Conecte-se agora

Paulo Wadt será substituído pelo pecuarista Fernando Zamora no agronegócio

Publicado

em

O que ac24horas antecipou no final do mês de março se confirma esta semana: após quase 50 dias vivendo na corda bamba, o governador Gladson Cameli decidiu demitir o secretário de Produção e Agronegócio, Paulo Wadt. Em seu lugar será nomeado o pecuarista Fernando Zamora.

ENTENDA O CASO
Paulo Wadt pode cair? Se depender de tucanos e pecuaristas, sim!

O governador ainda tentou manter Wadt no cargo mesmo sem o apoio político da deputada federal Mara Rocha [PSDB], mas empresários do setor do agronegócio também se manifestaram contra o secretário, que passou a defender interesses de empresários do estado de Rondônia que conflitam com os daqui.

Wadt estaria oferecendo propriedades de excelências e produtivas para os plantadores de soja. Ele agia como uma espécie de “corretor de luxo”, o que criou grandes problemas para a deputada Mara, que havia lhe indicado para o cargo.

Na sexta feira, 11, tanto a deputada Mara quanto o ainda secretário foram vistos na Casa Civil. Mas não era em um encontro de ambos para falar sobre a pasta da produção. Foi um encontro agendado para definir a situação. Mara foi recebida para confirmar a indicação de Zamora para ocupar a pasta da produção de Gladson e Paulo Wadt para ser informado da decisão do governador.

SEIS DO PRIMEIRO ESCALÃO JÁ CAIRAM

Wadt se junta ao grupo seleto de membros do primeiro escalação exonerados por Cameli antes dos primeiros seis meses de governo.

O primeiro a ser exonerado foi Alércio Dias, do Acreprevidência. Mesmo tendo apoio irrestrito do Conselheiro do Tribunal de Contas, Antônio Malheiro, o pecuarista não resistiu as pressões internas e pediu exoneração do cargo. O nome dele sequer chegou a ser analisado pelos deputados da Assembleia Legislativa para ocupar o cargo do órgão responsável pelo gerenciamento das aposentadorias e pensões dos servidores públicos do Acre. Dias foi nomeado sem que seu tivesse passado pelo crivo do parlamento. O Ministério Público chegou a recomendar a sua exoneração também.

O segundo também a ser exonerado foi o apadrinhado do deputado Alan Rick (Democratas), Raphael Bastos, então secretário de planejamento. Por ter batido de frente com o Grupo de Notáveis e até mesmo em alguns momentos pelo próprio governador, Bastos foi demitido sem ao menos ter sido comunicado oficialmente. Segundo ele, só ficou sabendo da exoneração via Diário Oficial.

Até mesmo a cúpula da segurança pública tida como intocável, também sofreu o revés. Cameli, por influência do vice-governador Major Rocha, exonerou o secretário de Polícia Civil Rêmulo Diniz e o Comandante da PM, Coronel Mário César. No lugar deles, foram nomeados o delegado Henrique Maciel (Civil) e o Coronel Ezequiel Bino (PM).

André Hassem, ex-prefeito de Epitaciolândia e até então diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), também foi um que sofreu com força da caneta do governador. Cameli o exonerou na última sexta-feira, 10, após intensa reunião com deputados estaduais. O ac24horas apurou que André Hassem estava desrespeitando ordens do governador e do vice, indicando pessoas sem comunicá-los. Alguns de seus posicionamentos prejudicavam as ações de governo, segundo informou um interlocutor.

Anúncios

Acre

Acre contabiliza 87 novos casos e mais 1 óbito por Covid-19

Publicado

em

O Acre registrou 87 novos casos de contaminação pelo coronavírus no estado, neste domingo, 25. Assim, o número de infectados subiu de 30.217 para 30.304 nas últimas 24 horas.

Segundo a secretaria de Estado de Saúde do Acre, mais 1 óbito foi registrado neste domingo, sendo do sexo masculino, cujas iniciais são J. L. S., de 90 anos. Ele deu entrada no dia 9 de outubro, no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul e veio a óbito neste sábado, 24, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 687 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 80.262 notificações de contaminação pela doença, sendo que 49.938 casos foram descartados, enquanto 20 amostras de RT-PCR estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 27.861 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 61 seguem hospitalizadas.

Continuar lendo

Acre

Candidato mostra buracos deixados em asfalto pela prefeitura

Publicado

em

O candidato à prefeitura de Rio Branco pelo Avante, o empresário Jarbas Soster, publicou um vídeo neste domingo, 25, mostrando a situação da rua Angico, localizada no bairro Chico Mendes, na capital acreana.

Segundo ele, dezenas de moradores reclamam diariamente por conta da condição da rua. Nas imagens, são mostrados vários buracos no asfalto, alguns com até 15 centímetros de profundidade, que ainda não receberam o restante dos serviços feitos pela equipe da prefeitura.

“Cavaram e faz semanas que não vem colocar o asfalto. As pessoas fazem manobras com risco muito alto de acidentes”, diz Soster no vídeo. “É assim que a prefeitura trabalha na periferia de Rio Branco”, completa.

O candidato afirma que o serviço foi largado no meio do caminho. “As pessoas aqui não tem apoio, assistência. Aqui o asfalto para chegar é a maior dificuldade do mundo”.

Soster alerta que a situação da rua oferece um perigo iminente de acidentes. “Vamos sair do centro da cidade, prefeitura, vamos para a periferia”, pede.

Veja o vídeo:

 

Continuar lendo

Acre

Casal morre ao colidir moto contra árvore em perseguição policial

Publicado

em

Um casal de acreanos morreu na madrugada deste domingo, 25, durante uma perseguição policial na cidade de Porto Velho, em Rondônia. Samuel Assis Lima de Miranda, 26, e Beatriz Aguiar trafegavam em uma motocicleta modelo Fan 160 quando uma guarnição policial flagrou o casal na contramão da Avenida Jorge Teixeira e deu ordem de parada.

Segundo a polícia, o condutor Samuel não atendeu e seguiu em alta velocidade. A jovem ainda teria gritado para o homem parar, mas ele não atendeu.

A PM fez acompanhamento e uma perseguição foi iniciada. A polícia informou que Samuel entrou na Avenida Tiradentes, ainda em alta velocidade e nas proximidades da Avenida Rio Madeira acabou colidindo a moto em uma árvore. Ambos morreram no local.

A região em que as vítimas colidiram foi isolada e recebeu a presença da perícia criminal. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML).

Continuar lendo

Acre

Belo Jardim I recebe melhoria em infraestrutura e saneamento

Publicado

em

As enxurradas de comentários nos vídeos da série de reportagens que o ac24horas vem mostrando a situação nos bairros de Rio Branco. Revela ainda o interesse que a população da capital tem quando o assunto é investimento público.

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, já visitou quase dez bairros nos últimos finais de semana, e tem destacado principalmente as necessidades que as regiões mais afastadas do centro estão tendo. Falta de água tratada, esgoto sanitário e recuperação de ruas é pauta base por onde chega o ac24horas.

Desta vez, o ac24horas foi até o bairro Belo Jardim I, onde a prefeitura está trabalhando e mudando a realidade precária de anos atrás.

Assista ao vídeo:

video

 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas