Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acadêmicos do Ifac apresentarão pesquisas à comunidade em combate ao corte em verba

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Resistência é a palavra de ordem dos alunos e servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac) desde que o Ministério da Educação (MEC) propôs a redução de 30% nos repasses do governo federal às instituições de ensino espalhadas pelo país. Agora, eles organizam uma Mostra de Pesquisas intitulada ‘Ciência e Resistência’, que irá ocorrer neste sábado, dia 11, a partir das 15 horas, no Lago do Amor, próximo a Universidade Federal do Acre (Ufac).


Segundo os estudantes, a ‘balbúrdia’ – termo utilizado pelo governo para justificar o corte de verbas nas instituições públicas de ensino, desta vez, será na rua. “Convocamos os alunos para levarem suas pesquisas e apresentarem em praça pública, para a população em geral”, diz Karla Vieira, presidente do grêmio estudantil do Ifac/ Campus Xavier Maia, em Rio Branco.

Anúncios


O ato pretende fortalecer a luta estudantil que acontece Brasil a fora contra o bloqueio de 30% da verba para institutos federais. No Ifac, o prejuízo é de aproximadamente 5,8 milhões, se efetivado. A reitora, Rosana Cavalcante, ainda assegurou que, se o governo federal não voltar atrás, o instituto pode fechar as portas até o mês de agosto.


O protesto, organizado pelos próprios estudantes, conta com o apoio do corpo docente e administrativo da instituição. Sobre o contingenciamento orçamentário, Karla ressalta: “é importante mostrar para os alunos que esse corte vai afetar de uma forma absurda. Se essa situação não for revertida, o Ifac para de funcionar já no segundo semestre desse ano”.


Para o próximo dia 15 de maio está prevista uma paralisação geral entre estudantes de universidades e institutos federais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido