Menu

Gladson Cameli: “Rocha será meu candidato a prefeito de Rio Branco”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em entrevista exclusiva ontem à coluna e ao colega Astério Moreira, o governador Gladson Cameli anunciou em primeira mão que, o seu candidato a prefeito de Rio Branco no próximo ano será o vice-governador Major Rocha. Fez o convite ao próprio na minha frente e de outros presentes e obteve um sinal positivo como resposta do Rocha: “um convite vindo do governador só tenho mais é que aceitar”. E completou Gladson: “então tá fechado”. Foi uma revelação inesperada pela relevância que pode acarretar na mexida da sucessão municipal do próximo ano. Uma coisa é o governador entrar como apoiador na campanha da PMRB, a outra é ter um candidato escolhido por ele. De cara significaria uma aliança que envolveria PROGRESSISITAS e o PSDB. Foi um recado curto e grosso dado por Cameli na entrevista, do tipo: quem quiser vir comigo que venha, porque terei candidato para a prefeitura da capital. Colocou fogo na sucessão.


UM NOME DE PESO


É uma escolha que mexe forte com o tabuleiro da sucessão municipal. O Major Rocha é um político vencedor, elegeu-se deputado estadual, deputado federal, com a sua maior votação sendo concentrada em Rio Branco. A definição do seu nome acaba com as especulações sobre que candidato teria o apoio do governador para a PMRB. E pode ser o candidato de unidade da aliança que chegou ao governo, o que coloca em xeque as candidaturas de outros aliados.


SURPRESO COM O CONVITE


À coluna o vice-governador Major Rocha se disse “surpreso e alegre” com o convite feito na frente de jornalistas, e que já no café da manhã que o PSDB vai dar na próxima sexta-feira, deverá colocar o assunto ao conhecimento dos dirigentes tucanos. “Me sinto prestigiado”, observou.


NÃO APENAS ISSO


O vice-governador Major Rocha não só saiu prestigiado com a escolha para ser o candidato do governador a prefeito; mas também, teve atendido o seu pedido para a troca do comandante da PM, Coronel Mário César. Será sucedido pelo seu indicado, o Coronel Ezequiel Bino.


MELHORAR 50,1%


Durante a entrevista de ontem à coluna com o governador Gladson Cameli, ele disse que não está satisfeito com os avanços na Saúde. Deu um teto ao secretário Alysson Bestene, de até agosto melhorar em 50.1% os serviços que são prestados à população, que não pode esperar muito. “O povo não pode esperar mais, vamos acabar com a mania de culpar o PT, queremos resultados”, disse de forma enfática.


NÃO VOU ESPERAR POR NINGUÉM


Sobre a escolha do deputado Luiz Tchê (PDT) para ser o líder do governo, destacou Cameli que, esperou que o deputado Géhlen Diniz (PROGRESSISITAS) viesse lhe comunicar que não pretendia mais continuar como líder; ele não veio, não vou esperar ninguém, chamei o Tchê, convidei, e ele aceitou a missão, enfatizou. Não tem um deputado da base que não recebi no meu gabinete, completou.


APOSTANDO TUDO NA PREVIDÊNCIA


Sobre a pergunta de quando o seu governo vai deslanchar, Gladson Cameli disse que aposta tudo na aprovação do projeto da Previdência Social até julho. “Vai ser aprovado”, garante. E com os sete votos da bancada da Câmara Federal e os votos dos três senadores. A partir da aprovação vamos começar a pôr em prática os nossos projetos.


ACAMPAMENTO EM BRASÍLIA


Para Cameli, a salvação do país e dos governadores na área econômica está na aprovação do pacote da Previdência Social e no Pacto Federativo. “Eu vou acampar em Brasília para acompanhar tudo de perto”. A aprovação destes dois pontos, segundo ele, será a chave que vai abrir e colocar em execução os projetos voltados para o desenvolvimento do Estado.


QUERO CELERIDADE


Gladson falou que já chamou o secretário de Infraestrutura, Thiago Caetano, e pediu a ele que aumente o número de técnicos, corra nos trabalhos de conclusão das obras deixadas pelo seu antecessor, e conclua os projetos que pretende colocar em prática ainda durante este ano.


PONTE DE BRASILÉIA


O governador anunciou ainda durante a conversa que pretende este mês liberar a licitação para a construção do Anel Viário e da ponte que ligará os municípios de Brasiléia-Epitaciolândia. A obra foi uma eterna promessa nos governos petistas dos últimos 20 anos.


NEM A PERPÉTUA ESCAPA


O governador Gladson Cameli avisou que a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), com quem tem bom relacionamento político será procurada por ele para dar seu voto a favor do projeto da Previdência: “Ela pode até negar, mas eu vou pedir o seu voto”, prometeu.


TROCA CONFIRMADA


Durante a entrevista o governador Gladson Cameli confirmou que haverá troca no comando da PM. No lugar do atual comandante Coronel Mário César, entrará o Coronel Ezequiel de Oliveira Bino, ficando o Coronel Messias como o subcomandante. As escolhas foram em comum acordo com o vice-governador Major Rocha. Para o futuro Departamento de Polícia Civil irá o Delegado Henrique Maciel. Ficará no lugar do Delegado Rêmullo Diniz.


PERSEGUIÇÃO POLÍTICA


O Delegado de Polícia Civil, Henrique Maciel, chegou a denunciar durante a campanha que foi transferido de Delegacia após participar da convenção que homologou a candidatura de Gladson Cameli ao governo. Bateu de frente com o vice do PT, Delegado Emylson Farias.


UM NOME TÉCNICO


Para surpresa, Gladson anunciou em primeira mão que vai mandar o nome do servidor do ACREPREVIDÊNCIA, Francisco Assis, para ser apreciado pelos deputados para ocupar a presidência do órgão. O nome tinha sido sugerido pelo deputado Roberto Duarte (MDB).


NÃO SERÁ CABIDE DE EMPREGO


Sobre comentários de que o novo indicado Francisco Assis teria ligações com o PT, disse,que não quer saber, porque acima de tudo está em colocar na frente do órgão um técnico competente e do quadro. “Não esperem eu transformar o ACREPREVIDÊNCIA num cabide de emprego, isso não vou fazer, jamais!”, assegurou.


MAYARA ARAÚJO


Este é o nome que o governador Gladson Cameli revelou que mandará á Assembléia Legislativa para ser votado como indicação do governo para comandar a AGEAC. Mayara já teve seu nome sido enviado à casa, mas não foi aprovado por estar nomeada sem passar pelo crivo dos parlamentares. Volta agora para nova votação dentro do formato legal.


NOVA REFORMA PRONTA


Sobre a nova Reforma Administrativa o governador garantiu que estará pronta para ser enviada à ALEAC. Será criada a Secretaria de Ação Social, a ser comandada por Claire Cameli. O IMC voltará a ter sua base administrativa anterior, a Secretaria de Polícia Civil passará a ser um Departamento. E a SEPLAN se fundirá com a secretaria de Administração.


MEIO-AMBIENTE


Gladson Cameli destacou durante a entrevista de que pode, sim, ter um o projeto de governo tendo o agronegócio como eixo central e ao mesmo tempo estar em harmonia com o meio-ambiente. “Mas aliado a isso tem que ser criado mais emprego, isso acima de tudo”, pontuou.


PAULO WADT FICA


Sobre o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, garantiu Gladsson Cameli de que ele será mantido. A questão de alguns políticos com ele e que querem cargos e não tem, explicou.


NÃO TEM PORQUE NÃO FUNCIONAR


Acerca de problemas com a sua base de apoio na Assembléia Legislativa, o governador destacou que a partir de agora vai se afinar e não vê razão para isso não acontecer, com o deputado Luiz Tchê (PDT) como seu líder, porque nunca deixou de receber um deputado.


PUXÃO DE ORELHA


Perguntado se a sua mãe Linda Cameli lhe dá alguns “puxões de orelha” por algum fato acontecido no governo, riu e disse: “e como dá!”. Contou que, ela liga perguntando: “Gladson, o que é que estes seus secretários estão fazendo no governo?”. Ela lê tudo, confessou ele.


TV-ALDEIA


Sobre o sistema Público de Comunicação destacou de que pretende passar a TV-ALDEIA para ser administrada pela Universidade Federal do Acre, projeto que será colocado em discussão.


GABINETE ABENÇOADO


Gladson Cameli disse que começará a despachar com seu gabinete no Palácio Rio Branco após a realização da “Marcha para Jesus” e a benção a ser dada pelos Pastores Evangélicos.


TERCEIRIZAÇÃO


Foi revelado ainda na entrevista que colocará em curso a terceirização das unidades de saúde, a começar pelo Hospital Regional de Brasiléia. E que pretende também melhorar os salários dos médicos. Gladson falou que voltou convencido que o modelo é a saída para a Saúde, após visitar o Hospital de Base de Brasília, que funciona nestes moldes, e com bom atendimento.


O DESAFIO DO NOVO LÍDER


O que dá para se notar no governador Gladson Cameli quando se faz uma entrevista com ele é a sua gana de começar a colocar em prática os seus projetos. Por isso é que aposta tudo na aprovação do Projeto da Previdência Social para melhorar a economia. É grande a sua preocupação em melhorar os índices de atendimento no sistema de saúde e nas ações da segurança pública. Mas, uma preocupação que deve aliar a estes pontos é a questão da Assembléia Legislativa. Não é simplesmente colocar o deputado Luiz Tchê (PDT) na liderança do governo em substituição ao deputado Gerlen Diniz (PROGRESSISTAS). É preciso que seja dado ao novo líder condições de dar solução ou encaminhar reivindicações da base de apoio. Sem uma afinação de liderança do governo, governador, e deputados estaduais, poderemos continuar a presenciar na Assembléia Legislativa a oposição minoritária a dar o tom nos debates e derrubando projetos enviados pelo governo. A escolha em si do deputado Tchê deve ser vista pelo ângulo positivo. Político de vários mandatos, ele é do diálogo, e sabe como é que as coisas funcionam no parlamento. Outra meta que não poderá ficar de fora para levar a se ter uma base unificada, é que a defesa do governo não fique restrita somente ao líder quando se trata de confrontar os ataques da oposição. Mas fazer com que todos os deputados de apoio também façam a defesa do governo. Sem a observação destes aspectos, o governo continuará frágil na ALEAC. Vamos esperar como se conduzirá o novo líder Luiz Tchê (PDT).


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.