Menu

Pesquisar
Close this search box.

Obras de reconstrução do IFAC de Cruzeiro do Sul devem começar no mês de julho

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Incêndio no dia 30 de abril destruiu grande parte do piso superior e reinício das aulas marcado para esta terça-feira não aconteceu


 


As obras para a reconstrução de parte do prédio do Instituto Federal do Acre (IFAC) de Cruzeiro do Sul, destruída no incêndio de 30 de abril, devem começar em julho. Os recursos da Secretaria Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), SETEC, devem estar liberados em cerca de 15 dias para o IFAC acreano.

Anúncios


O diretor de Pesquisa Ensino e Extensão do IFAC de Cruzeiro do Sul, Rodrigo Marciente, explica que será necessário licitar o projeto“ e como o IFAC tem uma empresa já contratada para elaboração de projetos e estamos licitando, poderemos aproveitar este movimento. Depois do projeto, vem a licitação da execução e essas duas etapas podem levar até 60 dias”.


Rodrigo também fala da necessidade de a obra ser executada com com maior eficiência com relação à segurança e acessibilidade. “Depois de tudo que ocorreu é uma questão moral”, citou o diretor.


A garantia da liberação de recursos cujo valor não foi divulgado pelo IFAC, foi feita pelo diretor do Setec, Ariosto Antunes Culau, durante agenda com a reitora do instituto no Acre, Rosana Cavalcante, em Brasília nesta segunda-feira, 06. O IFAC local também não divulgou os valores.


Aulas dos 800 alunos não recomeçaram na data marcada

Após o incêndio, a reitoria anunciou que as aulas seriam retomadas nesta terça-feira, 7, o que não aconteceu. A equipe de engenharia do IFAC de Rio Branco está desde campus de Cruzeiro, acompanhada do Corpo de Bombeiros local. Além de engenheiro civil, a equipe conta com engenheiro elétrico e profissionais da Tecnologia de Comunicação.


As aulas só serão reiniciadas depois que a direção tomar algumas medidas como a recarga dos extintores de incêndio, isolar a área afetada pelo incêndio, redimensionar a rede elétrica para suportar o remanejamento das salas administrativas para o prédio do ensino e reorganizar a rede de comunicação.


No IFAC de Cruzeiro do Sul estudam 800 pessoas e trabalham outras 150. “Queremos ter convicção de que nada ocorrerá com servidores e estudantes. Esperamos realizar uma reunião com a comunidade acadêmica para esclarecimentos antes do início das aulas. Iremos utilizar espaços no bloco de ensino que já tinham um uso administrativo. Para isso é preciso redimensionar lay-out das salas, executar alterações na rede elétrica e de comunicação, arquivos e servidores”, concluiu o diretor de Pesquisa Ensino e Extensão do IFAC de Cruzeiro do Sul, Rodrigo Marciente.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido