Conecte-se agora

SiSU 2019.2: período de inscrições será no início de junho

Calendário foi divulgado nesta quarta-feira (15) pelo Ministério da Educação

Publicado

em

O período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019.2 já está com data marcada. Os estudantes interessados em ingressar em universidades públicas brasileiras podem se candidatar a partir de 04 de junho até às 23h59 do dia 7 de junho, de acordo com o horário oficial de Brasília. O cronograma foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15).

Só poderão concorrer às vagas do processo seletivo, os candidatos que participaram da edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. Durante o período de inscrições, podem ser cadastradas até duas opções de vagas – que podem ser alteradas enquanto o sistema estiver disponível.

Vagas e classificação

O edital do SiSU 2019.2 não especificou a quantidade de vagas ofertadas, uma vez que o prazo para retificação do Termo de Adesão das universidades encerra em 17 de junho. Na primeira edição deste ano, no entanto, foram ofertadas 235 mil vagas em 129 Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, entre universidade, institutos federais de educação e faculdade.

A classificação dos candidatos acontecerá em ordem decrescente de pontuação. Cada instituição pode atribuir pesos diferentes para cada uma das provas do Enem, a depender do curso, e também atribuir bônus em decorrência de políticas afirmativas. Além disso, são considerados critérios de classificação:

I – maior nota na redação;

II – maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

III – maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;

IV – maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

V – maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Resultado do SiSU 2019.2

A divulgação do resultado do SISU 2019.2 está marcada para 10 de junho em chamada única. A consulta poderá ser realizada na página do processo seletivo disponível na internet e nas instituições em que o candidato se inscreveu. As matrículas acontecem entre 12 e 17 de junho, segundo editais próprios de cada instituição.

Candidatos não selecionados na chamada única deverão, obrigatoriamente, manifestar interesse na lista de espera do SiSU 2019 entre os dias 11 e 17 de junho, às 23h59. É permitido pleitear apenas uma das opções de vagas cadastradas durante o período de inscrições. Por outro lado, candidatos selecionados em uma das vagas não terão direito à participação.

Agência Educa Mais Brasil

Propaganda

Notícias

Prouni 2019: Edital e cronograma do segundo semestre estão disponíveis

Publicado

em

Estudantes interessados em ingressar no ensino superior com bolsa de estudos ofertadas pelo Programa Universidade para todos (Prouni 2019) podem se preparar para o processo seletivo do segundo semestre de 2019. Na manhã desta quarta-feira (22) foi divulgado no Diário Oficial da União o edital do Prouni 2019. As inscrições começam no dia 11 de junho e vão até as 23h59 do dia 14 do mesmo mês, através da página disponível na internet.

Podem realizar a inscrição estudantes que não sejam portadores de diploma de Ensino Superior e tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O candidato precisa ter nota mínima de 450 pontos no exame, calculada a partir da média aritmética das avaliações, e pontuação acima de zero na redação. A quantidade de vagas disponibilizadas pelo programa ainda não foi divulgada.

Os resultados da pré-seleção serão divulgados em duas chamadas, a primeira em 18 de junho e a segunda em 02 de julho. Os selecionados deverão comparecer à respectiva Instituição de Ensino Superior (IES) para comprovar as informações cedidas no ato da inscrição e, eventualmente, participar de processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, nas seguintes datas:

Primeira chamada do Prouni 2019: entre 18 e 25 de junho

Segunda Chamada do Prouni 2019: entre 2 a 8 de julho

Prouni

Quase 2,5 milhões de estudantes já foram beneficiados desde a criação do Prouni, institucionalizado em 2005 pela Lei nº 11.096, segundo o Ministério da Educação (MEC). Do total, 69% das pessoas foram beneficiadas com bolsas integrais e 31% foram contempladas com descontos parciais, de 50%.

A concessão das bolsas acontece a partir de critérios de renda e os estudantes devem comprovar as informações concedidas na inscrição. Quem deseja estudar com bolsa de estudo, mas não se enquadra nos critérios de renda do programa do Governo Federal, pode obter descontos de até 70% em cursos de graduação (e pós-graduação) por meio de oportunidades disponibilizadas pelo Educa Mais Brasil.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Continuar lendo

Cotidiano

Quase dois mil motoristas são notificados no mês de maio, informa Detran/Acre

Publicado

em

O Diário Oficial do Estado do Acre (DOE) publicou na terça-feira, 21, uma lista com 1.965 mil motoristas autuados por infração no trânsito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC). Está disponível a lista completa com as placas dos veículos autuados.

Segundo o documento, o condutor ainda pode recorrer. Para isso, deve preencher um formulário de defesa e apresentar cópia do auto de infração, ou da notificação no DOU com a cópia da página que indica a placa do veículo e entregar, em prazo indicado no DOE, na sede do órgão.

Também se faz necessário que o motorista listado apresente documento original e cópias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou outro documento de identificação oficial e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.