Conecte-se agora

Doação de óleo de castanha auxilia mulheres na hora do parto e reduz casos de laceração

Publicado

em

Gestos de amor modificam o mundo e é por meio de um deles que a indústria acreana Miragina se destaca nos corredores da Maternidade Bárbara Heliodora (MBH), em Rio Branco, há pelo menos oito anos.

Todos os meses, a empresa doa cerca de 10 litros de óleo vegetal de castanha do Brasil para a maior maternidade do Acre.

O produto doado é utilizado pelas parturientes e seus acompanhantes nas massagens pré-parto, permitindo que haja um alívio das dores que antecedem o nascimento do bebê e, ainda, no parto, para lubrificação, evitando assim que as mulheres sofram com cortes.

“O óleo de castanha é de essencial importância durante o trabalho de parto e o parto. A equipe da Maternidade é muito grata por esse gesto de amor”, diz Patrícia Pereira, técnica de Enfermagem da MBH.

A equipe de enfermagem da unidade de saúde explica que a utilização do óleo 100% vegetal não causa riscos para os bebês e nem para as mães, por se tratar de um produto natural.

Vários frascos com borrifadores contendo o óleo de castanha ficam espalhados pelas salas de pré-parto da Maternidade. Uma das enfermeiras revela que quando estão esvaziando, algumas colegas já começam a ficar atentas, para evitar que falte o produto na unidade.

De acordo com a equipe da MBH, a técnica foi aplicada no Acre depois que enfermeiras da unidade participaram de um curso numa maternidade do Rio de Janeiro. Na época, segundo relatos da equipe, as pessoas ainda ficavam ressabiadas quanto à eficácia da técnica, mas à medida que o procedimento era implementando na rotina, pacientes e equipe aprovaram.

“Hoje, ninguém quer que falte esse óleo doado. Isso nos ajuda muito e evita que as mães sofram com dores e até mesmo infecções porque reduziu consideravelmente o número de laceração”, afirma a profissional.

José Luiz Felício, diretor-geral da Miragina, ressalta que os ganhos para a saúde da mulher com a utilização do óleo de castanha no momento de dar a luz são motivo de alegria para a indústria. Ele garante que esse é um gesto que deve ser mantido pela empresa, em respeito às mães e aos seus bebês.

Propaganda

Destaque 5

Socorro Neri nega que vá deixar PSB para concorrer à prefeitura pelo partido do Petecão

Publicado

em

A boa relação entre o Senador Sérgio Petecão (PSD) e atual prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), suscitou nos bastidores da política acreana a possibilidade de um convite para que a gestora migrasse para o partido do atual 1º secretário do Senado Federal.

A verdade é que aos poucos, Petecão começa claramente a pavimentar seu nome à disputa ao governo do Acre nas eleições de 2022.

A prefeita Socorro Neri já repetiu por diversas vezes que não discutirá as eleições municipais do ano que vem em 2019. Sua candidatura para continuar no comando da prefeitura da capital acreana ainda é uma incógnita. São várias dúvidas que pairam no ar em relação à essa possibilidade. A principal é a postura de aliados que tornaram o projeto que tornou Socorro prefeita. Neri herdou a vaga de Marcus Viana, que abriu mão do cargo para concorrer ao governo do Acre. Apesar de desgastados politicamente após as últimas eleições, o PT ainda tem nomes fortes para uma disputa à prefeitura, como Jorge Viana e Raimundo Angelim.

Por meio de nota, Socorro Neri faz questão de deixar claro que não há menor possibilidade de deixar o PSB para disputar a eleições do ano que vem por outro partido. Sem citar Petecão e o PSD, ela afirma que está em total sintonia com seu partido.

Leia a nota.

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

A respeito de notícias sobre um suposto convite para que eu concorra a eleição de 2020 por um determinado partido, me sinto no dever de informar que:

1 – Continuo firme na decisão de não discutir eleição este ano. Entendo que há o tempo certo para cada coisa. Agora, o tempo é de muito trabalho.

2 – Estou em total sintonia com o meu partido, o PSB. De modo que não há a menor possibilidade de que eu venha a migrar para outra agremiação partidária.

Sem mais.

#ObemColetivoÉoQueNosMove

Continuar lendo

Destaque 5

Tirando entulhos do Rio Acre, homem se diz caçador de relíquias

Publicado

em

A atitude de um homem nesta semana chamou a atenção do fotógrafo Edson Bruno que passavam pela margem do Rio Acre no centro de Rio Branco.

É que homem mergulhava nas águas do rio, retirando garrafas, pneus e outros materiais jogados no manancial.

Ao ser questionado sobre o objetivo de retirar os materiais do Rio Branco, o homem, que se identificou como Joelson Cabral, afirmou poeta, observador de vida e caçador de relíquias. Por isso, os mergulhos dentro do Rio Acre à procura de coisas antigas.

Veja o caçador de relíquias pelas lentes do fotógrafo Edson Bruno.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.