Menu

Doação de óleo de castanha auxilia mulheres na hora do parto e reduz casos de laceração

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Gestos de amor modificam o mundo e é por meio de um deles que a indústria acreana Miragina se destaca nos corredores da Maternidade Bárbara Heliodora (MBH), em Rio Branco, há pelo menos oito anos.


Todos os meses, a empresa doa cerca de 10 litros de óleo vegetal de castanha do Brasil para a maior maternidade do Acre.

Publicidade

O produto doado é utilizado pelas parturientes e seus acompanhantes nas massagens pré-parto, permitindo que haja um alívio das dores que antecedem o nascimento do bebê e, ainda, no parto, para lubrificação, evitando assim que as mulheres sofram com cortes.


“O óleo de castanha é de essencial importância durante o trabalho de parto e o parto. A equipe da Maternidade é muito grata por esse gesto de amor”, diz Patrícia Pereira, técnica de Enfermagem da MBH.


video
play-sharp-fill


A equipe de enfermagem da unidade de saúde explica que a utilização do óleo 100% vegetal não causa riscos para os bebês e nem para as mães, por se tratar de um produto natural.


Vários frascos com borrifadores contendo o óleo de castanha ficam espalhados pelas salas de pré-parto da Maternidade. Uma das enfermeiras revela que quando estão esvaziando, algumas colegas já começam a ficar atentas, para evitar que falte o produto na unidade.


De acordo com a equipe da MBH, a técnica foi aplicada no Acre depois que enfermeiras da unidade participaram de um curso numa maternidade do Rio de Janeiro. Na época, segundo relatos da equipe, as pessoas ainda ficavam ressabiadas quanto à eficácia da técnica, mas à medida que o procedimento era implementando na rotina, pacientes e equipe aprovaram.


“Hoje, ninguém quer que falte esse óleo doado. Isso nos ajuda muito e evita que as mães sofram com dores e até mesmo infecções porque reduziu consideravelmente o número de laceração”, afirma a profissional.


José Luiz Felício, diretor-geral da Miragina, ressalta que os ganhos para a saúde da mulher com a utilização do óleo de castanha no momento de dar a luz são motivo de alegria para a indústria. Ele garante que esse é um gesto que deve ser mantido pela empresa, em respeito às mães e aos seus bebês.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido