Conecte-se agora

Relatos comoventes de portadores de hanseníase, que ainda faz vítimas no Acre

Publicado

em

“O fundo de um navio foi o meio de transporte que levou Francisca Barros da Silva, na época com nove anos de idade, de uma tribo indígena no Amazonas para a capital do Acre. Com ela, apenas um representante da Fundação Nacional do Índio. Família e amigos ficaram imediatamente para trás, porque ela tinha hanseníase, ali conhecida como lepra, e precisava ficar isolada do resto do mundo”. Com essa emocionante introdução a repórter Ludimila Honorato inicia a reportagem especial do portal Terra desta sexta-feira (31) sobre a hanseníase, doença que apesar de ter despencado em incidência ainda causa danos no Acre.

“Depois de passar por uma unidade de saúde em Rio Branco, a menina foi encaminhada para a colônia Souza Araújo, espaço destinado a pessoas diagnosticadas com a doença”, relata a jornalista. Sua personagem, dona Francisca, está hoje com 63 anos e a história dela se junta à de centenas de outros que passaram por igual sofrimento.

Dados de 2018 do Boletim Epidemiológico da Hanseníase, documento oficial do Ministério da Saúde, mostravam que a taxa de prevalência da hanseníase era de 1,9 caso para grupo de 100 mil pessoas ao ano, algo aceitável quando comparado com outras épocas -mas a maior incidência do Brasil.

Leia o comovente relato das vítimas dessa doença AQUI.

Propaganda

Destaque 4

Após meses de intensa reforma, nova Escola SENAI será apresentada nesta quinta-feira (14)

Publicado

em

Após nove meses de intensa reforma, na tarde desta quinta-feira, 14 de novembro, a Nova Escola SENAI será apresentada à sociedade. A solenidade de reinauguração está prevista para as 17h, seguida de visitação pelas novas instalações da unidade, orientada por alunos dos cursos oferecidos na instituição.

Ao todo, foram investidos R$ 6 milhões no projeto, que visa à melhoria dos ambientes de aprendizagem, novos laboratórios, acesso amplo à internet, novos espaços, novos mobiliários, área de lazer e muito mais. De acordo com o diretor regional do SENAI, João César Dotto, a Nova Escola SENAI está adequada à nova Revolução Industrial.

“Estamos na era da Indústria 4.0, com novas tecnologias e novas formas de aprender. Logo, a Escola SENAI, que é a melhor instituição do estado para formação profissional para a indústria, não poderia parar no tempo. Fizemos adequações de olho no futuro”, sintetizou ele.

Serviço

O quê: Apresentação da Nova Escola SENAI.
Quando: Quinta-feira, 14 de novembro, às 17h.
Local: Av. Epaminondas Jácome, 1260, Cadeia Velha.

Continuar lendo

Destaque 4

Você sabia que um cantor português tem sido um dos destaques das noites de Rio Branco?

Publicado

em

Quem sai nas noites de Rio Branco para um barzinho ou um restaurante já deve te se deparado com a voz de Mário Portuga. Além da afinação, o português oferece algo carente na atualidade da noite acreana, dominada pelo sertanejo universitário. Suas canções são sucessos internacionais das décadas de 70, 80 e 90. Clássicos de Dire Straits, Prince, Elton John, Bee Gees e Scorpions fazem parte do repertório do Portuga.

Você sabia que a melhor opção musical atual no Acre vem de Portugal? Se não sabia, se delicie com o repertório de clássicos internacionais de Mário Portuga, que faz sucesso na noite acreana e é o convidado de Leônidas Badaró para uma Boa Conversa. Assista!

video

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.