Menu

Saúde realizou exames em 83 pessoas para detectar doença de Chagas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma equipe composta por técnicos do Ministério da Saúde, do Setor de Doença de Chagas da Secretaria de saúde e da Vigilância em Saúde, chegou nesta quinta-feira, 13, em Cruzeiro do Sul depois de ficar uma semana no Seringal Triunfo, em Marechal Thaumaturgo, onde uma família de sete pessoas foi contaminada pela Doença de Chagas. Os profissionais coletaram sangue de 67 pessoas que estão com sintomas da doença e de outras 16 que ainda não têm sinal de contaminação.


Carmelinda Gonçalves, técnica que responde pelo setor, diz que o resultado dos exames deve sair em oito dias, mas afirma que na comunidade não há doentes graves da doença. ” Havia casos de febre, mas como a região é endêmica de malária também fizemos esse tipo de exame. Se der alguma positivo para Doença de Chagas, essas pessoas poderão fazer o tratamento em Marechal Thaumaturgo, ou se houver necessidade serão transferidos para Cruzeiro do Sul”, relata.

Publicidade

Quanto ao besouro, ela cita que foram coletados na localidade um barbeiro e uma ninfa e não descarta a possibilidade de haver um novo tipo de barbeiro no Triunfo.


Para evitar novas contaminação, equipes da Seaprof e Vigilância Sanitária de Marechal Thaumaturgo vão ministrar curso de Boas Práticas de Manejo do açaí para a comunidade do Triunfo.


De volta pra casa

José Augusto, a mulher Francisca Joana e os cinco filhos do casal que contraíram Doença de Chagas em Marechal Thaumaturgo, tiveram alta nesta quinta e pegaram o voo para Marechal Thaumaturgo no início da tarde. O irmão de José Augusto, Francisco das Chagas, segue internado esperando resultados de exames.


Joana conta que no local é difícil não consumir açaí, mas afirma que agora sabe do perigo e que vão alertar toda a comunidade do Triunfo, onde há abundância do produto. “Todos agora sabemos como é o barbeiro e como a gente pode evitar essa contaminação. Vamos passar desse perigo para todos de lá”.


Os médicos detectaram problemas cardiológicos na família em decorrência da Doença de Chagas e eles terão que retornar periodicamente à Cruzeiro do Sul para o monitoramento de todos e continuidade do tratamento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido