Menu

Pesquisar
Close this search box.

Venda e distribuição de canudinhos plásticos poderá ser proibida no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Neste dia 5 de junho se comemora o Dia da Ecologia e para simbolizar a preservação do meio do ambiente, o deputado Jenilson Leite (PCdoB) protocolou nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que proíbe a distribuição e a venda de canudos plásticos descartáveis em restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques e estabelecimentos similares em todo o Acre.


A proposta do parlamentar não se aplica a canudos de papel ou de material biodegradável e enfatiza que os estabelecimentos comerciais que descumprirem a Lei estarão sujeitos à multa, aplicada em dobro em caso de reincidência. Os valores arrecadados com a aplicação das multas serão destinados a programas ambientes.

Anúncios


“O presente projeto de lei pretende ser mais um instrumento de preservação do meio ambiente. Assim como as sacolas plásticas são extremamente nocivas ao meio ambiente, os canudos plásticos não biodegradáveis também causam malefícios à natureza. Se você usar um canudo por dia durante 10 anos, 3.650 canudos plásticos acabam em aterros. Estes canudos plásticos são terríveis para o nosso meio ambiente, pois pelo fato de não serem absorvidos pela natureza. Existe também o problema, caso sejam eliminados por incineração, de serem altamente poluentes. Esses pequenos objetos tem a vida útil de em média 03 minutos com a contrapartida de levarem mais 300 anos para se degradarem. Estes utensílios, que depois de um único uso são jogados fora, acabam poluindo rios e oceanos’, justifica Jenilson.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido