Menu

“Estamos sendo enganados”, dizem vereadores sobre conserto de balsa em Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os vereadores do município de Xapuri estão cobrando do governo do estado o cumprimento da promessa de conserto da balsa que faz a travessia pelo Rio Acre para o bairro da Sibéria.


O governo estadual prometeu que em poucos dias iria providenciar a recuperação do equipamento que prejudica quem precisa atravessar o rio com veículo ou carga pesada, como e gado e produtos agrícolas, já que a região da Sibéria é acesso para centenas de propriedades rurais, projetos de assentamento e a também para parte da Reserva Extrativista Chico Mendes.

Publicidade

Depois que a balsa quebrou, de forma paliativa, os próprios vereadores de Xapuri alugaram uma balsa menor, mas que não consegue suprir a demanda. Além disso, os parlamentares precisaram convencer o Ministério Público Estadual e o Corpo de Bombeiros que tentaram proibir o funcionamento da balsa menor.


O presidente da associação de moradores do bairro da Sibéria, João Jorge Cosmo, afirmou que a população se sente lesada. “As vezes que estivemos com o diretor do Deracre a gente acreditou que ele tava falando a verdade. Já são 11 dias e a gente sabe que muitos caminhões deixaram de atravessar e que muitos produtores deixaram de comercializar sua produção. Eu quero convidar a população para se juntar e cobrar do governo que resolva essa situação”.


A demora para consertar a balsa irrita até os aliados. O vereador Gessi Capelão (MDB), que foi coordenador da campanha de Gladson em Xapuri, também reclamou da lentidão do governo em resolver o problema. “O meu sentimento é de revolta. O povo da Sibéria precisa atravessar suas mercadorias. Fica meu repúdio ao governo. Eles estão nos enganando. Afirmam que não tem material, mas é mentira. Nós ligamos nas lojas em Rio Branco e descobrimos que tem as chapas necessárias para resolver o problema. Só falta resolverem”, disse.


Consultado pela reportagem do ac24horas, Ítalo Medeiros, diretor-geral do Deracre, afirmou que o governo está contratando uma empresa de forma emergencial. “Como não foi uma ação programada, já que a balsa está interditada, estamos enfrentando esse ajuste inicial. Acredito que a SEINFRA resolva a contração da empresa hoje”, disse, sem estipular um prazo para o conserto do equipamento.


Veja o vídeo com a cobrança do conserto da balsa feito por vereadores e lideranças comunitárias de Xapuri.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido