Menu

O trânsito que mata!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dados alarmantes foram apresentados na sessão da Câmara Municipal por autoridades de trânsito no mês dedicado a combater os acidentes. Subsídios, como por exemplo, das 12 mortes nas ruas este ano, 11 foram de motociclistas. O Seguro DPVAT é quase todo direcionado para acidentes com motocicletas. A morte trafega em duas rodas. É rotina em nossas ruas ver jovens em alta velocidade desesperados. Para onde vão? O que querem? Por que o desespero? Que angustia é essa que só a velocidade e o perigo podem aliviar tanta desesperança? Um deles comentou comigo que é a sensação de liberdade gerada. “É como está voando, ser livre”.


Outro número apresentado, não menos alarmante, foi o crescimento em mais de 400% de acidentes de trânsito em função da utilização de celulares ao volante. As pessoas não estavam bêbadas! O número de mortos e mutilados aumenta assustadoramente. Recai sobre um sistema de saúde precário agravando a situação da população mais necessidade que procura as unidades de saúde e não consegue em função das emergências de trânsito. O ano passado uma pessoa por um dia de UTI custava aos cofres da Saúde mais de R$ 200 mil. O gasto com acidentes de trânsito para o sistema de saúde é praticamente incalculável.


Na contramão dessa loucura toda a motocicleta é um dos transportes mais baratos, eficientes e práticos do mundo. O problema não está na máquina, no veículo como erroneamente pensam alguns. Muito menos nos celulares. Está nas pessoas. Na população. O melhor exemplo para o Acre é o povo boliviano. Adolescentes, mulheres grávidas, idosos, gordos, magros andam de motocicleta o dia todo sem que ocorra um acidente se quer. Nem capacete é obrigatório. Se acontecer de alguém passar correndo muito ou provocar um acidente, eles dizem logo: “É brasileiro”; “eles são doidos”; “eles procuram a morte o tempo todo”. Para mudar essa realidade é preciso investir em educação. Só a repressão não resolve. É necessário ensinar a amar a vida e não a morte!


. O que leva uma jovem rica a brigar por cargos no governo? A se expor reclamando que esqueceram dela?


. Dinheiro não é!


. Como bem define o colega aqui na redação, o Leônidas Badaró:


. “São viciados no poder porque dinheiro tem sobrando!


. A candidatura do juiz aposentado Pedro Longo à prefeitura de Rio Branco pelo Partido Verde é irreversível.


. A do ex-deputado federal Henrique Afonso, em Cruzeiro do Sul, também está na pauta; lembrando que Henrique voltou a ter domicílio na cidade.


. Cruzeiro do Sul terá, ao menos, cinco bons candidatos a prefeito.


. Encontrei o prefeito Ilderlei Cordeiro ontem, no lançamento do livro do pastor Agostinho Ribeiro, bastante animado.


. Em Sena Madureira o deputado Gerlen Diniz (Progressista) continua afirmando que vi disputar a prefeitura com o atual prefeito Mazinho Serafim.


. Em Brasiléia, ao que parece, não vai ter jogo; a prefeita Fernanda Hassem (PT) vai ganhar por WO.


. Ainda não apareceu um candidato para disputar com ela.


. “Também, pudera”, como diz a Madalena; a oposição por lá fez um estrago tão grande na prefeitura que a população ainda não se recuperou da devastação.


. Leio que o lar dos vicentinos em Cruzeiro do Sul pode até fechar; minha nossa!


. O que não falta é problema para o governo resolver.


. A balsa de Xapuri quebrou o motor, o rolo compactador perdeu o parafuso, a radiografia não funciona, tem que pagar os aposentados, tem gente na fila para cirurgias…


. Deusulivre.


. Um parlamentar tem que aparecer pelo conteúdo, produção, trabalho, dinamismo e não apenas vendendo beleza em selfie.


. O Brasil vai bem, bem mal!


. Parlamentar relatou na tribuna a viagem que fez a Maceió, capital de Alagoas, para um curso de aprimoramento do mandato.


. O rapaz que entrega água e gás perguntou onde fica Maceió?


. Fica na terra do ex-presidente Fernando Collor de Melo, Teotônio Vilella, Divaldo Suruagy, Marechal Deodoro, Péricles de Góes Monteiro e Darcy Ribeiro entre outros ilustres brasileiros.


. E é, é?!


. É!


. Como faço para ir lá, indagou!


. Se filia a um partido, disputa a eleição, ganha, recebe o diploma, toma posse depois vai lá fazer um curso.


. Vixe!


. Pois, é! Democracia custa caro, filho!


. O vereador Rodrigo Forneck (PT) partiu para a defesa intransigente da educação; decidiu apoiar e participar dos protestos de hoje no Centro e na Ufac.


. Rodrigo é um bom vereador!


. Bom dia!