Menu

Escolas do município de Mâncio Lima também devem parar as aulas nesta sexta-feira (17)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Diferente de Cruzeiro do Sul, onde a greve das escolas foi liderada pelos professores, em Mâncio Lima são os alunos que vão paralisar as aulas a partir desta sexta-feira, 17.


Os estudantes da Escola Antônio de Oliveira Dantas, no cidade que fica há 37 km de Cruzeiro do Sul, vão paralisar as aulas em protesto contra a falta de pagamento dos serventes da instituição de ensino e pela falta de ar condicionados nas salas de aula.

Publicidade

Acredito que os professores devem apoiar nosso movimento”, explicou o presidente do Grêmio Estudantil da escola, Pablo Azevedo.


Ele acredita que o movimento de paralisação deve alcançar também as outras quatro escolas da rede estadual de ensino em Mâncio Lima: Francisco Freire de Carvalho, Belarmino de Mendonça, São Francisco e 1 de Maio, onde os serventes também estão sem salários desde o início de 2019.


O líder estudantil conta que as serventes das escolas, passam necessidade e mesmo assim continuam trabalhando por “medo de perseguição”. Ele cita que uma servente está com forte depressão e recebendo ajuda da família para alimentar seus três filhos.


Outro motivo de protesto dos estudantes é a falta de ar condicionado nas salas de aula. Pablo Azevedo, diz que apesar de ter havido liberação de recursos para instalação de ar condicionado na Escola Antônio de Oliveira Dantas, os aparelhos continuam dentro das caixas. “Os estudantes seguem assistindo as aulas com muito calor. Já havia uma greve marcada para o dia 26 por causa desse problema de falta de ar condicionado e só vamos antecipar esse movimento em solidariedade a quem trabalha e não recebe seus salários”, conclui o líder estudantil.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido