Conecte-se agora

Cerca de 500 pessoas já participam de ato na entrada da Universidade Federal do Acre

Publicado

em

Em Rio Branco, ao menos dois pontos da cidade concentram manifestantes em protesto contra o corte de verbas imposto pelo governo federal, através do Ministério da Educação. Na manhã desta quarta-feira, 15, aproximadamente 500 pessoas já se encontram na entrada da Universidade Federal do Acre (Ufac) em ato contra o bloqueio de recursos para a educação. Algumas escolas da rede estadual e municipal também suspenderam as aulas por conta do manifesto nacional.

A grande maioria dos presentes trata-se de estudantes da instituição, mas também participam servidores e autoridades políticas. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) divulgou uma programação do ato, que vai ocorrer durante todo o dia de hoje.

Os acadêmicos temem interrupção nas atividades da Ufac devido ao bloqueio. “Os cortes vão comprometer todo o serviço de manutenção e limpeza da universidade. A nossa preocupação é com o funcionamento da Ufac, porque com o corte de 30 % no orçamento, no segundo semestre a Ufac vai parar”, enfatizou Richard Brilhante.

Segundo os alunos, este é o momento de compartilhar com a classe estudantil a gravidade do momento para que possam se unir em defesa da instituição.




Propaganda

Cotidiano

Mais de 200 pontos de vazamentos de água são eliminados no Bujari

Publicado

em

O Departamento de Água e Saneamento (Depasa) tem se dedicado a combater o desperdício da água potável no município de Bujari. Isso porque o município sofria, segundo o órgão, com constantes vazamentos, ligações irregulares, falta de medição e medição incorreta. Agora, correções no sistema de água doestado eliminaram 248 pontos de vazamento na cidade.

Lá, o trabalho realizado durou os primeiros seis meses do ano e,além de conter pontos de vazamento em residências, eliminou 28 vazamentos na rede de água do município. “Fomos de casa em casa, identificando pontos de vazamento e orientando o usuário para evitar o desperdício de água potável”, informa o gerente do Depasa Bujari, Cláudio Ramos. A medida reduziu o desperdício de água tratada em mais de 40%.

A água que chega às casas dos mais de 10 mil moradores do Bujari é coletada em reservatório de água bruta (açude). A água coletada é armazenada em outros três reservatórios de água tratada (2 elevados e 1 apoiado) para, então, ser distribuída para o município.

O município já enfrentou sérios problemas no abastecimento de água. Em 2017, a crise no abastecimento foi destaque nos noticiário local e de outras regiões do país. “Com o trabalho que fizemos, levantamos a lâmina d’água em pelo menos 50 centímetros, para que não tenhamos racionamento.Vamos ter água suficiente para ter um verão tranquilo”, conclui o presidente de Depasa, Zenil Chaves.

 




Continuar lendo

Cotidiano

Horto Florestal oferece programação especial às crianças na próxima semana

Publicado

em

Uma programação repleta de atividades diferenciadas está prestes a ser disponibilizada no Parque Ambiental Horto Florestal de Rio Branco. Algumas crianças já estão em férias escolares, e a prefeitura da capital decidiu oferecer dias de lazer para a garotada nos dias 24, 25 e 26 de julho com o ‘Programa Férias no Horto’.

As atividades vão ocorrer durante todo o dia, das 8h30min às 11h00min e das 14h30min às 17h00min. A programação vai oferecer atividades de educação ambiental – circuito sensorial, dinâmicas e jogos. Atividades lúdicas – apresentações teatrais, palhaço e musicais. E ainda atividades de esporte e lazer – vôlei de areia, futebol, jogos de mesa, rapel e tirolesa, falsa baiana, tomba lata e pescaria.

A ação é realizada por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil.Segundo a Semeia, o programa tem por objetivo mostrar para as crianças de Rio Branco a importância dos parques urbanos como um ambiente que contribui para a melhoria da qualidade de vida. “Por serem áreas verdes preservadas, são propícias para o desenvolvimento de atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer”.




Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.