotidiano

Secretaria de educação de Rio Branco lamenta morte de filha de diretora de ensino

Publicado

em

A secretaria de educação do município de Rio Branco emitiu uma nota de pesar no início da noite desta segunda-feira, 24, pelo precoce falecimento da pequena Duda, filha da Diretora de Ensino, professora Gleice Souza e do professor Maxilane, Coordenador Pedagógico da escola Anice Dib Jatene.

De acordo com o secretário municipal de educação, Moisés Diniz, a criança tinha deficiências múltiplas, incluindo autismo, mas ainda assim levava uma vida escolar ativa e alegre. Para os profissionais da educação, Duda era um verdadeiro símbolo de superação.

O velório ocorre na Capela São Francisco e o sepultamento está marcado para esta terça-feira, 25, às 8 horas, no cemitério São João Batista.

“A família SEME se solidariza com a nossa Diretora de Ensino, professora Gleice Souza, e seus familiares e entrega sua dor e sua fé nas mãos do Criador”, solidarizou-se a secretaria, em nota.

Continuar lendo

Cotidiano

Incêndio atinge Residencial José Furtado, em Rio Branco

Publicado

em

No início da noite desta segunda-feira, 24, um incêndio atingiu o Residencial José Furtado, localizado nas proximidades do Via Verde Shopping,  na capital acreana.

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi ao local e constatou que as chamas também atingiram uma área verde, às margens da estrada.

Militares do Bombeiros foram rapidamente acionados para controlar o fogo.

 

 

 

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.