Menu

Pacto pela saúde será assinado dia 21 de maio entre Acre e Amazonas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A partir do dia 21 de maio, Amazonas e Acre colocam em execução o acordo de cooperação que permitirá que pacientes do estado vizinho possam ter acesso a tratamento de saúde na capital amazonense. Em contrapartida, unidades de saúde do Acre atenderão, por meio do Sistema de Regulação (Sisreg) os moradores de Boca do Acre, Guajará, Ipixuna, Pauini e Envira, com extensão a outros, como Eirunepé, cujos representantes já se reuniram com integrantes do Governo do Acre para não deixar o município de fora do pacto.


De acordo com o secretário de Atenção Básica do Interior do Amazonas, Cássio Roberto do Espírito Santo, a medida vai beneficiar as pessoas que vivem na região de fronteira entre os dois Estados. ‘Por conta da distância em relação a Manaus, ganha-se tempo e se economiza recursos quando o paciente consegue atendimento médico em Rio Branco, por exemplo. Em contrapartida, o Amazonas oferecerá aos acreanos serviços de alta complexidade que não são ofertados ainda na rede de saúde daquele estado”, explica Cássio Roberto, que alinhavou detalhes da cooperação com o governador Gladson Cameli e o secretário de Saúde, Alysson Bestene.

Publicidade

O acordo também será pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Amazonas, institucionalizando o pacto no âmbito dos municípios contemplados. “Acre e Amazonas têm uma relação de muita proximidade entre as suas populações. Queremos garantir com esses acordos que os nossos irmãos amazonenses sejam bem atendidos aqui no Estado e tudo aquilo que for possível fazer, vamos estender a nossa mão para a população que mais precisa, assim como eu tenho certeza que o Amazonas fará o mesmo pelos acreanos”, disse o governador acreano durante encontro com representantes do Amazonas.


(Com informações da Ascom/AM)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido