Conecte-se agora

Transporte de equipamentos para presídios pode revelar a entrada de celulares e chips nos presídios do Acre

Publicado

em

Se no Nordeste e no Sudeste facções criminosas utilizam veículo aéreo não tripulado (drone) para a entrada de celulares e chips nos presídios, no Acre, a malandragem usada pelo crime organizado pode ser bem mais simples. A rota pode ser terrestre.

Uma portaria publicada no Diário Oficial de ontem (14) pela direção do Instituto Penitenciário do Acre (IAPEN) determina a abertura de um processo investigatório e disciplinar que pode levar o setor de inteligência da Segurança Pública a desvendar como celulares e chips chegam nas principais celas do presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC).

O caso que pode ajudar nas investigações é antigo, ocorreu em abril de 2016 durante uma revista normal com raio-X de equipamentos que chegavam ao presídio através de um transporte enviado pelo Núcleo de Apoio à Família, o NAF. Um televisor de 24 polegadas foi flagrado com celulares e chips em seu interior.

A tentativa de camuflar os celulares e chips é comum em todo o país. Segundo peritos do sistema de segurança ouvidos pelo ac24horas, o uso de televisores com LCD é normal para dificultar a identificação dos aparelhos. O flagrante sempre é dado em revistas e os acusados normalmente são familiares de presos. Mas há casos que o raio-X não identifica os celulares e chips similares aos dispositivos das TVs.

Na investigação em curso duas coisas chamaram atenção da direção do IAPEN. Primeiro o fato de não ter sido aberto na época nenhuma investigação para apuração do crime. O então diretor do presídio, Rames Mesquita, informou a imprensa que a tentativa de burlar a fiscalização ocorreu por familiares dos detentos. Ainda de acordo Mesquita, o televisor foi cadastrado no NAF.

O fato mais novo, que levou o diretor Lucas Gomes desarquivar o processo é um relatório do núcleo de apoio que segundo o gestor, negou o registro do equipamento eletrônico no dia do flagrante.

Documento que a reportagem teve acesso, um boletim informativo datado de agosto de 2015, informa ainda que apenas TVs de 16 polegadas de LCD ou LED estavam autorizadas a passar pelo setor de cadastramento de materiais do NAF.

Se o aparelho de TV de 24 polegadas, fora dos padrões exigidos para cadastro não passou pelo setor, como chegou no presídio em veículo oficial?

Essa é a principal linha de investigação que a inteligência do Estado passa a trabalhar. A suspeita é que o equipamento tenha sido inserido no transporte, durante o percurso até a FOC. Celulares e fones de ouvidos foram encontrados dentro de celas do presídio este ano.

De acordo com a portaria 934 assinada por Lucas Gomes, dois servidores serão investigados: os agentes R.R.N.F e A.F.F.  R. R.N.F foi candidato a deputado estadual no Acre pelo PTB e obteve mais de 2 mil votos na última eleição.

A Comissão tem o prazo de 60 dias para concluir a investigação. O diretor do IAPEN, Lucas Gomes está em viagem fora de Rio Branco e não atendeu a reportagem.

O setor de pessoal do Instituto não informou o telefone pessoal dos agentes que serão investigados.

Propaganda

Acre

Oitavo foragido do FOC é recapturado pela polícia

Publicado

em

Francisane Rocha Ribeiro estava escondido numa região de mata próximo ao presídio Francisco D’Oliveira Conde quando foi encontrado pela Polícia Penal na tarde dessa quinta-feira (23). Segundo os agentes, ele é o oitavo foragido recapturado após uma fuga em massa que aconteceu na última segunda-feira, onde 26 detentos do Pavilhão L escaparam.

De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Francisane cumpre pena pelo crime de tráfico de drogas. Agora, dos 26 presos que conseguiram fugir, 18 seguem foragidos, todos com pena em regime fechado.

Os presos fizeram um buraco na parede da cela e escalaram a muralha do presídio com o auxílio de lençóis.

Seguem foragidos:

1. Francisco Santos Braga

2. Rogério Furtado dos Santos

3. Ariclene Firmiano da Silva

4. Dheyci de Angelo Lima e Lima

5. Aloísio Lucas Mesquita

6. Mirleson Nascimento da Silva

7. Saymon Wallace Fonseca do Nascimento

8. Valber de Aguiar Morais

9. Anderson de Souza Alves

10. Raimundo Nonato dos Santos Fonseca

11. Jaciel Batista do Nascimento

12. Wellington de Souza Lima

13. Lucas Souza da Silva

14. Joel Menezes de Queiroz

15. Ronicley Ribeiro da Silva

16. José Valdenes Viana da Silva

17. Gerilto Caetano da Silva

18. Sebastião Weverton Lima de França

Continuar lendo

Acre

Bebê de 8 meses morre ao se afogar em balde no bairro do Bosque

Publicado

em

Um bebê de apenas 8 meses de vida acabou morrendo na manhã desta sexta-feira, 24, após cair dentro de um balde com água. Segundo os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que atenderam a ocorrência, o acidente aconteceu na residência da família do menino, situada no bairro do Bosque, em Rio Branco.

Quando a equipe do Samu chegou ao local, a criança já estava sem vida. Extremamente abalados, os pais relataram ao Samu que o balde estava cheio para não ficarem sem água em casa.

A polícia técnica foi acionada para fazer a perícia. O corpo do bebê foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para autópsia.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

welcome image