Menu

Mailza Gomes reúne instituições para criação de Parque Tecnológico

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A inovação tecnológica tem sido uma das principais pautas do mandato da senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC). Na última sexta-feira (3), a parlamentar reuniu representantes de 26 instituições, governo e iniciativa privada para debater o plano de criação do Parque Tecnológico do Acre. Realizado na sede do Sebrae, o encontro estabeleceu as metas e objetivos das próximas etapas.


A primeira reunião técnica do grupo de trabalho do centro tecnológico será no próximo sábado, 11 de maio.

Publicidade

Mailza contou a experiência que teve em duas visitas a dois grandes Centros de Tecnologia do país: o Sapiens, em Santa Catarina, e O BH-TEC, em Belo Horizonte, para buscar inspiração e exemplo para o futuro Parque Tecnológico do Acre.


“Hoje celebramos um novo tempo: o de acreditar no desenvolvimento socioeconômico do nosso estado por meio da inovação. Sabemos que estamos no caminho certo, o de aproximação entre centros de pesquisa, universidades, empresas e governo do Acre. A iniciativa de aproximar o mercado, o ambiente acadêmico e empresarial viabilizam o projeto. O sentimento é de felicidade por de ter tantos apoiadores neste projeto ousado e desafiador”, relatou a parlamentar.


O presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), desembargador Francisco Djalma, destacou a importância do parque para geração de renda e criação de empregos como ferramenta de crescimento e oportunidade à juventude “Acredito muito nessa ideia para o Parque Tecnológico. A falta de opção de trabalho também aumenta na criminalidade. O Poder Judiciário é parceiro nesta empreitada pois acreditamos que o Estado será bem sucedido com indústrias, pois não temos muitas”, destacou o presidente.


A reitora da Universidade Federal do Acre (UFAC), Guida Aquino, explicou que o parque é uma iniciativa importante da senadora Mailza para o avanço tecnológico e, certamente, irá promover o desenvolvimento do estado. “Com o Parque Tecnológico, será possível inovar também na geração de emprego e renda para a população. A Ufac é um espaço que promove pesquisas importantes e os alunos têm a oportunidade de viabilizar novas ideias”, disse Guida.



Participaram do encontro representantes do Governo do Acre, Ufac e Ifac, ZPE, Sudam, Sebrae, Funtac, Fieac, Embrapa, Prefeitura de Rio Branco, Tribunal de Justiça do Acre, Fundhacre, Huerb, Unimeta, Uninorte, Faao, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Empreendedorismo e Turismo, Ipam, Seict, Faeac, Sema, Hospital de Urgência de Rio Branco, Superintendência Federal de Agricultura do Acre e Ministério Público do Acre.


PRÓXIMA ETAPA DO PROJETO

No próximo sábado (11), representantes das entidades e equipe técnica envolvidas no Projeto do Parque Tecnológico do Acre se encontrarão para elaborar o plano de ação e análise do ambiente favorável ao ecossistema de Inovação no Estado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido