Conecte-se agora

Transparentômetro: MP do Acre é um dos seis que lideram ranking de transparência em 2019

Publicado

em

Seis unidades estaduais do Ministério Público -entre elas a do Acre – e o Ministério Público do Trabalho atingiram o índice de 100% na avaliação dos Portais Transparência do MP relativa ao terceiro quadrimestre de 2018. Junto com o Acre lideram o ranking, conhecido como Transparentômetro, os Ministérios Públicos dos estados do Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Piauí e o MPT.

O MPT e as unidades do MP cumpriram 100% das determinações da Lei de Acesso à Informação e de resoluções do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que tratam de transparência na divulgação dos dados.

O diagnóstico demonstra que as unidades e os ramos do MP, além do CNMP, têm conquistado melhorias para alcançar uma gestão marcada pela transparência. Na primeira avaliação feita pela CCAF, referente ao segundo trimestre de 2014, por exemplo, apenas 13 unidades superaram o índice de 90% de transparência.

Propaganda

Destaque 4

Mailza não deve se afastar do Senado após ganhar o bebê, mas Bispo José deseja a vaga

Publicado

em

O bispo José não deve assumir a cadeira de Mailza Gomes no Senado a depender de um possível afastamento dela. Grávida, a senadora não pedirá licença-maternidade após o parto, o que deve ocorrer pelo meio do ano, segundo apurou o ac24horas nesta quinta-feira (23).

Bispo José é o segundo suplente de Gladson Cameli, então titular da vaga no Senado da República. Gladson foi para o Governo do Acre e Mailza Gomes, 1ª suplente, assumiu. Na noite desta quarta-feira (22) ela anunciou sua gravidez com declarações de felicidade apesar de não ter planejado a gestação para este período da vida.

“Segundo as informações que temos não haverá necessidade. A senadora não irá se afastar”, informou a assessoria de Mailza Gomes.

O mineiro José Afonso Teixeira, o Bispo José, não está morando no Acre atualmente. Mudou-se para São Paulo após conflitos internos em sua igreja, a Casa da Benção.

De São Paulo, o religioso disse ao ac24horas que tem direito à vaga. “Primeiro, tenho endereço fixo em São Paulo, onde cumpro a disciplina que me foi imposta pela igreja. Tenho documentos que comprovam isso”, disse, completando que não tomou nada da igreja e levou para São Paulo apenas aquilo que lhe pertencia, tudo feito com conhecimento de seus líderes.

Sobre a movimentação que fará em prol da vaga no Senado, Bispo José disse que quem deve tratar dessa questão é a ex-deputada Antônia Lúcia, presidente de seu partido.

Questionado sobre seu interesse em ter a vaga ele foi objetivo: “É direito meu porque tenho o diploma que me dá este direito”.

Mailza Gomes tem trabalhado se destacado no Senado pela participação em temas relevantes, e pela assiduidade nas sessões. Dos três senadores acreanos, ela detém o maior percentual de presença nas sessões.

Continuar lendo

Destaque 4

Projeto social acreano é escolhido para representar o Norte em ação de Wesley Safadão

Publicado

em

Os projetos desenvolvidos pela Associação ‘Olhar Diferente’, em Rio Branco, têm rendido bons frutos. O mais recente reconhecimento veio da equipe do cantor cearense de renome nacional Wesley Safadão. Nessa quarta-feira, 22, a jovem idealizadora do projeto, Karoliny Oliveira, de 18 anos, recebeu das mãos do cantor um cheque no valor de R$ 22.573,14. A associação acreana foi uma das cinco iniciativas voluntárias do país escolhidas para serem contempladas com o cheque – cujo dinheiro arrecadado por meio de um bazar do cantor foi dividido em cinco partes iguais, um para cada região.

O ‘Olhar Diferente’ foi selecionado para representar a Região Norte no projeto de W Solidário, que beneficia entidades de cunho voluntário pelo país. Tudo começou com a inscrição da Associação no projeto do cantor, no mês de dezembro de 2019. “A princípio hesitamos em fazer a inscrição porque nos achamos muito pequenos a nível de Brasil para concorrer”, disse Gleici Oliveira, mãe da idealizadora e que ajuda ativamente nas ações em Rio Branco. Mas decidiram se inscrever, conforme ditava o edital. Um dia depois saiu o resultado, e a surpresa: o ‘Olhar Diferente’ havia sido contemplado.

“Fomos selecionados para representar a Região Norte. Eles [equipe do cantor] entraram em contato com a gente pedindo os dados para emitirem as passagens para Fortaleza. Lá, a Karoliny teve uma reunião com Wesley Safadão e o representante da plataforma Transforma Brasil”, explica Oliveira.

Os mais de R$ 22 mil entregues para a associação acreana deverá ser utilizado exclusivamente em ações que beneficiem crianças. “Esse dinheiro que recebemos vai ser para isso, pois no início de cada ano fazemos o planejamento de todas as ações que iremos desenvolver durante o ano e nossa primeira campanha é a de volta às aulas. A campanha deste ano está garantida”, comemora Gleici.

Com o dinheiro, ao menos 500 crianças carentes devem ser contempladas com material escolar este ano. “Fizemos a inscrição desacreditados, porque era algo muito grande. Não temos palavras para descrever esse momento único. O sentimento é de gratidão. Nunca sonhamos em chegar tão longe. Representar nosso Acre com uma atitude positiva é muito gratificante. É preciso investir nas crianças, elas são nosso futuro”, destaca a voluntária.

Para as idealizadoras do projeto ‘Olhar Diferente’, é gratificante saber que estão conseguindo ajudar e modificar a vida de muitas pessoas. “A nossa parte nós fazemos. Quando o resultado saiu ficamos em estado de graça. Vai ser muita linda a nossa campana de volta às aulas”. Wesley Safadão ainda gravou um vídeo parabenizando a ação acreana. “Beijão para Rio Branco e parabéns pelo trabalho que vocês fazem”, disse o cantor.

Sobre o ‘Olhar Diferente’

O projeto começou como parte de uma atividade escolar de quatro adolescentes, em Rio Branco, e tornou-se uma das maiores associações de cunho solidário do estado. Hoje é uma associação com CNPJ e já atendeu mais de 10 mil pessoas na capital acreana. A última ação aconteceu em dezembro do ano passado. Foram três dias de doações e mais de 4 toneladas de alimentos entregues à famílias carentes.

O trabalho beneficia famílias carentes, selecionadas pelo perfil socioeconômico. São priorizadas pessoas que vivem de benefícios do governo, com filhos ou pais desempregados, que passam necessidade.

O ‘Olhar Diferente’ realiza ações durante todo o ano, alcançando pessoas em situação de rua, com distribuição de marmitas, campanha Volta às Aulas – que ajuda crianças carentes com material escolar e o ponto alto do projeto, que é o Dia das Crianças.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

welcome image