Menu

CPI da Energisa leva informações sobre corte de energia irregular

FOTO: SÉRGIO VALE
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Energisa, deputado Daniel Zen (PT), deliberou as pautas da primeira reunião da comissão na manhã desta quarta-feira, 22, na sala das Comissões da Assembleia Legislativa. Participaram do encontro os deputados Jenilson Leite (PCdoB), Edvaldo Magalhães (PCdoB), Roberto Duarte (MDB), Chico Viga (PHS), Jonas Lima (PT) e o líder do governo na Aleac, Luis Tchê (PDT).


Os parlamentares aprovaram o requerimento protocolado pelo deputado Jenilson para que a distribuidora de energia explique a cobrança supostamente indevida do ICMS nas faturas de energia elétrica do Estado do Acre, uma vez que está incidindo sobre o valor total da fatura, sendo que o ICMS deve incidir sobre a potência efetivamente utilizada. Outro ponto que consta no pedido de diligências, é saber o mecanismo ou instrumento que a Energisa utiliza para aferir o consumo de energia Acre. O parlamentar solicitou ainda a cópia autenticada do contrato de compra e venda da Eletroacre pela Energisa e o Termo de Compromisso assumido pela Energisa na celebração do contrato.

Publicidade

FOTO: SÉRGIO VALE

Além disso, a CPI quer saber qual o planejamento a ser realizado pela Energisa acerca do Projeto Luz Para Todos, com metas e valores e também ter acesso a um demonstrativo de arrecadação da depois que ela assumiu e dos 06 meses anteriores à compra.


O líder do governo adicionou ainda o requerimento aprovado a questão da energia da população tem sido cortada pela Distribuidora nos sábados, domingos e até mesmo feriado, o que é proibido, já que existe uma lei estadual contra a medida. “Isso precisa ser levantado nesse requerimento. É uma situação muito séria. Se isso se confirmar, é crime”, disse o parlamentar que sugeriu ainda a criação do Procon Legislativo.


O deputado Roberto Duarte propôs a criação de uma canal temporário na internet para que a população possa colaborar com a CPI. “Sugiro a criação de um canal que a população vir até a casa ou até mesmo pela internet, registrar suas reclamações, para embasar ainda mais o conteúdo que estamos levantando”, destacou.


Outro ponto aprovado na reunião foi a proposta do deputado Chico Viga (PHS), que pediu que o encontro com o Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil no Acre e Defensoria Pública já ocorra na próxima sexta-feira, 24.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido