Conecte-se agora

Governador agradece apoio externo às vítimas de explosão

Publicado

em

O acidente com uma embarcação no Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, na semana passada vitimando 18 pessoas tem gerado uma grande corrente de solidariedade para atender a todos

Na noite desta segunda, (10), uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), seguiu para Belo Horizonte transportando o senhor Umberto da Conceição de Oliveira, 39, que teve 80% de seu corpo queimado, e o menor P. V. F. S., com queimaduras em 17% do corpo. Eles foram transferidos já no início da manhã de hoje para o Hospital João XXIII, referência em queimados no Brasil e América Latina.

De Lima, o governador Gladson Cameli expediu noite desta segunda-feira (10), uma nota agradecimento por todo o apoio que vem recebendo de profissionais de Saúde no Acre e fora do Acre, lembrando que sua gestão ao tem medido esforços para apoiar as vítimas e seus familiares.

A nota do governador, que segue abaixo, é um dos assuntos comentados do início desta manhã nas redes sociais do Acre.

“Todo meu agradecimento e da população acreana pela atenção especial da Sociedade Brasileira de Queimaduras – SBQ, na pessoa de seu presidente, Dr. José Adorno, que concentrou esforços e viabilizou a disponibilização de vagas para os pacientes em estado grave. Na pessoa da secretária de Saúde do Estado do Acre, Dra. Mônica Feres, agradeço a equipe multiprofissional apoiados pelo Centro Técnico de Queimados (CTQ’s) da Rede Integrada do SUS; ao Governo de Goiás, na pessoa do secretário de Saúde, Ismael Alexandrino e da direção do Hospital Estadual de Urgência do Noroeste de Goiânia – HUGOL. Da mesma forma declaro nossa gratidão ao gerente assistencial da Fundação Hospitar do Estado de Minas Gerais – Fhemig, Dr. Marcelo Lopes, que acionou o Plano de Catástrofe para acolher o máximo de pacientes. Agradecemos também a Secretaria de Saúde do Distrito Federal – SES/DF, por meio da Unidade de Traumatologia de Queimados – UTQ/HRAN, para receber pacientes que estão em enfermaria. Nossa gratidão a diretoria da Sociedade Brasileira de Queimaduras – SBQ, aos presidentes e coordenadores de regionais que avaliaram a possibilidade e comprometimento em entender as vítimas do gravíssimo acidente. Muito obrigado, ainda, ao Dr. Welber de Lima, diretor do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco – Huerb, Drs. Renato e Ozy do Hospital Regional do Juruá, além da Central de Regulação do Acre, a todos os profissionais da Secretaria de Estado de Saúde e a sociedade civil pelo solidariedade para com as vítimas e seus familiares, disse o governador na nota.

Propaganda

Na rede

IFAC de Cruzeiro do Sul não tem gasolina para os veículos

Publicado

em

Um funcionário do IFAC de Cruzeiro do Sul, que não quer se identificar, procurou o ac24horas, para relatar as dificuldades enfrentadas por professores, funcionários e estudantes do Campus local.

Ele cita a falta de combustível e serviços de manutenção de veículos. Destaca que, por falta de combustível e recursos para ajuda de custo, já foi cancelada a participação da delegação do IFAC nos jogos nacionais da rede federal (maior evento esportivo da rede, além de outros eventos.

“Estamos contando cada ml de gasolina. O serviço de manutenção de veículos está suspenso, o que inviabiliza saídas de campo, aulas práticas e envio de equipes esportivas, e em olimpíadas de conhecimento. Já deixamos de realizar reuniões de comissões, oficinas, semanas acadêmicas com participantes externos e visitas técnicas que dependam de ajuda de custo”, denunciou o servidor.

Segundo a fonte, o IFAC só tem recursos garantidos, até o momento, para a alimentação dos estudantes e o pagamento de serviços essenciais como energia e vigilância

Ainda de acordo com o servidor, algumas atividades administrativas também estão sendo canceladas por falta de recurso para passagens.

Com relação aos cortes, ele disse que por enquanto houve somente uma suspensão de edital para novos bolsistas, “mas o Ministério da Ciência e Tecnologia já anunciou que há probabilidade do não pagamento de bolsistas pelo CNPq em setembro. Estamos sob o risco de suspender pesquisas”, relata preocupado.

Os problemas são causados pelos cortes no orçamento, por parte do governo federal, dos Institutos de Tecnologia e das universidades públicas.

Continuar lendo

Na rede

Governo vai fazer aeródromos nas cidades de difícil acesso

Publicado

em

O governo do Estado, por meio da secretaria de Infraestrutura (Seinfra), vai fazer pistas de pouso de concreto e mais longas nas cidades isolada do Estado: Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus.

Os recursos, R$ 50 milhões, o governo busca junto ao Banco Mundial.

A informação foi confirmada pelo secretário Thiago Caetano em entrevista na TV Acre.

Caetano destaca que, de concreto, as pistas terão grande durabilidade. “Serão as únicas do Acre feitas dessa forma”, destacou o secretário.

A logística de construção requer atenção especial. Todo o material de construção, como brita, pedra e cimento, só poderá ser transportado para as 4 cidades, pelos rios da região, no inverno Amazônico e as obras deverão começar no verão do próximo ano. Nesta época do ano, com o baixo volume das águas, não há condições de navegabilidade nos mananciais acreanos para o transporte do material de construção.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.