Menu

Pesquisar
Close this search box.

Deputados declaram apoio ao movimento estudantil na Ufac desta quarta-feira (15)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Por unanimidade, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), aprovaram na tarde desta terça-feira, 14, uma moção em apoio a paralisação estudantil que vai ocorrer nesta quarta-feira, dia 15, no Acre e demais estados brasileiros. O movimento é composto, principalmente, de estudantes de universidades públicas, mas também vai contar com a participação de servidores e alunos da educação básica.


Na ocasião, o presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentou a planilha de orçamento da instituição para esmiuçar o impacto, em números, que a universidade irá sofrer com a possibilidade do contingenciamento de gastos, imposto pelo governo federal através do Ministério da Educação (MEC).

Anúncios


“Somando os prejuízos da universidade, entre o orçamento do ano passado e desse ano com o contingenciamento de 30%, a Ufac terá um déficit de 42% no total”, destaca Richard Brilhante, do DCE.


Segundo Brilhante, o bloqueio das verbas orçamentárias irá prejudicar o funcionamento da universidade. “Se relaciona diretamente com a energia, água, segurança, alimentação e pagamento de funcionários terceirizados”.


Na semana passada, o deputado Edvaldo Magalhães (PC do B) já havia encaminhado a moção em apoio a classe estudantil e ao movimento da universidade. Todos os deputados aprovaram o apoio contra os cortes orçamentários às instituições de ensino.


“É importante o reconhecimento de órgãos que apoiam a luta da universidade”, disse o presidente do DCE.


Na Aleac, os estudantes apresentaram um pedido para que os parlamentares possam intermediar junto aos deputados federais e, também, senadores, a defesa de da Ufac, em Brasília.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido