Menu

Alunos do Ifac recebem programa Saúde na Escola em ação preventiva de doenças

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) no Campus de Sena Madureira tiveram uma manhã produtiva de conhecimentos relacionados aos cuidados com a saúde nesta quinta-feira (13). A prefeitura do município, por meio da secretaria municipal de saúde, levou o programa Saúde na Escola, que teve como objetivo instruir os jovens, com foco nas meninas, sobre a saúde da mulher, criança e adolescente.


A ação lotou o auditório da instituição. A gestão de Mazinho Serafim tem priorizado serviços voltados à prevenção de doenças. Segundo o prefeito, “além do Ifac, as demais instituições públicas de Sena Madureira também irão receber a programação”.

Publicidade

O secretário de saúde local, Daniel Herculano, encontra-se em Brasília numa viagem a trabalho e foi representado pela enfermeira e coordenadora do programa de atenção básica Jaksamea Teixeira. Para ela, a iniciativa da prefeitura torna as ações de saúde muito mais eficazes. “Esse conjunto de atividades, com palestra, testes rápido e preventivo, ajuda os alunos a terem um olhar diferenciado sobre a saúde e sobre seu corpo. Nossa expectativa é que essa ação possa contribuis positivamente no âmbito da saúde”, explica.



Juza Bispo, coordenador do programa Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, explicou a programação do evento. “Foram realizadas várias atividades no âmbito na saúde, como palestras, testes rápidos, consulta, preventivos, tudo para dar mais qualidade na saúde desses jovens”. Segundo o coordenador, a ideia é montar uma logística de informação para a juventude do município.


Para a diretora geral do Ifac de Sena Madureira, é uma honra receber a saúde do município em benefício da qualidade de vida dos alunos. “Parabenizo a equipe e fico feliz por sempre mantermos essa parceria. É de extrema importância a participação dos jovens nessa ação, pois saúde não é só doença, é prevenção também”, destacou Italva Miranda.


O projeto Saúde na Escola é uma idealização da secretaria de saúde do município em conjunto a prefeitura de Sena Madureira. Além dos estudantes e equipe escolar, participaram da ação, profissionais da saúde de Unidades Básicas, entre médicos, enfermeiros e técnicos e coordenadores do programa contra Tabagismo, levando saúde para dentro da escola. A participação dos alunos foi significativa.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido