Menu

CPI da Energisa à beira do naufrágio!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As opiniões estão divididas! Para uns a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que pretende investigar a cobrança abusiva de energia elétrica por parte da empresa Energisa, vai acabar em uma grande pizza. Para outros, principalmente os seus idealizadores, os deputados Jenilson Leite e Edvaldo Magalhães, ambos do PCdoB, Daniel Zen (PT) e Roberto Duarte (MDB) vai ter começo, meio e fim com resultados positivos para a população. A questão é que somente com esses deputados ela não sai do papel aprovado em plenário. Se nada for feito vai ficar dormindo na gaveta. A semana será decisiva para concretização (ou não) da proposta.


A Mesa Diretora terá que agir, fazê-la funcionar. Os partidos com assento na Casa terão que indicar os membros que, por sua vez, vão escolher o presidente, relator, titulares e suplentes. Bom, depois disso vão ter que trabalhar. E muito! CPI não é brincadeira. Terão que abrir mão de viagens, talvez até o recesso de julho. O certo é que uma grande expectativa foi criada e a população espera ávida por resultados que melhore suas condições de vida. O que não dá para conviver, como bem disse o vereador Emerson Jarude (sem partido) como uma energia tão cara no Acre como se fosse artigo de luxo. Ou a CPI avança mar adentro ou naufraga levando junto o Poder Legislativo.


. O secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo César, entrou em contato com a coluna para esclarecer pontos conflitantes que permeiam o que ele chamou de “suposto” desentendimento na área.


. “Não há desentendimentos nem conflitos entre as instituições; as reuniões dos dirigentes são regulares, boas, bem azeitadas e integradas que se conectam a um programa maior que é a Segurança Pública”.


. Sobre os desentendimentos:


. “São movimentos internos de alguns atores do sistema em função de questões administrativas e políticas que não cabe questionamentos (dos atores) porque são decisões de governo pautadas no projeto de uma Segurança bem melhor para o povo do Acre”.


. Segurança Pública, ao meu ver, é um dos maiores desafios de toda a sociedade brasileira e não só de governos.


. Se misturar segurança pública com política partidária vira um Rio de Janeiro, e é porque continua lindo.


. Uma lástima!


. Mortes, mortes, mortes e mortes violentas, cruéis!


. Por quem os sinos dobram?


. Dobram por todos nós que vemos a morte de jovens todos os dias, parte de nossa humanidade se vai porque nenhum homem é uma ilha.


. (Ernest Remingwai)


. Para descontentamento de alguns vai minha opinião:


. Matar não resolve, é preciso salvá-los no nascedouro, na infância, adolescência e juventude; amá-los, cultivá-los, protegê-los, educá-los!


. É preciso guia-los na rota certa, no caminho para a universidade e não os presídios.


. Não sou um Dom Quixote, faz favor!


. O PROERD, da Polícia Militar, tem feito história, salvado vidas, verdadeiros milagres!


. Para quem não sabe o PROERD é o Programa de Erradicação das Drogas nas escolas e nas comunidades realizado por militares abnegados, patriotas, dignos, honrados!


. Uma índia Kaiapó descascou na Câmara Federal.


. Disse, na sua língua nativa, que os políticos enricam às custas do povo e agora querem roubar a terra dos índios.


. Realmente…


. Ir ao à convenção do MDB, que homologou o nome do deputado Roberto Duarte para a presidência do Diretório Municipal, foi uma visita ao passado.


. A oportunidade de rever grandes amigos de outras lutas, outros tempos!


. Ao perceber que o ex-reitor da Ufac, Minoru Kinpara, não viria para o MDB (o convite foi feito), o deputado Flaviano Melo estrategicamente lançou Roberto Duarte.


. A pré-candidatura pegou vento!


. Jorge Viana e Flaviano Melo sabem bem como mexer no tabuleiro da política no cenário do Acre.


. Que ninguém se engane:


. Jorge Viana levou um duro golpe, mas não está derrotado.


. Flaviano Melo foi embora do Acre e do Brasil (foi morar em Nova Iorque) para nunca mais voltar, abatido, arrasado, rejeitado nas urnas.


. Voltou, se elegeu prefeito em 2000, perdeu em 2002, em 2006 se elegeu deputado federal e nunca mais perdeu uma eleição.


. Já tinha sido prefeito de Rio Branco, governador e senador.


. Jorge Viana foi prefeito, governador e senador…


. Portanto, Zé Biriba, é só esperar o rio correr ou mundo girar!


. O problema é para quem ainda acredita que a terra é plana, tipo um prato de rodízio.


. O traço de asfalto da prefeitura de Cruzeiro do Sul está dando o que falar, os demais prefeitos estão indo conhecer a obra.


. Consta que o segredo da boa massa estaria na areia da região que no verão não vira poeira e no inverno também não se transforma em lama.


. Diferente da do projeto Moreno Maia.


. A semana promete!