Conecte-se agora

O trânsito que mata!

Publicado

em

Dados alarmantes foram apresentados na sessão da Câmara Municipal por autoridades de trânsito no mês dedicado a combater os acidentes. Subsídios, como por exemplo, das 12 mortes nas ruas este ano, 11 foram de motociclistas. O Seguro DPVAT é quase todo direcionado para acidentes com motocicletas. A morte trafega em duas rodas. É rotina em nossas ruas ver jovens em alta velocidade desesperados. Para onde vão? O que querem? Por que o desespero? Que angustia é essa que só a velocidade e o perigo podem aliviar tanta desesperança? Um deles comentou comigo que é a sensação de liberdade gerada. “É como está voando, ser livre”.

Outro número apresentado, não menos alarmante, foi o crescimento em mais de 400% de acidentes de trânsito em função da utilização de celulares ao volante. As pessoas não estavam bêbadas! O número de mortos e mutilados aumenta assustadoramente. Recai sobre um sistema de saúde precário agravando a situação da população mais necessidade que procura as unidades de saúde e não consegue em função das emergências de trânsito. O ano passado uma pessoa por um dia de UTI custava aos cofres da Saúde mais de R$ 200 mil. O gasto com acidentes de trânsito para o sistema de saúde é praticamente incalculável.

Na contramão dessa loucura toda a motocicleta é um dos transportes mais baratos, eficientes e práticos do mundo. O problema não está na máquina, no veículo como erroneamente pensam alguns. Muito menos nos celulares. Está nas pessoas. Na população. O melhor exemplo para o Acre é o povo boliviano. Adolescentes, mulheres grávidas, idosos, gordos, magros andam de motocicleta o dia todo sem que ocorra um acidente se quer. Nem capacete é obrigatório. Se acontecer de alguém passar correndo muito ou provocar um acidente, eles dizem logo: “É brasileiro”; “eles são doidos”; “eles procuram a morte o tempo todo”. Para mudar essa realidade é preciso investir em educação. Só a repressão não resolve. É necessário ensinar a amar a vida e não a morte!

. O que leva uma jovem rica a brigar por cargos no governo? A se expor reclamando que esqueceram dela?

. Dinheiro não é!

. Como bem define o colega aqui na redação, o Leônidas Badaró:

. “São viciados no poder porque dinheiro tem sobrando!

. A candidatura do juiz aposentado Pedro Longo à prefeitura de Rio Branco pelo Partido Verde é irreversível.

. A do ex-deputado federal Henrique Afonso, em Cruzeiro do Sul, também está na pauta; lembrando que Henrique voltou a ter domicílio na cidade.

. Cruzeiro do Sul terá, ao menos, cinco bons candidatos a prefeito.

. Encontrei o prefeito Ilderlei Cordeiro ontem, no lançamento do livro do pastor Agostinho Ribeiro, bastante animado.

. Em Sena Madureira o deputado Gerlen Diniz (Progressista) continua afirmando que vi disputar a prefeitura com o atual prefeito Mazinho Serafim.

. Em Brasiléia, ao que parece, não vai ter jogo; a prefeita Fernanda Hassem (PT) vai ganhar por WO.

. Ainda não apareceu um candidato para disputar com ela.

. “Também, pudera”, como diz a Madalena; a oposição por lá fez um estrago tão grande na prefeitura que a população ainda não se recuperou da devastação.

. Leio que o lar dos vicentinos em Cruzeiro do Sul pode até fechar; minha nossa!

. O que não falta é problema para o governo resolver.

. A balsa de Xapuri quebrou o motor, o rolo compactador perdeu o parafuso, a radiografia não funciona, tem que pagar os aposentados, tem gente na fila para cirurgias…

. Deusulivre.

. Um parlamentar tem que aparecer pelo conteúdo, produção, trabalho, dinamismo e não apenas vendendo beleza em selfie.

. O Brasil vai bem, bem mal!

. Parlamentar relatou na tribuna a viagem que fez a Maceió, capital de Alagoas, para um curso de aprimoramento do mandato.

. O rapaz que entrega água e gás perguntou onde fica Maceió?

. Fica na terra do ex-presidente Fernando Collor de Melo, Teotônio Vilella, Divaldo Suruagy, Marechal Deodoro, Péricles de Góes Monteiro e Darcy Ribeiro entre outros ilustres brasileiros.

. E é, é?!

. É!

. Como faço para ir lá, indagou!

. Se filia a um partido, disputa a eleição, ganha, recebe o diploma, toma posse depois vai lá fazer um curso.

. Vixe!

. Pois, é! Democracia custa caro, filho!

. O vereador Rodrigo Forneck (PT) partiu para a defesa intransigente da educação; decidiu apoiar e participar dos protestos de hoje no Centro e na Ufac.

. Rodrigo é um bom vereador!

. Bom dia!

Propaganda

Coluna do Astério

Rocha: “Aliança do Minoru é com o povo”

Publicado

em

Continuar lendo

Coluna do Astério

PSD e MDB se aproximam do PSB

Publicado

em

Continuar lendo
Propaganda
Propaganda

Mais lidas