Conecte-se agora

Família de menina de 11 anos morta por disparo de fuzil do Bope protesta por justiça

Publicado

em

FOTO: SÉRGIO VALE

“Não foi fatalidade, foi crime”. É com esses dizeres que familiares e amigos de Maria Cauane da Silva, criança de 11 anos que morreu no mês de agosto do ano passado vítima de um disparo de fuzil do Batalhão de Operações Especiais (Bope), fazem na manhã desta terça-feira, 14, um protesto em frente ao Quartel da Polícia Militar do Acre, no centro de Rio Branco.

Ocorre que o laudo divulgado pelo Instituto de Criminalística em 2018 apontou que o tiro que matou a menina foi disparado de um fuzil usado pela Polícia Militar. Na época, o Bope informou que houve uma troca de tiros com criminosos em um morro do bairro Preventório, onde os suspeitos já teriam chegado atirando e usado a criança como escudo.

FOTO: SÉRGIO VALE

Entretanto, a família contestou a versão da polícia ao alegar que não houve troca de tiros e nem confronto entre as facções, pois, segundo familiares, o Bope havia invadido a casa de uma outra pessoa para matá-la e Cauane acabou sendo morta por acidente.

Fato que, segundo os familiares, provoca revolta até os dias de hoje. No local, eles gritam: “queremos justiça”. Eles dizem que o assassinato de uma criança não é fatalidade, é crime, e anseiam pela prisão dos militar suspeito de atirar contra a vítima.

FOTO: SÉRGIO VALE

À época, o comando da PM disse que a tropa agiu com profissionalismo durante a ocorrência, cumprindo sua missão de servir e proteger a sociedade acreana.

Além da menina, mais duas pessoas fora foram mortas na ação. Cauane era vizinha de um eletricista, que também foi morto.

Propaganda

Cotidiano

Dupla é presa com moto roubada e arma de brinquedo na Amadeo Barbosa, na capital

Publicado

em

Policiais Militares do 2° Batalhão prenderam no final da tarde desta segunda-feira (20), Edson Gomes da Silva Júnior, 18 anos, e Welisson de Oliveira, de 19 anos, pelo crime de receptação. A dupla foi presa na Avenida Amadeo Barbosa, em Rio Branco.

A Policia estava em patrulhamento pelo bairro 6 agosto e recebeu informações via Ciops que uma dupla estava com uma motocicleta roubada transitando na Avenida Amadeo Barbosa. A guarnição se deslocou até a região e próximo a rotatória da academia Arena Fitnes, avistaram os dois homens. Foi feito a abordagem e em posse dos criminosos foi encontrado uma arma de brinquedo.

A dupla e a moto roubada foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos.

Continuar lendo

Cotidiano

Atividades no campus do Ifac em Cruzeiro do Sul retomam dia 28 de maio

Publicado

em

Após reunião entre a reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac) e a direção do campus da instituição no município de Cruzeiro do Sul, ficou definido que o retorno das atividades no campus atingido pelo incêndio deve ocorrer a partir do próximo dia 28 de maio. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (20).

Por meio de nota enviada à imprensa, o órgão destacou que, para não prejudicar o andamento do calendário acadêmico, entre os dias 20 a 24 de maio, “as aulas para os estudantes dos cursos técnicos subsequentes e superiores de Agroecologia, Física, Matemática, Recursos Pesqueiros e Zootecnia serão realizadas em ambientes da Escola Tancredo Neves, Universidade Aberta do Brasil e Colégio Miliar Pedro II, no município”.

Já os estudantes dos cursos técnicos integrados irão retornar às aulas somente no próximo dia 28. Segundo a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, “a decisão por prolongar em mais uma semana a retomada das atividades na unidade, se deve à necessidade de adequações junto às instalações elétricas do bloco pedagógico, que irá receber os servidores que trabalhavam no bloco administrativo, atingido pelo incêndio no mês de abril”.

Confira a lista das unidades que irão receber os estudantes do Ifac durante os dias 20 e 24 de maio:

A partir de 20/05 (Período Noturno): Estudantes dos cursos de Processos Escolares e Matemática – Colégio Militar Pedro II;

A partir de 21/05 (Período Vespertino): Estudantes dos cursos de Agroecologia, Recursos Pesqueiros, Zootecnia – Escola Tancredo Neves;

A partir de 21/05 (Período Vespertino): Estudantes de Física – Universidade Aberta do Brasil;

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.